Este conteúdo foi desenvolvido originalmente pela equipe da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental.
Atualmente, a maioria das empresas já entendeu que ter uma equipe composta por pessoas com personalidades diferentes e que ocupam cargos de acordo com seu perfil comportamental é a chave para o sucesso empresarial.
Isso ocorre porque os comportamentos e atitudes que mais se destacam em cada pessoa, interferem diretamente no seu desempenho dentro da organização. É nesse momento que o Profiler pode ser seu aliado, já que faz a análise de perfis.
Mapear o perfil comportamental de um colaborador utilizando o Profiler permite que você conheça alguns aspectos de sua personalidade, como inteligência emocional, capacidade de tomar decisões, trabalho em equipe, poder de comunicação etc. Essas e outras características são essenciais no momento da seleção, contratação e, ainda, na distribuição de atividades, realocamento de setor, dentre outras rotinas corporativas.
Se você quer saber como analisar o perfil dos seus colaboradores por meio do Profiler e entender definitivamente seus benefícios, continue a leitura!
O que é Profiler?
Trata-se de um teste de perfil comportamental que tem como base a metodologia DISC e mais sete teorias comportamentais, resultando em uma ferramenta completa, com índice de assertividade superior a 97%. O Profiler é certificado pela USP, UFMG, e pelos maiores e mais respeitados institutos de Ciência, tecnologia e pesquisa do Brasil.
Por ser um sistema online e prático, você não precisa ser um especialista para utilizar a ferramenta. Além disso, o Profiler entrega uma avaliação comportamental completa rapidamente — são mais de 50 informações em cinco minutos.
Seu objetivo é possibilitar a gestão de pessoas dentro das empresas. Uma organização que baseia sua gestão em comportamentos está um passo à frente em um mercado cada vez mais competitivo, tendo uma visão mais estratégica na contratação de talentos e retenção dos mesmos.
Quais os benefícios de mapear o perfil dos colaboradores?
1. Autoconhecimento
Quando um colaborador está ciente de seu perfil comportamental, ele mesmo pode fazer uma análise sobre suas competências e limitações e, assim, buscar seu desenvolvimento por meio de terapias, cursos e treinamentos. Esse autoconhecimento vai além do ambiente de trabalho, impactando também nas suas realizações como ser humano.
2. Motivação dos colaboradores
Quando o gestor ou líder aborda e direciona seu colaborador de acordo com seu perfil comportamental, automaticamente a comunicação fluirá entre ambas as partes. Dessa forma, o funcionário se sentirá mais à vontade em debater dúvidas sobre as suas atividades, expressar em quais delas não se sente engajado e também passar suas percepções e ideias sobre a empresa. Tudo isso contribui para que ele fique motivado.
Mas para que isso ocorra dentro da empresa, o gestor precisa conhecer o perfil predominante em cada colaborador. De acordo com a metodologia DISC, desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston, existem quatro perfis, cada um deles com características específicas e disposições distintas para determinados cenários e situações.
3. Executor
É uma pessoa focada em resultados e velocidade. Destaca-se por ser um bom líder, pois tem muita autoconfiança. É competitivo e motivado por desafios. Esse perfil lida bem com dificuldades, pois são corajosos e sabem defender seu ponto de vista.
4. Comunicador
O perfil engloba as pessoas carismáticas, entusiasmadas e, claro, comunicativas. Adoram trabalhar em equipe, pois gostam de relacionamentos interpessoais e de agradar os que estão ao seu redor.
5. Planejador
O planejador adora uma rotina. Ainda, são pessoas calmas, pacientes e precisam de tempo para executar suas atividades. Apesar de serem mais introvertidas, esse perfil também é ideal para trabalhos em equipe, pois gostam de se relacionar com a equipe.
6. Analista
Esse último perfil se destaca por descrever pessoas detalhistas, organizadas, conservadoras e responsáveis. Às vezes, podem ser um pouco pessimistas, já que se cobram demais. Ainda, são ideais para realizar atividades que englobam pesquisas, processos e rotinas.
7. Formação de times de alta performance
Um gestor que sabe avaliar o perfil dos colaboradores consegue unir equipes com profissionais que têm históricos distintos, porém, com propósitos semelhantes. Dessa forma, quando essas pessoas têm suas tarefas alinhadas de acordo com seus comportamentos, a equipe consegue obter resultados finais muito satisfatórios.
8. Torna o processo de recrutamento e seleção mais eficiente
As pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas pelo comportamento — é o que mostra o levantamento da Page Personnel. Segundo a pesquisa, 9 em cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos pelo comportamento.
Diante desse cenário, por meio da análise de perfis, já no processo de seleção e recrutamento, o profissional de RH terá maior assertividade em identificar o candidato com as características ideais para determinada vaga.
9. Promove a gestão comportamental
Quando o gestor administra sua equipe se baseando nas habilidades comportamentais, fica mais fácil tomar decisões, como promover treinamentos mais eficazes, destacar lideranças, fazer demissões etc. Isso ocorre porque o teste de perfil comportamental mapeia as habilidades, o grau de comprometimento entre os colaboradores e os estilos de liderança existentes entre eles.
10. Diminuição do turnover
Outro benefício que a análise de perfis proporciona é a diminuição do turnover. Quando uma organização tem o número de demissões elevado, aumentam-se também os gastos com rescisões, novas contratações, tempo com treinamentos de novos colaboradores, entre outros transtornos.
Dessa forma, quando há uma gestão baseada no comportamento, o colaborador estará realizando atividades com que se identifica, em uma organização que tem uma boa cultura e um clima organizacional favorável. Com tantos benefícios, ele se sentirá valorizado e não encontrará motivos para deixar a empresa.
Durante a leitura, podemos observar o quão é importante uma empresa adquirir um software de perfil comportamental e o quanto ele beneficia não só seus colaboradores, mas, também, o impacto positivo em suas metas e resultados finais.
Há outros benefícios em ter uma gestão com base em comportamentos, como a redução no número de demissões e aumento na satisfação e o engajamento dos colaboradores. Além disso, a análise comportamental por meio do Profiler proporciona a criação de planos de ações e tomada de decisões mais precisas.
E você, gostou de saber da importância de analisar o perfil de seus colaboradores? Então, não deixe de conhecer mais sobre nossa ferramenta e como ela pode ajudar você na gestão de pessoas!