Estruturar os departamentos é também uma das preocupações do RH. Para isso, é válido utilizar ferramentas como o modelo de organograma para ter uma visão clara da estrutura organizacional. Com ele, a criação de estratégias para a empresa é potencializada.
Utilizando o organograma de funcionários, a área de Recursos Humanos facilita uma série de operações. Entre elas, estabelecer cargos e funções, tornar transparente as informações sobre hierarquias, melhorar a experiência do colaborador, entre outras.
Vem com a gente para compreender qual o melhor modelo de organograma de RH, qual a sua importância para o setor, como desenhar um organograma e quais as vantagens de utilizá-lo!
Modelo de organograma: entenda o que é
Os modelos de organograma são uma forma de ter visão sistêmica da instituição, podendo ser ela detalhada ou superficial. Essa estrutura é feita elencando os cargos, tarefas, setores e hierarquia, seja de modo vertical, horizontal, linear, circular, etc.
Sendo assim, o organograma serve para:
- Proporcionar um recurso visual que facilite a rápida identificação de um setor e de seu responsável;
- Ajudar na definição de estratégias para gestão de pessoas;
- Organizar os fluxos de trabalho, melhorar a comunicação e o fortalecimento da integração entre os times.
Segundo levantamento feito pela Beehavior, até 70% das estratégias feitas pelas empresas acabam falhando ao serem executadas. Usar ferramentas que apoiam essas estratégias, como o modelo de organograma administrativo, aumenta as chances de acertar na hora da prática.
Mesmo que pareça algo simples, organizar a estrutura interna e informar ao quadro de funcionários acarreta em diversos benefícios.
Porém, é importante entender como desenhar o organograma e qual modelo escolher, para assim ter mais assertividade nas tomadas de decisões.
Organograma de funcionários mais utilizado: conheça o modelo funcional
Como foi dito anteriormente, existem diversos modelo de organograma, sendo eles:
- Organograma vertical;
- Organograma horizontal;
- Organograma circular;
- Organograma linear;
- Organograma funcional;
- Organograma em barras;
- Organograma matricial.
Eles existem para funções e condutas empresariais diferentes. Por exemplo, o organograma de startup costuma ser circular, pois apresenta uma cultura organizacional mais moderna. Já aquelas empresas mais tradicionais e que prezam pela hierarquia, como os bancos em geral, utilizam o clássico organograma vertical.
Porém, quando falamos sobre gestão de pessoas, o mais conhecido e utilizado é o organograma funcional.
Sua principal característica é oferecer a informação sobre as funções dos colaboradores. Dessa forma, ele facilita a divisão do trabalho e as conexões existentes entre departamentos e especialidades profissionais.
Utilizar esse recurso proporciona ao RH as seguintes vantagens:
- Informações sobre setores, funções e gestores centralizadas;
- Processos internos organizados;
- Desenvolvimento para plano de carreira;
- Estrutura interna alinhada e conectada.
A Convenia tem um conteúdo exclusivo sobre modelo de organograma funcional, onde você encontra respostas para todas as suas dúvidas sobre essa ferramenta. Clique no link e saiba como ele contribui para as empresas!
Porque é importante utilizar um organograma para facilitar as atividades do RH?
Quando você utiliza um software de RH que organiza desde a admissão do colaborador até o desligamento, passando por folha de pagamento, férias, promoções, entre outros, fica muito mais fácil entender o que precisa ser feito. O mesmo acontece com os modelos de organograma de RH.
Os processos internos são beneficiados por permitir a transparência na estrutura da organização.
Por mostrar como eles funcionam e como podem ser impactados, o organograma empresarial auxilia na individualização dos cargos. Isso porque ele gera entendimento sobre o entorno da pessoa colaboradora, seu gestor, equipe e liderados.
A visão panorâmica também serve como fonte de informações para melhorias estruturais e alternativas.
Por exemplo, ao compreender que o setor de atendimento está relacionado ao marketing, o RH pode preparar um PDI para ambas as áreas que esclareça mais sobre essa ligação e o que deve ser aprendido para facilitar o dia a dia deles.
Agora, falando sobre impacto ao colaborador, o organograma é essencial para o onboarding.
Chegar na empresa e compreender como ela funciona é uma das primeiras coisas que o novo talento precisa. Isso ajuda a ter uma clara percepção da instituição e entender para quem ele se dirige, qual seu papel e como os departamentos estão relacionados.
Além disso, o organograma também influencia na organização do plano de cargos. É com ele que o funcionário saberá quais são os próximos passos que ele pode dar, qual modelo de carreira pode seguir, etc.
No fim, desde o profissional de RH até os colaboradores podem se beneficiar dos modelos de organograma. Por isso, é tão importante promover essa ferramenta como fonte de estratégia para tomadas de decisões e aplicação de planos institucionais.
Para facilitar a implementação do organograma na sua empresa, a Convenia preparou um Modelo de Organograma Empresarial para te ajudar a começar a organizar os vários processos que dependem dessa ferramenta. Baixe gratuitamente!
Benefícios de se usar um modelo de organograma administrativo
Vocẽ veio até aqui procurando encontrar soluções inovadoras para melhorar a performance das pessoas colaboradoras e da empresa, a fim de tornar o negócio mais estratégico e competitivo.
Pois saiba que utilizar um modelo de organograma promove tudo isso e muito mais. Confira abaixo quais são os benefícios para sua instituição:
Um modelo de organograma departamental aumenta a produtividade
Problemas de comunicação e na divisão de tarefas são um dos motivos que causam a baixa produtividade dos colaboradores. Mas, quando há um documento que mostra exatamente o que cada um deve fazer, a quem deve se reportar, etc, essa falha na organização interna é resolvida.
Consequentemente, a produtividade acaba aumentando, já que existe a clareza de informações sobre o fluxo de trabalho.
Melhora a compreensão das lideranças
Os gestores e responsáveis de cada departamento também precisam ter a visão sistêmica da instituição. É dessa forma que eles entendem até onde podem ir, quem devem auxiliar ou pedir ajuda.
É com o organograma departamental que as lideranças também conseguem traçar uma linha de raciocínio sobre estratégias que devem elaborar e linhas de comunicação que devem implementar.
Ou seja, não é apenas sobre saber a hierarquia, mas também formas de se planejar de forma técnica, tática e gerencial.
Ajuda na integração dos novos trabalhadores
Falamos anteriormente da importância do modelo de organograma para o onboarding. E aqui ressaltamos os benefícios que ele acarreta para a integração na empresa do novo talento à empresa.
Essa ferramenta facilita muito o entendimento do colaborador do seu papel e lugar na estrutura organizacional. Normalmente, os primeiros dias de trabalho são cheios de informações e tarefas para serem feitas.
Simplificá-las é a melhor conduta que a empresa pode ter, principalmente se for em formato visual, como são os organogramas.
Mais transparência e organização
Batemos na tecla algumas vezes de como a clareza de informações é essencial para a instituição. Essa transparência gera mais confiança aos colaboradores, organização de tarefas, insights para gestores, entre outros.
No fim, a empresa inteira ganha com a implementação do modelo de organograma como ferramenta estratégica e informacional.
Ferramenta de RH da Convenia: facilitando o uso de organogramas no seu setor!
Por compreender a importância que o modelo de organograma possui sobre a gestão de pessoas foi que a Convenia desenvolveu uma nova ferramenta em seu software de RH. Com ela, é possível criar organogramas editáveis que auxiliam a estruturar a sua área, controlar turnover, melhorar a experiência do colaborador, etc.
Assim, o seu trabalho fica mais rápido e prático, além de centralizar todas as informações e facilitar para a leitura de métricas, por exemplo. Veja abaixo quais são as principais vantagens desse recurso da Convenia!
Acesso a informações sobre a estrutura de cargos da empresa
Da mesma forma que um organograma financeiro ideal é saber quais são os gastos e investimentos disponíveis, para um modelo de organograma de RH é essencial ter informações sobre os cargos, funções, tarefas, etc.
É por meio dele que muitas atividades do setor são realizadas de maneira muito mais prática. Além disso, é possível compartilhar os organogramas feitos na plataforma com todos os colaboradores.
Justamente por perceber essa lacuna, a Convenia implementou na ferramenta de organograma, a possibilidade de acessar de forma simples e instintiva a organização dos cargos e hierarquias de toda a organização. Isso facilita vários processos, como: planejamento de promoções, recolocações, entendimento de a quem recorrer em determinada situação, entre outros.
Melhora os canais de comunicação
Como foi visto, a falha de comunicação pode acarretar em diversos problemas que influenciam na rotina de trabalho de todos os profissionais da empresa. Mas, quando se tem o modelo de organograma que mostra exatamente quem é responsável por cada tarefa, fica muito mais fácil e assertiva essa etapa.
Além disso, o próprio software de RH da Convenia já é um canal de comunicação integrada entre colaborador e gestor. Sendo assim, não é preciso ficar mandando alerta ou e-mails para auxiliar nas dúvidas organizacionais. Um simples acesso na plataforma já soluciona a questão.
Apoia no desenvolvimento do planejamento estratégico
O recurso da Convenia auxilia no seu entendimento sobre toda a hierarquia da empresa e as interligações das funções entre os departamentos. Assim, quando houver um planejamento tático, operacional, gerencial ou funcional, basta utilizar essa ferramenta para embasar suas estratégias.
Além disso, é possível gerar análises situacionais com base em departamentos isolados ou conjuntos. Essa é uma forma de também fazer cruzamento de dados de métricas para compreender as relações empresariais. Sendo assim, os profissionais de Growth também podem aproveitar o recurso no seu dia a dia.
A função relatórios estratégicos da Convenia, por exemplo, é um excelente apoio ao seu planejamento. Isso porque essa ferramenta te ajuda a gerar com poucos cliques relatórios pré-definidos ou personalizados, com base em indicadores de RH, permitindo então a análise macro de tópicos por meio de diversos tipos de gráficos.
Fizemos também uma página explicando Nesta página explicamos detalhadamente o funcionamento dos nossos relatórios estratégicos. Confira!
Auxílio ao RH: suporte ao gerenciamento do crescimento (cargos)
Quantas vezes você já se viu na necessidade de nomear novos cargos para diversificar as funções que a empresa demanda? Nem sempre é fácil organizar essa gestão.
Ainda mais nos tempos atuais, onde o mercado se atualiza em ritmo acelerado. De acordo com o crescimento do negócio, em cerca de um semestre alguém para executar um novo tipo de atividade pode ser necessário na instituição.