4 passos para criar um Cultura Organizacional produtiva

4 passos para criar um Cultura Organizacional produtiva

Saiba como desenvolver uma cultura empresarial que gere prazer e bons resultados na sua corporação

 

O mercado de trabalho passou por uma série de mudanças ao longo das últimas décadas e, com isso, a criação de uma cultura empresarial divertida e que incentive colaboradores a produzir muito e obter bons resultados está, hoje, entre os principais desafios de quem atua na gestão de equipes ou empresas inteiras.

Em função disso, confira, a seguir, como promover o desenvolvimento de uma cultura organizacional mais leve e satisfatória por meio de alguns focos fundamentais no mercado de trabalho atual:

  1. O engajamento de funcionários é essencial
    O engajamento entre os profissionais que atuam na empresa é o primeiro passo para criar um clima organizacional agradável e, consequentemente, levar a uma cultura empresarial divertida; portanto, ações que promovam o contato e a interação entre funcionários devem sempre fazer parte das estratégias da empresa.
  2. Metas pessoais, profissionais e financeiras devem ser levadas em conta
    Ajudar seus subordinados a atingir seus maiores objetivos profissionais, pessoais e financeiros é algo que pode promover altos níveis de motivação, incentivando os colaboradores a aumentar tanto a produtividade no dia-a-dia como a eficiência e os resultados positivos nas tarefas realizadas.
  3. Avaliações de performance são fundamentais
    Identificar os maiores e melhores talentos é fundamental para criar equipes de alta performance em uma corporação e, para que isso seja possível, realizar avaliações periódicas é o melhor caminho.
  4. O desenvolvimento profissional é foco
    É importante saber que o que foi conquistado pelas capacidades já estabelecidas não trará, necessariamente, evolução. Em função disso, fica claro que investir na capacitação e no desenvolvimento profissional dos colaboradores é o tipo de investimento certo para que a empresa e seus funcionários possam alcançar novos patamares de sucesso.

Imagem: reprodução

New call-to-action

 

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post