O que é Carteira de Trabalho Digital e quais os benefícios?

O que é Carteira de Trabalho Digital e quais os benefícios?

O que é Carteira de Trabalho Digital e quais os benefícios?

A carteira de trabalho é um instrumento importante que garante aos trabalhadores e às empresas o cumprimento dos direitos e deveres trabalhistas. Pensando em otimizar ainda mais esse documento, foi criada a carteira de trabalho digital, um modelo mais moderno e prático da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social). 

Neste artigo, você vai saber o que é, como funciona e outras informações importantes sobre a carteira de trabalho digital!

O que é a carteira de trabalho digital? 

A carteira de trabalho digital é um documento que atualiza a antiga carteira de trabalho física, possuindo os mesmos benefícios dela.

Além disso, de acordo com o artigo 2º da Portaria SEPRT 1.065/2019, a carteira de trabalho digital é equivalente à física.  A ideia da digitalização deste documento é justamente modernizar a CTPS, garantindo mais durabilidade e comodidade aos trabalhadores e empregadores.

O aplicativo da CTPS digital surgiu em 2017, mas ainda era necessário a oficialização da mesma para o uso dos cidadãos. Então, em 2019, a sanção da Lei da Liberdade Econômica ampliou o uso da carteira digital aos brasileiros

A lei foi criada justamente para remover a burocracia e trazer mais liberdade nas relações entre empregadores e empregados, dando assim um toque de tecnologia, mobilidade e funcionalidade ao RH das empresas. 

Quais mudanças a carteira de trabalho digital trouxe para o departamento pessoal? 

Toda mudança trabalhista precisa de um tempo para adaptação. E é isso que muitos empregadores têm feito ao adotarem o processo de aceitação da CTPS digital dos colaboradores, principalmente depois que o eSocial passou a valer em todo o território nacional. 

No entanto, ela já está trazendo várias mudanças benéficas para as empresas, principalmente para os setores de Departamento Pessoal e RH. Confira quais são: 

Integração com o eSocial

O eSocial é um sistema único que facilita e digitaliza as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das organizações, sendo criado pelo Governo Federal com o fim de informatizar os processos internos das empresas como um todo. 

Com os dados da CTPS digital do colaborador, a empresa conseguirá enviar as informações com mais facilidade e rapidez, apenas consultando as informações. 

Mudanças nas anotações trabalhistas

O RH poderá informar os dados dos trabalhadores diretamente no sistema do eSocial, onde as informações estarão vinculadas à carteira de trabalho digital. Por isso, não é preciso mais fazer anotações de férias, admissão, demissão e etc na carteira de trabalho física. 

Mesmo que alguma empresa ainda não precise usar o eSocial para enviar informações ao Governo, os colaboradores já podem criar a sua CTPS digital a fim de estarem por dentro das novidades. 

Migração de dados

Quando os dados do colaborador são salvos na carteira de trabalho digital, basta que as informações sejam atualizadas constantemente (como endereço residencial, telefone e etc), mas o cadastro geral, como nome completo, data de nascimento e etc, podem ser feitos uma única vez.

O processo de demissão

O processo de demissão de um colaborador via CTPS digital também foi simplificado. Isso porque o RH consegue dar baixa no documento de maneira online e instantânea, comunicando aos órgãos de trabalho que aquele colaborador foi desligado da empresa.

Assim, com carteira de trabalho digital é mais fácil para o antigo colaborador dar entrada nos processo de acionar o seguro-desemprego e até mesmo do saque de FGTS (caso seja uma demissão sem justa causa). 

Muitas pessoas podem até não se adaptar rápido com a carteira digital, mas não podem negar que ela está facilitando e muito a admissão rápida, a entrega e liberação de documentos importantes aos colaboradores. 

Quais os benefícios da carteira de trabalho digital?

Para as empresas, a Carteira de Trabalho e Previdência Social digital traz muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, atualização dos dados (como férias, alterações de função e etc) ou desligamento dos colaboradores. 

Nada de acumular papel ou permanecer muito tempo com a CTPS física dos colaboradores de uma empresa, já que antes o RH precisava lidar com um volume grande de trabalho e assim acabava passando mais tempo com os documentos.

Para o colaborador, o processo de admissão, atualização e demissão ficou mais ágil, fazendo com que os documentos fiquem em dia  de forma mais rápida, tendo os dados seguros de forma digital. 

Além disso, a pessoa pode acessar os seus dados a qualquer momento, via App ou site do documento online. 

Principais dúvidas sobre a carteira de trabalho digital 

Vamos agora esclarecer as principais dúvidas sobre a carteira de trabalho digital, para que o RH da sua empresa esteja alinhado e informado dos detalhes desse documento. 

Como fazer carteira de trabalho digital?

Caso o cidadão ainda não tenha a carteira de trabalho digital, ele precisará acessar esse site, preencher os dados, tais como: nome completo, CPF, nome da mãe, data e local de nascimento. E depois é só aguardar para verificar se os dados foram aprovados.  

Como acessar a CTPS digital?

Para acessar a carteira de trabalho digital, basta acessar essa página do Governo e assim visualizar as informações facilmente. 

É possível visualizar a CTPS digital através do App Meu gov.br (disponível na App Store e Play Store) na versão Android e iOS. 

Como saber se a carteira já foi assinada?

É possível saber se uma CTPS digital foi assinada verificando por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).  

O que eu faço com minha CTPS antiga? Não preciso mais dela?

Teoricamente não será mais necessário usar a CTPS física, mas para fins de comprovação de informações, é recomendável que os cidadãos guardem ela por um tempo. 

Posso ver todo o meu histórico profissional no aplicativo?

Sim! Através do App ou do site o colaborador consegue acessar a sua CTPS digital e verificar todas as informações de seu histórico trabalhista. 

E por falar em praticidade, tecnologia e rapidez dos processos internos do RH, te convidamos a baixar gratuitamente o eBook: Automatizando a burocracia do Departamento Pessoal e fique por dentro de como facilitar ainda mais o setor! 

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post