O estabelecimento de metas é fundamental para que uma empresa possa atingir objetivos e alcançar o sucesso

Estabelecimento de Metas

O estabelecimento de metas dentro de uma organização é um dos fatores mais importantes para se atingir objetivos. Tendo em vista que,

para alcançar o sucesso pleno, é preciso saber onde se quer chegar, nada mais prático que a definição de metas específicas e individuais para que uma empresa possa se nortear e criar caminhos certeiros em direção ao que almeja.

Sejam de curto, médio ou longo prazo, o estabelecimento de metas vai ajudar uma corporação a planejar as estratégias mais adequadas e, portanto, é vital que as empresas sejam realistas na hora de definir seus desejos. Unindo visões positivas, dados específicos do que se deseja atingir e prazos finais pré-determinados, fica mais simples traçar rotas para o sucesso.

A definição da situação atual e dos recursos que se tem é o primeiro passo para a criação coerente de metas. Com isso, é possível analisar o que é necessário para se chegar ao destino traçado, e verificar se o que já se possui pode ser modificado ou aprimorado para ajudar a empresa nessa caminhada.

O detalhamento dos objetivos é um ponto de extrema importância nesse processo, e as organizações devem ter devidamente estabelecidos os números que deseja alcançar. Metas vagas, como “crescer de uma maneira geral em todo o País” devem ser descartadas na hora do planejamento estratégico, que deve destacar objetivos claros e mensuráveis, por exemplo: “a empresa busca de 10% a 15% de crescimento e fidelização entre os clientes da região determinada”.

Identificando da maneira mais clara possível o que se deseja, quanto se almeja, o quão relevante é essa realização para a empresa, em quanto tempo se quer alcançar esse objetivo e como se pretende chegar ao que foi estabelecido; a definição de metas fica mais simples e lógica, permitindo que as organizações elaborem ações de curto, médio e longo prazo.

Tendo as metas determinadas, as empresas devem analisar o que é possivel ser feito por cada departamento de maneira individual, revisando constantemente o planejamento inicial de acordo com os resultados contabilizados pela organização ao longo do tempo.

Imagens: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

Sobre o autor

Marcelo Furtado

Co-fundador e CEO do Convenia.

2 Comentários

  • Este é um assunto que ainda precisa ser explorado por um ângulo mais criterioso, mas quero parabenizar o autor pela explanação foi boa.

  • Oi, Ieuda. Obrigado pelo comentário 🙂
    Gostaria de entender melhor o que você quis dizer com ângulo mais criterioso, pois de repente podemos aprimorar o conteúdo do artigo.

Deixe um comentário