Saiba por meio de quais passos a inteligência emocional dos profissionais da geração Y pode melhorar consideravelmente

Saiba por meio de quais passos a inteligência emocional dos profissionais da geração Y pode melhorar consideravelmente

inteligencia

Donos de perfis que destacam características um tanto malvistas no mercado, os profissionais da geração Y; embora dinâmicos, proativos e determinados, também são vistos como mimados, imediatistas e bastante arrogantes pelos trabalhadores com mais tempo de experiência – fazendo com que a inteligência emocional destes jovens (também conhecidos como millennials) seja considerada como um grande problema para as empresas que buscam integrar esses talentos em suas equipes de trabalho.

No entanto, quem sabe algo sobre inteligência emocional já entende que adquiri-la – tanto na vida pessoal como no ambiente de trabalho – é um processo lento e gradual, e que deve contar com a boa vontade de quem deseja mudar e também de quem está à volta desta pessoa.

Pensando nisso, separamos algumas atitudes pouco complicadas e que podem ajudar muito os integrantes da geração Y a chegar mais perto de um controle maior de suas emoções no mundo profissional – possibilitando o aparecimento de mais oportunidades e até de mais reconhecimento no ambiente corporativo. Confira:

  • É preciso falar sobre o que incomoda
    Situações de estresse no ambiente de trabalho não devem ser ignoradas até que não sejam mais lembradas. O ideal é que quem se sente incomodado avalie bem qual foi o tipo de atitude ou situação que, de fato, lhe causou um dissabor – podendo, dessa forma, conversar sobre o assunto e encerrá-lo por completo.
  • Observação é fundamental
    É importante estar atento aos sinais, às emoções e ao comportamento de quem trabalha com você, buscando identificar o que pode estar acontecendo de errado ou até o que possa estar sendo escondido.
  • Fique atento na sua capacidade de influenciar
    Prestar atenção no tipo de assunto ou afirmação que faz com que os outros concordem com você, mesmo que sutilmente. Esse é o tipo de capacidade que pode servir de base para a construção de uma carreira de sucesso e, por isso, deve estar sempre no seu foco de atenção.
  • Saiba que o seu sucesso também depende dos outros
    Ter em mente que o seu trabalho sempre precisará do apoio e da colaboração de outras pessoas é essencial para o sucesso, e ter empatia e respeito com seus colegas é a melhor forma de se adaptar a diferentes necessidades e cenários (que levam em conta os seus colegas) para realizar um bom trabalho e ser reconhecido por isso.

Imagem: reprodução

Convenia Clube de Vantagens

 

Sobre o autor

Equipe Convenia