Gestão estratégica de pessoas: o que é e qual o seu objetivo?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  13 min. de leitura

A gestão estratégica de pessoas é primordial para construir um negócio de sucesso. Quando se consegue gerir com excelência a força de trabalho, é possível construir um empreendimento sólido e bem-sucedido.

Pensando nisso, criamos um conteúdo especial para você. Hoje, vamos te ensinar a fazer uma gestão estratégica de pessoas. Continue lendo nosso artigo e fique por dentro do assunto.

O que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas, também conhecida como gestão estratégica de RH, é uma abordagem que visa alinhar a gestão dos colaboradores de uma organização com os objetivos estratégicos e metas da empresa.

Ela reconhece que as pessoas são um ativo fundamental para o sucesso de uma organização e procura maximizar o valor que os colaboradores agregam ao negócio. Assim, alguns elementos da gestão estratégica de pessoas incluem:

  • Alinhamento com a estratégia: Envolve a definição de práticas de gestão de pessoas que estejam alinhadas com os objetivos de longo prazo da organização, de modo que os recursos humanos possam contribuir efetivamente para a realização desses objetivos.
  • Planejamento de recursos humanos: Isso implica identificar as necessidades de pessoal da organização, tanto no presente quanto no futuro, e desenvolver estratégias para recrutar, treinar e reter os talentos necessários.
  • Desenvolvimento de competências: A gestão estratégica de pessoas enfatiza o desenvolvimento de competências e habilidades dos colaboradores para que possam desempenhar papéis-chave na organização.

Um dos pressupostos é que os funcionários sejam constantemente desenvolvidos. A partir disso, eles também devem se sentir valorizados e ter boas perspectivas de crescimento junto ao negócio.

Nesse contexto, o planejamento estratégico começa ainda no recrutamento e seleção. Isso porque, inicialmente, o RH deve priorizar os candidatos que tenham propósitos e perfis semelhantes aos da cultura da empresa.

Para manter a conexão e satisfação dos membros da equipe, para além desse contato inicial, são definidas ações contínuas. Elas são pautadas nas seguintes prioridades:

  • Clara definição de atribuições e responsabilidades;
  • Plano de cargos e salários bem estruturado;
  • Gestão de benefícios eficiente;
  • Feedbacks constantes;
  • Abertura para ouvir as dores, expectativas e ideias dos colaboradores;
  • Realização de avaliações de desempenho;
  • Foco no crescimento pessoal e profissional dos talentos;
  • Comunicação interna clara, empática e assertiva;

Todos esses cuidados são decisivos para reduzir os índices de turnover, bem como para garantir uma equipe produtiva, satisfeita e com plena capacidade para a realização de suas demandas.

Com colaboradores mais felizes, produtivos, proativos e uma coordenação eficiente dos recursos humanos, a gestão estratégica de RH consegue oferecer um importante diferencial competitivo para a corporação.

Guia Reunião 1:1 para RH Gestores e Pessoas Colaboradoras

3 pilares da gestão estratégica de pessoas

Agora que você já sabe qual a função da gestão estratégica de pessoas e sua importância para as organizações, tenha em mente que a sua aplicação deve ser baseada em 3 pilares essenciais. São eles:

Retenção de talentos

Mais que atrair talentos de ponta e que sejam alinhados às metas e propósitos da empresa, é preciso mantê-los. Para isso, é essencial investir no seu desenvolvimento, prezar pela sua satisfação, bem como identificar e aprimorar as competências necessárias para que eles possam gerar valor perante os objetivos atuais e futuros do negócio.

Design organizacional

Com base na cultura organizacional, o planejamento estratégico e gestão de pessoas devem criar um ambiente que incentive a produtividade, a criatividade e a inovação entre os talentos. 

Mais que focar nos meios necessários para a execução de tarefas e para o cumprimento dos objetivos, deve-se investir em um clima positivo, estimulante e engajado.

Liderança humanizada

A gestão de pessoas também precisa orientar suas estratégias ao desenvolvimento de líderes que agreguem mais valor ao negócio. Inclusive, eles são responsáveis diretos pela manutenção de todos esses fatores.

Mais que aprimorar e orientar gestores, o RH também deve identificar colaboradores com perfil de liderança e prepará-los para ocupar essas posições no futuro.

6 passos essenciais para a construção de uma Gestão Estratégica de pessoas

Quando tratamos sobre gestão estratégica de pessoas, os exemplos da sua implementação podem ser diversos.

Afinal, cada empresa tem a sua própria cultura, perfil de talentos, estratégias de RH e metas organizacionais. Entretanto, em todos os casos, existem práticas comuns ao adotar esse tipo de estratégia.

Dito isso, elencamos 6 práticas essenciais para você construir esse processo de forma bem-sucedida. Confira: 

Defina a Estratégia Organizacional

O primeiro passo é alinhar a gestão de pessoas com a estratégia global da organização. Isso envolve compreender os objetivos de longo prazo da empresa e identificar como os colaboradores podem contribuir para alcançá-los. A estratégia de RH deve estar intrinsecamente ligada à estratégia de negócios.

Analise as Necessidades de Pessoal

Realize uma análise detalhada das necessidades de pessoal da organização. Isso inclui identificar lacunas de competências, determinar o número certo de colaboradores e entender as competências críticas para o sucesso.

Estabeleça metas inteligentes e desafiadoras

Uma meta determinada da maneira correta norteia os colaboradores da empresa, como se fosse uma bússola. Assim fica mais fácil direcionar os esforços dos profissionais, mostrando aonde a organização deseja chegar.

Um objetivo corretamente criado possui cinco principais características:

  • Específicas: clara o suficiente para que todos os envolvidos possam entender;
  • Mensuráveis: desenvolvidas de forma que seja capaz de calcular;
  • Relevantes: capazes de proporcionar um crescimento real para a empresa;
  • Alcançáveis: não deve ser algo impossível de atingir;
  • Temporal: com prazo-limite estabelecido.

Após criar a meta, é importante que também estabeleça uma boa recompensa aos profissionais que conseguirem alcançá-la. Desse modo, manterá sua equipe ainda mais focada na busca por resultados fora da curva.

Acompanhe os indicadores-chave de desempenho

Todos os dias o gestor lida com diversas decisões estratégicas, tais quais demitir, treinar ou promover algum colaborador. Para que essas escolhas sejam bem-sucedidas, é importante lançar mão de indicadores-chave de desempenho.

Também conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicators), essas métricas atuam como um termômetro, mensurando os resultados dos colaboradores e da própria área de RH. Veja alguns dos mais utilizados:

  • Nível de satisfação e fidelidade dos colaboradores;
  • Taxa de absenteísmo;
  • Índice de turnover (evasão de funcionários);
  • Retorno sobre investimento (ROI);
  • Índice de satisfação dos clientes;
  • Taxa de aproveitamento das vendas.

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros que podem ser aproveitados para ter uma gestão estratégica de pessoas. Para escolher o melhor, o coordenador deve considerar a necessidade da empresa.

Invista em novos canais de comunicação

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Willis Towers, empresas que investem em uma boa comunicação interna conseguem um retorno financeiro muito maior do que a concorrência. Isso revela a importância de um bom diálogo.

Quando há um bom processo de comunicação, observamos diversos benefícios para a companhia e seus colaboradores. Dentre os principais encontram-se:

  • Melhoria no clima organizacional;
  • Aumento da transparência no ambiente de trabalho;
  • Redução do número de conflitos interpessoais;
  • Redução do número de erros, acidentes e refugo de materiais;
  • Aumento da motivação da equipe;
  • Fortalecimento da cultura organizacional.

Portanto, é importante implementar novos canais de comunicação, que vão desde murais de recados até softwares especializados no assunto. Para definir o que melhor se adequa à empresa, deve-se considerar a equipe, a cultura e o orçamento disponível.

Conte com a ajuda de especialistas

Em meio a um mercado cada vez mais complexo, com empresas abrindo e fechando diariamente, contar com a ajuda de especialistas pode ser o que define se seu negócio vai prosperar ou não. Eles geralmente possuem todo o know-how para promover mudanças positivas.

Na gestão de pessoas, um especialista pode contribuir para estruturar melhor cada etapa existente, da atração de novos talentos até a motivação contínua da equipe. Assim, será possível contar com processos mais ágeis, eficazes e rentáveis.

Mas é crucial contar com um especialista que realmente contribua para o crescimento do seu negócio. Para isso, considere ao menos três coisas:

  • Grau de experiência no assunto;
  • Principais resultados que já conseguiu alcançar;
  • Nível de contentamento de outras empresas que passaram pelo mesmo processo.

Como a tecnologia contribui para todo esse processo?

Como você pôde ver, a gestão estratégica de pessoas envolve diversas práticas e prioridades. Muitas vezes, dedicar-se à sua implementação não é uma tarefa fácil. Afinal, o RH possui uma série de outras atribuições para realizar dentro da empresa.

A boa notícia é que todo o processo pode se tornar simples, ágil e muito mais eficiente com o apoio da tecnologia.

Com um bom sistema de RH, você consegue automatizar processos operacionais, obter dados precisos para embasar suas decisões e otimizar todas as suas demandas estratégicas para garantir melhores resultados. 

Confira algumas das suas principais ferramentas possibilidades:

People Analytics

Com relatórios intuitivos, automatizados e em tempo real, você pode acompanhar de perto os principais indicadores do RH e dos seus colaboradores. Isso inclui movimentações, riscos, remunerações, diversidade, clima organizacional e o que mais for pertinente para a sua gestão.

Esses dados são a base para você entender os pontos fortes da sua equipe, identificar eventuais gargalos e fatores de melhoria. Ou seja, eles são essenciais para definir estratégias mais assertivas.

Comunicação interna

Uma boa plataforma de recursos humanos também padroniza o envio de comunicados, lembretes e notificações. De maneira prática e unificada, você consegue estabelecer uma comunicação assertiva e livre de ruídos.

Como o fluxo de trabalho também é integrado ao sistema, isso ainda facilita a visualização de atribuições, pendências, aprovações, entre outros pontos pertinentes para a colaboração e fluidez dos trabalhos. 

Benefícios

Vital para a gestão estratégica de pessoas, uma administração transparente e assertiva de benefícios é fundamental para manter os colaboradores engajados. Afinal, ela incentiva o seu crescimento e reconhecimento.

Com um sistema de ponta, você administra múltiplos benefícios em uma só ferramenta. Com total visibilidade entre os interessados e automatização dos cálculos, os vencimentos, descontos e saldos permanecem sempre livres de erros.

Organograma

Por esclarecer toda a estrutura interna da empresa, um bom organograma ajuda a aprimorar as estratégias hierárquicas. Além disso, ele contribui para promover melhorias contínuas nos planos de cargos e salários e até para facilitar o onboarding de novos talentos.

Em um sistema de RH, você obtém uma visão geral da sua estrutura. Isso é essencial para ter melhores insights e promover melhorias. Além disso, é possível gerar e atualizar o organograma automaticamente.

Jornadas e férias

Um bom software lida com toda a gestão das jornadas, independentemente do seu tipo ou modelo de contrato. Assim, você garante pleno alinhamento à legislação, ganha tempo na sua administração e consegue atender melhor às demandas e expectativas dos colaboradores

Além disso, a ferramenta automatiza o controle de férias, simplificando solicitações, aprovações e acompanhamento do saldo. Além de tornar o processo menos complexo, isso dá mais clareza aos talentos. Também evita insatisfações oriundas de possíveis erros ou inconformidades. 

Admissão

Ao invés de gastar horas com processos de admissão, é possível automatizar todas as suas demandas. Os melhores sistemas de RH integram todas as fases admissionais, da assinatura da carteira, até o cadastro eSocial e indexação do ASO. Tudo é feito em poucos minutos.

Ao digitalizar essa etapa, ela se torna mais eficiente, impactando a experiência dos novos talentos. Além disso, o RH consegue se livrar das atribuições burocráticas. Assim, ganha um tempo valioso para dedicar-se à parte estratégica.

Folha e contratos

A automação da folha de pagamento elimina erros e atrasos. Isso garante que tudo seja cumprido corretamente, evitando insatisfações. Além disso, a centralização das informações simplifica a gestão financeira, economizando ainda mais tempo e recursos.

Na gestão eletrônica de documentos, o sistema lida com diversos tipos de contratos. Assim, você pode gerenciar diferentes modalidades de emprego de maneira legal e precisa. Isso inclui o cálculo automático de holerites e benefícios, que ficam livres de erros e inconformidades.

E muito mais!

Essas são apenas algumas possibilidades e ferramentas oferecidas pelos melhores sistemas. Em todas elas, ao automatizar processos de RH, você e sua equipe ganham tempo, eficiência e embasamento para se concentrar nas estratégias de crescimento do negócio e seus talentos.

Considerações finais

Ao contrário do RH tradicional, que é burocrático e focado em uma administração mais hierárquica de talentos, a gestão estratégica de pessoas propõe um modelo colaborativo e horizontal, capaz de impulsionar a carreira, a satisfação e os resultados de cada indivíduo.

Por meio dela, as empresas criam ambientes propícios ao desenvolvimento dos profissionais, que se tornam mais engajados, proativos e alinhados aos propósitos e metas organizacionais.

Ao reconhecer o potencial de cada colaborador e alinhar seus esforços com os objetivos do negócio, essa abordagem impulsiona a produtividade, minimiza o turnover e garante um diferencial competitivo importante para prosperar em um mercado cada vez mais desafiador.

Agora que você está por dentro do assunto e sabe como implementar uma gestão estratégica de pessoas, aproveite para continuar se aprimorando. Sabendo da importância da tecnologia para as suas estratégias, faça o diagnóstico da maturidade digital do seu RH.

Banner Blog Diagnóstico de RH

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!