Como traçar um bom plano de carreira e atingir o sucesso

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  6 min. de leitura

Quem busca o sucesso profissional deve ter em mente quais são os seus objetivos e aspirações para que seja possível correr atrás do seu sonho. No entanto, não basta desejar. Para que se cresça na profissão, descobrir como fazer um plano de carreira é essencial.

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo e volátil. Todo dia são novas áreas a serem estudadas e conhecimentos a serem adquiridos para se manter em um bom emprego. Por isso, estratégias para se destacar e não perder o foco são fundamentais.

Criar o próprio plano de carreira é uma delas e, por isso, é o tema deste artigo. Continue a leitura e entenda do que estamos falando.

O que é um plano de carreira?

Onde você se vê, profissionalmente, daqui a 10 anos? Essa é uma pergunta constantemente feita em entrevistas de emprego e muitos se sentem desafiados a respondê-la.

O plano de carreira nada mais é do que ter estabelecidos alguns objetivos em curto, médio e longo prazo para o futuro da vida profissional. Se você busca altas posições em sua carreira, deve começar traçando uma estratégia detalhada, com um conjunto de ações necessárias para alcançar o sucesso pleno e desejado.

Ao ter metas fixas, sejam elas individuais, sejam coletivas, é muito mais fácil caminhar pelas ações que levarão ao sucesso e manter a produtividade em alta e o propósito alinhado.

Qual a importância de elaborar um plano?

Saber como fazer um plano de carreira não vale apenas para o profissional que está em uma empresa tradicional. Esse plano pode ser elaborado, também, por um empreendedor que quer alavancar seu negócio próprio ou por um patrão em conjunto com seu funcionário.

Veja, abaixo, como esse modelo de planejamento pode ser aplicado em cada caso.

Para profissionais

Mesmo que uma organização não ofereça um plano de carreira, um profissional pode elaborá-lo de forma autônoma. Isso é interessante tanto para profissionais em início de carreira quanto para aqueles que desejam mudar de rumo e explorar um novo caminho profissional.

O indivíduo deve pesquisar quais são as oportunidades de crescimento em sua área de atuação e entender qual posição e emprego o deixaria satisfeito no futuro. Assim, ele pode pensar nas ações e prazos para chegar lá.

Para empreendedores

Pessoas que têm o próprio negócio precisam ter um domínio ainda maior de seus planos e metas. É necessário ter foco e determinação para fazer a empresa crescer e, por isso, saber como fazer um plano de carreira pode ser o que dará um gás extra para continuar a trabalhar.

Para gestores e seus times

É comum que gestores tracem com seus colaboradores um plano de carreira. Essa é uma ferramenta de motivação e retenção de talentos em uma empresa. Ao elaborar um plano conjunto, o profissional se sente mais valorizado.

Além disso, pensar em conjunto permite um alinhamento entre os objetivos do funcionário e da organização, gerando maior produtividade e engajamento.

O que avaliar para fazer um plano de carreira eficiente?

Para traçar o seu plano de carreira da maneira mais adequada, três aspectos específicos devem ser levados em conta: onde você está na sua carreira, aonde deseja chegar e de que maneira é possível fazer essa transição.

Dentro desses fatores, algumas informações devem ser consideradas com atenção, conforme descrito a seguir.

Onde você está

  • Qual sua formação acadêmica?
  • Qual sua experiência profissional?
  • Que cargo ocupa?
  • Qual a remuneração atual?
  • Quais são as suas competências?

Aonde deseja chegar

  • Quais são, de fato, os seus objetivos em curto, médio e longo prazo?
  • Por que vale a pena chegar lá?

Como chegar lá

  • Quais são os caminhos a percorrer para atingir o que se almeja?
  • Quais ações que podem ser tomadas imediatamente?
  • Quem pode ajudar nesse percurso?

O bom senso deve ser levado em conta na hora de traçar esse planejamento. Os objetivos devem ser claros e correspondentes à realidade, definidos de acordo com a sua experiência, as suas capacidades e competências.

Como seguir o plano traçado?

Ao longo dos anos, é comum que muitos se esqueçam dos objetivos em longo prazo, já que a rotina acaba abafando essas metas com necessidades instantâneas. Por isso, é preciso sempre revisitar o plano de carreira para criar ações práticas em curto prazo.

Manter-se atualizado em relação às novidades e lançamentos da área em que se busca uma vaga é essencial. Participar de cursos, palestras e debates sobre o segmento pode ser uma boa ideia para aumentar as suas chances de sucesso.

No entanto, a escolha desse tipo de especialização deve ser bem criteriosa, evitando o desperdício de um tempo valioso na sua jornada.

Cuidar da sua rede de contatos profissionais e se envolver em eventos de network são mais algumas atitudes fundamentais para ampliar os horizontes. É preciso de expor ao mercado e apresentar as suas principais qualidades e competências.

Por fim, é necessário ter em mente que nem sempre esse tipo de plano corre de acordo com o esperado. Revisões anuais do seu plano de carreira são necessárias para manter a estratégia realista e cada vez mais próxima de se concretizar.

Como você viu, saber como fazer um plano de carreira é fundamental para quem quer alavancar sua vida profissional, manter o foco e ter um propósito na trajetória. Da mesma forma, um gestor que elabora um plano de carreira para seus colaboradores se beneficia de uma equipe mais motivada e produtiva.

Que tal sair da zona de conforto e começar, hoje mesmo, seu plano de carreira? Conte, nos comentários, os seus maiores objetivos profissionais!

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!