Não é de hoje que muitas empresas consideram seus colaboradores o ativo mais precioso. Entretanto, o funcionário não conseguirá grandes resultados sozinho e isso nos leva a entender o poder do trabalho em equipe. E como formar uma equipe de alta performance por meio da comunicação no trabalho?
A comunicação é carro-chefe na hora de resolver situações de insatisfação e atritos no ambiente empresarial. Considerando a proporção de colaboradores que pensam em trocar de emprego devido a fatores como remuneração e planos de carreira abaixo do esperado, torna-se cada vez mais importante a comunicação entre gerentes e subordinados, ajudando empresas na retenção de talentos.
Para auxiliar os gestores, neste post falaremos sobre a importância da comunicação no trabalho e a relação com a alavancagem dos resultados. Leia e confira!
Por que a comunicação no trabalho é tão importante?
Em qualquer círculo de pessoas é essencial termos a consciência da importância da conversa, já que ela é a base da vida em sociedade. Cada indivíduo possui seus valores e é com o compartilhamento desses conceitos que se formam os grupos com pensamentos em comum.
Nas organizações, a premissa é a mesma: a busca por lucratividade, muitas vezes, não se faz apenas com uma gestão eficiente dos recursos financeiros, mas com o alinhamento da política organizacional com a expectativa dos trabalhadores. Essa é a peça-chave para o sucesso. Mas como identificar esses desejos? O princípio de tudo começa pela comunicação no trabalho.
Independentemente do ramo de atividade, é por meio da comunicação que as empresas explanarão seus objetivos, logo, é fundamental que essa mensagem seja clara. O que muitos gestores ainda não perceberam é que a falta de comunicação pode ser o principal motivo para equívocos que a longo prazo podem acarretar prejuízos, seja financeiros ou humanos.
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Quais são os benefícios de ter uma cultura de comunicação no trabalho?
Um bom ambiente de trabalho estimula o relacionamento entre os profissionais, além de amplificar a segurança no dia a dia do empreendimento. Quando se aplica uma cultura de comunicação, outro fator determinante é a empresa abrir espaço para uma participação efetiva dos seus funcionários, trazendo diversos benefícios para os negócios. Veja os principais:
- proporciona a troca de experiências;
- dissemina conhecimentos;
- aumenta a produtividade;
- transforma cenários de crise pela busca de soluções;
- retém talentos;
- norteia o planejamento de cargos e salários;
- direciona o desenvolvimento de ações estratégicas;
- envolve as pessoas nos diferentes níveis hierárquicos.
Existem diversos benefícios em estabelecer uma cultura aberta de comunicação. E estreitar os laços entre colaboradores e líderes é necessário para alcançar essa nova etapa dentro dos empreendimentos.
A comunicação no trabalho atinge todos que de forma direta ou indireta estão envolvidos com o estabelecimento. É por meio dele que os líderes conhecem a sua rede de talentos e com posse desse conhecimento poderão traçar estratégias operacionais e organizacionais que promovam as mudanças necessárias para obter alto desempenho.
Como estabelecer comunicação eficiente no trabalho?
Obviamente, estabelecer a comunicação no trabalho não é uma tarefa fácil. Existem maneiras que auxiliam os empreendedores a aplicar gradativamente esse processo. Uma ótima dica é começar por reuniões menos formais.
Separar um tempo semanal ou diário na agenda para conversar com funcionários é (embora pareça algo óbvio) uma das opções de grande eficácia para melhorar a comunicação no trabalho, já que, na maioria dos casos, os gerentes de grandes grupos estão tão ocupados que acabam deixando de lado a comunicação.
Incentivar a interação entre os setores e envolver todos os públicos da empresa é imprescindível para o conhecimento das atividades dos colegas. Quando há o entendimento dos processos, fica mais perceptível aos olhos de todos as particularidades e necessidades de cada setor.
Por meio dessas conversas, tanto gestores como empregados podem ser beneficiados, tendo em mente que fica mais fácil para ambas as partes explicar e inteirar-se sobre os principais problemas existentes na empresa, incluindo desejos, aspirações e expectativas em relação ao trabalho de cada colaborador.
No caso dos gerentes, evidenciar que o crescimento de cada funcionário dentro da empresa está diretamente ligado à sua capacidade de se adaptar e gerar mudanças também pode trazer bons resultados, incentivando um esforço maior por parte dos colaboradores que visam uma carreira sólida na corporação.
Além disso, esse tipo de lembrete também motiva mudanças positivas nas equipes, que com o desenvolvimento individual acabam contribuindo para um melhor funcionamento do grupo como um todo.
Para os colaboradores, a comunicação no trabalho também assume um papel importante, tendo em vista que a exposição de fatores que causam insatisfação pode, em muitos casos, resolver questões antigas e de simples solução.
De qualquer maneira, para que funcionários apoiem e aceitem mudanças realizadas dentro de uma corporação, é necessário que seus superiores também estejam a par das mudanças desejadas pelos colaboradores, alinhando a comunicação no trabalho com o objetivo de alcançar resultados cada vez melhores.
Como melhorar a comunicação no trabalho?
Essencial para o bom funcionamento de uma empresa e para a produtividade de seus colaboradores, a boa comunicação deve ser foco constante de líderes e gestores.
No entanto, quando esse aspecto é falho dentro de uma corporação, é frequente que o setor de recursos humanos e os profissionais em posição de comando se questionem sobre como melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.
Escrito pelo consultor especializado no treinamento de gestores Marcos Gross, o livro batizado de “Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os Relacionamentos e os Negócios” revela uma série de segredos importantes para quem busca saber como melhorar a comunicação no trabalho, conforme você confere na lista a seguir.
1. Conheça o perfil do colaborador que recebe a informação
É necessário prestar atenção no perfil dos funcionários com quem a comunicação será realizada, atentando-se para a melhor forma de passar uma informação importante de maneira que o profissional a entenda com clareza e objetividade.
Um exemplo muito comum compartilhado pelo autor relata uma conversa entre um profissional de TI com alto conhecimento técnico e outro colaborador que não seja da área.
Nesse caso, é muito provável que os termos muito técnicos sejam de difícil compreensão. Então, é importante que o profissional de tecnologia saiba compreender o perfil do outro e adaptar a linguagem para algo mais didático e compreensível. Segundo Gross:
O problema não é a falta de inteligência ou incapacidade intelectual do leigo, mas a ausência de repertório dele naquele campo do conhecimento.
2. Explore diferentes esferas da comunicação
Gross compartilha uma pesquisa interessante de um laboratório de psicologia, realizada pelo professor Albert Mehrabian da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). O estudo aponta que a comunicação de uma empresa é feita, essencialmente, por meio de três formas principais: comunicação não verbal (55%), comunicação pelo tom de voz (38%) e comunicação verbal (7%).
Com isso em vista, fica claro que postura, movimentos e olhares de quem transmite uma informação devem ser bem planejados, permitindo que a mensagem seja compreendida na sua totalidade.
Conclui-se disso que a linguagem corporal encontra lugar central na comunicação e pode ser percebida melhor ainda do que a comunicação falada. Então, todas as esferas devem ser exploradas. O autor também explica que:
Explorar as três esferas da comunicação aumenta a possibilidade de sermos bem-sucedidos e compreendidos em nossas mensagens.
3. Ouça o que os funcionários têm a dizer
Saber ouvir também é essencial para uma comunicação mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles. A palavra-chave nesse importante tópico é a conexão que deve ser estabelecida com o outro. Isso é primordial para que a comunicação seja transmitida na integralidade.
Essa conexão é gerada quando se abandona o monólogo e se constrói um diálogo, ou seja, não se trata de impor a comunicação, mas transmiti-la considerando os pontos de vista do outro. Ainda, segundo Gross:
Durante uma conversa, quando você se silencia e escuta o outro de maneira focada, envia uma mensagem que é interpretada positivamente pelo receptor: ele me ouve, valoriza as minhas ideias, respeita e me considera como indivíduo.
4. Mantenha a transparência e a objetividade
É preciso ter assertividade na hora de comunicar, passando as opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva. Conteúdos extensos tendem a ser massantes e até obscuros, então é importante que a comunicação seja direta e concisa.
Além disso, deve-se pautar pela sinceridade na fala, com franqueza em relação a pontos negativos e buscando uma solução prática. A sinceridade tem a ver com não temer retaliações por exprimir um pensamento. Segundo Gross, a comunicação tolhida pode até causar pequenos problemas na saúde do funcionário:
Quando um colaborador não se permite expressar suas opiniões desenvolve gastrite, dores na coluna, alergias, hipertensão, estresse, entre outros problemas.
5. Use técnicas para aumentar o impacto da mensagem
Outro aspecto fundamental para melhorar a comunicação no trabalho é usar habilidades de persuasão e convencimento sobre o que se pretende transmitir. Isso é especialmente importante em vendas e fechamentos de negócios.
Dessa forma, é interessante construir táticas úteis para conquistar mais eficácia nesse tipo de comunicação no trabalho. Segundo Gross, você pode usar:
[…] textos, fotos, símbolos, cores, formas e imagens que despertem a atenção do receptor. Produza algo inédito que quebre o padrão e a rotina.
Percebeu a importância dessas técnicas na comunicação no trabalho? Agora cabe a você implementá-las e exercitá-las no seu dia a dia. Melhor ainda, capacite todos os colaboradores para explorar essa competência!