As principais mudanças no mercado de trabalho atual

Marcelo Furtado
Liderança
  3 min. de leitura

As mudanças no mercado de trabalho atual são constantes, e, em alguns ramos, frenéticas. Essa volatilidade obriga as empresas a prestarem atenção ao que está acontecendo para não ficar pra trás e perder vantagem competitiva, seja em termos de participação de mercado como em atração de talentos.

Você pode baixar gratuitamente a nossa Pesquisa de Benefícios no Mercado Brasileiro

Aplicativos, novas formas de hierarquia, flexibilidade nos horários e diferentes ambientes de trabalho são alguns do itens que compõem o pacote de novidades do mercado de trabalho atual. Acompanhe abaixo mais detalhes sobre como cada uma dessas particularidades está reconfigurando o mercado e as relações de trabalho.

Aumento na comunicação

A imensa possibilidade de compartilhar ideias no ambiente empresarial é um dos pilares do mercado de trabalho atual. As redes sociais e as ferramentas de comunicação interna facilitam uma interação maior entre colaboradores de diferentes posições e cargos — o que, pelo menos em teoria, cria um ambiente propício para o feedback e para o crescimento do profissional.

Além de tudo, essa liberdade de comunicação dentro das empresas também desafia os antigos moldes hierárquicos, que se tornam cada vez mais lineares, em especial nas empresas de pequeno e médio porte.

Por outra lado, a facilidade na comunicação se configura como uma armadilha em algumas situações: quem não sabe controlar bem sua rotina na empresa enfrenta problemas de priorização de tarefas, ainda mais com a quantidade crescente de interrupções existentes (redes sociais, mensagens no celular, etc.).

Jornada flexível

Jornada flexível e trabalho remoto promovem satisfação e atuam como atrativo para atrair talentos no mercado de trabalho atual. Não é de se espantar: a dificuldade de locomoção em grandes centros urbanos ocupa um tempo precioso na rotina diária de empregados, os quais poderiam estar produzindo ou recuperando energias enquanto estão no carro, no metrô ou no ônibus.

Assimilando essa nova realidade, gestores já conseguem desvincular quantidade de horas trabalhadas de qualidade de horas trabalhadas e flexibilizam a agenda de seus subordinados. O foco recai sobre os resultados atingidos e não no tempo em que o profissional permanece no escritório — o qual pode ser inversamente proporcional ao resultado quando um determinado teto é trespassado.

Mudança na postura de liderança

“As pessoas não abandonam seus empregos: abandonam os seus chefes” é uma frase recorrente. Ela não está errada.

Hoje em dia se fala muito (de forma correta) que o gestor deve assumir o papel de líder, e não de chefe. A liderança estimula, incentiva e inspira; a chefia ordena. São papeis diferentes e que produzem resultados diferentes.

Tecnologia e aplicativos

As mais diversas áreas dentro da empresa são abastecidas por tecnologia atualmente. Desde Marketing e Finanças — áreas tradicionalmente “tecnológicas” — até Recursos Humanos e Contabilidade. Funções outrora realizadas manualmente, ou por intermédio do bom e velho Excel, agora possuem softwares próprios.

A vantagem é que essas atividades podem ser concluídas de forma mais rápida e com menos chances de erros.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!