Carta de Recomendação Profissional: o que é e qual sua importância para o RH?

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  6 min. de leitura

Quem busca por uma boa colocação no mercado de trabalho pode se beneficiar muito de uma boa carta de recomendação profissional. Para os talentos, esse documento pode fazer toda a diferença para se destacar nos processos seletivos e conquistar a vaga desejada. 

A análise da carta ajuda o RH e lideranças da empresa a irem além das informações presentes nos currículos, garantindo uma referência mais completa e pessoal sobre o candidato que deseja ocupar a vaga.

Mas, o que escrever em uma carta de recomendação profissional? Qual a importância? Entenda a seguir os principais pontos sobre esse tema. 👇

O que é e qual a importância de uma carta de recomendação? 

A carta de recomendação profissional, ou carta de referência, é um documento escrito por uma pessoa que conhece e recomenda o trabalho e as habilidades de outra. Nesta carta, a pessoa que recomenda compartilha suas impressões sobre o desempenho e as qualidades do recomendado, destacando suas realizações, competências e características pessoais relevantes para o ambiente de trabalho.

Por isso, é escrita por quem já acompanhou o seu desempenho em cargos anteriores. Sua função é referenciar a pessoa recomendada para uma nova posição. Assim, ele certifica sua capacidade, profissionalismo, diferenciais de atuação, habilidades interpessoais e que os pontos fortes do seu currículo são verdadeiros. 

Para que os recrutadores consigam selecionar os profissionais ideais para as colocações oferecidas, eles precisam analisar mais que seus conhecimentos técnicos e experiências. Além disso, também é imprescindível analisar soft skills, habilidades mais ligadas aos comportamentos, atitudes, capacidade de colaboração, liderança e resolução de problemas. 

Enquanto experiências podem ser comprovadas no currículo e habilidades técnicas podem ser avaliadas por meio de provas e dinâmicas de seleção, algumas soft skills exigem fontes de credibilidade, que dizem respeito justamente à carta de recomendação profissional.

mulher com tablet na mão e apontando a mão direita para cima

Quem pode fazer uma carta de recomendação? 

A carta de recomendação profissional pode ser elaborada por qualquer antigo colega de trabalho que tenha tido alguma experiência ao lado da pessoa recomendada em seu cargo anterior.

Isso inclui desde colaboradores com o mesmo nível hierárquico, até ex-gestores, membros do RH, entre outros. Contudo, o mais comum no mercado é que o documento seja redigido por lideranças, o que dá mais credibilidade às informações.

Em todo caso, quem escreve a carta de apresentação deve possuir pleno conhecimento sobre as hard e soft skills do profissional. Também é necessário ter um relacionamento positivo com ele e boa reputação. 

Como escrever uma boa carta de recomendação?

Se você estiver responsável por escrever uma carta de recomendação profissional, procure redigir um relato honesto e pessoal sobre suas experiências junto ao talento recomendado.

Para isso, você deve saber com clareza como a pessoa se porta no ambiente de trabalho, quais habilidades a destacam, e seus comportamentos diante dos desafios da rotina de trabalho.

Nesse sentido, antes mesmo de aceitar um pedido de recomendação, você precisa se certificar de que realmente possui esses conhecimentos. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Você trabalhou diretamente com o profissional recomendado? Observou de perto sua atuação? 
  • Em quais projetos essa pessoa atuou sob a sua supervisão? As experiências foram positivas?
  • Você observou habilidades relevantes e pontos fortes de destaque durante sua atuação com o profissional?
  • Há clareza sobre o perfil do colaborador, além de exemplos específicos sobre o seu modo de trabalho?
  • Você é capaz de fornecer feedbacks realmente positivos sobre o desempenho do profissional recomendado?

Caso você não tenha experiências positivas suficientes para compartilhar, fale de maneira respeitosa que você não é a pessoa ideal para fazer a carta de recomendação profissional.

Quais informações a carta deve conter?

Além de se ater aos pontos citados acima, também é essencial saber como é uma carta de recomendação de empresa padrão. De maneira geral, esse documento costuma contar com as seguintes informações: 

Registro de atividades

Para começar, o documento deve ter uma descrição clara das atividades básicas desempenhadas pelo talento recomendado. Destaque suas responsabilidades e contribuições anteriores.

Habilidades técnicas

Além das atribuições já realizadas, a carta deve reforçar as habilidades técnicas de maior destaque do profissional. Aqui, a ideia é confirmar e dar ênfase aos domínios profissionais mencionados pelo candidato no currículo e atestados durante suas práticas passadas.   

Soft skills

Tão importante quanto as hard skills, é a inclusão de informações sobre habilidades interpessoais. Afinal, elas evidenciam características que contribuem para uma postura ética, bom relacionamento interpessoal e eficácia em trabalhos em equipe.

Nome, cargo e empresa de quem está recomendando

Para dar credibilidade para a carta de recomendação profissional mostrando que não houveram mentiras no currículo, a pessoa que a elaborou precisa identificar-se. Isso pode ser feito ao final do documento. Inclua seu nome completo, cargo, empresa e uma referência sobre a sua relação junto ao recomendado.

Contatos para informações

Por fim, forneça suas informações de contato para esclarecimentos adicionais. Isso demonstra disponibilidade e facilita o fornecimento de mais detalhes sobre a pessoa recomendada, caso seja necessário no processo de recrutamento e seleção.

Recomendações no Linkedin: qual sua importância?

Agora que você já sabe como fazer a indicação de um profissional, saiba que a recomendação no Linkedin atualmente também se tornou um instrumento valioso para referenciar talentos e fortalecer sua posição em recrutamento e seleção de pessoas.

Trata-se de um comentário escrito, em que um membro da rede social relata sua experiência junto à pessoa recomendada. Esses relatos são exibidos no perfil público do profissional. Eles oferecem uma perspectiva mais detalhada sobre suas habilidades, desempenho e características, que ficam destacadas na plataforma empresarial mais popular do mercado.

Dessa maneira, ter recomendações de colegas de trabalho, supervisores ou clientes aumenta a credibilidade do perfil e constrói mais confiança entre os visitantes.

Conclusão 

Como você pôde ver, a carta de recomendação profissional é um instrumento valioso para a competitividade dos candidatos e para a assertividade das contratações de uma empresa. 

Quando apresentamos uma visão completa de um talento, enfatizando suas habilidades, qualidades interpessoais, ética e contribuições específicas, isso se torna uma peça-chave nos processos seletivos.

Centralizar os processos no mesmo lugar

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!