A pandemia causada pelo Covid-19 gerou muitos impactos no mundo corporativo. Com ela, muitos negócios precisaram se adaptar de forma rápida ao modelo de trabalho remoto. No entanto, os desafios da liderança no Home Office começaram a surgir.
Nesses momentos de incertezas, mudanças e crises financeiras, a liderança tem um papel fundamental e precisa estar atenta aos próximos passos. Afinal, muitos negócios agora correm para bater metas e recuperar o que foi perdido. O líder não pode ligar o “piloto automático” e nem mascarar os resultados. Isso porque se você for transparente com sua equipe, eles terão um senso maior de responsabilidade.
No entanto, para realizar qualquer ação estratégica, é preciso saber como lidar com os colaboradores durante o trabalho remoto. Neste artigo, você verá dicas valiosas para liderar sua equipe durante este cenário. Continue acompanhando a leitura!
O que se espera de um líder em momentos de crise?
Como já abordamos na introdução, um líder precisa saber lidar com os momentos de crise, principalmente no atual cenário que estamos vivendo. Veja abaixo alguns passos que devem ser seguidos por quem lidera:
- Não deixar que preferências pessoais prevaleçam sobre o comportamento mais indicado para o momento de crise;
- Lembrar-se do principal propósito e razão daquilo que faz, enxergando o valor que agrega na sociedade;
- Ser transparente com a equipe;
- Pensar “fora da caixa” e estar aberto para a inovação;
- Ser ágil e resiliente;
- Atender as necessidades dos colaboradores e entender suas dificuldades;
- Valorizar ideias e opiniões da equipe;
- Não ser pessimista e não se colocar no papel de vítima.
Como escapar das armadilhas da liderança?
Quem ocupa cargos de comando no mundo corporativo precisa estar sempre atento às armadilhas da liderança, que podem definir o sucesso ou a ruína de um profissional. Precisando contar com a capacidade de reconhecer, motivar, influenciar e inspirar seus subordinados, os líderes têm a difícil tarefa de administrar equipes e propiciar um bom ambiente de trabalho para que a alta produtividade e o sucesso sejam alcançados pela empresa.
Responsáveis por essas importantes questões, os profissionais que comandam não podem cair nas mais comuns armadilhas da liderança, que incluem diversos fatores distintos. Conheça algumas abaixo e como escapar delas:
Não tenha falta de atenção
Uma das mais sérias armadilhas é a falta de atenção e cuidado com possíveis problemas; já que, uma de suas competências mais importantes é, justamente, ter a capacidade de antecipar crises antes que a situação se apresente de fato.
Não deixe de lado ações de comando
Em busca de técnicas de gerenciamento, muitos líderes também acabam deixando de lado suas ações de comando para dar prioridade às regras e táticas consideradas eficientes; passando a seguir ao invés de liderar. Além de prejudicar a sua capacidade de influenciar funcionários, isso também pode abrir brechas para a falta de foco, interesse e execução de tarefas importantes por parte dos seus colaboradores subordinados – que, ao enxergar uma atuação pouco inspiradora do líder, tendem a seguir o seu exemplo e diminuir os níveis de esforço e produtividade.
Não se acomode com o funcionamento dos processos
Acomodar-se com o funcionamento de processos e tarefas que se apresentam de forma regular é outra grande armadilha para os líderes, que deixam de propor mudanças constantes e não se aproveitam de boas oportunidades de desenvolvimento – usando os recursos disponíveis de maneiras pouco inovadoras e proveitosas.
Não deixe de lado o desenvolvimento dos colaboradores
A falta de atenção no gerenciamento de funcionários e as possibilidades de desenvolvimento de talentos também afetam negativamente a atuação dos líderes, que perdem colaboradores e chances de crescimento em função de um comportamento que ignora a importância de fatores absolutamente necessários para o sucesso de qualquer corporação.
Quais são os desafios da liderança no Home Office?
Veja abaixo quais são os desafios da liderança no home office e como enfrentá-los:
1. Integrar novos colaboradores
Como integrar novos colaboradores à distância? Sim, essa é a dúvida de muitos líderes. Afinal, esse momento inicial é fundamental para os resultados que um funcionário irá oferecer e como ele irá se desempenhar na empresa. Portanto, as dicas são:
- Dê todas as instruções necessárias (jornada de trabalho, sistemas utilizados, comunicação, etc.);
- Disponibilize um kit home office com tudo o que for necessário para o trabalho, como cadeira de escritório, computador, elementos de papelaria, etc.;
- Realize treinamentos online sempre que for necessário, inclusive o de cultura organizacional.
2. Manter o relacionamento interpessoal
Manter o relacionamento interpessoal à distância também é um grande desafio. Isso porque uma das bases era justamente as relações presenciais. As dicas são:
- Ter uma comunicação entre a equipe clara, eficiente e sem ruídos por meio de ferramentas já determinadas pelo RH;
- Potencializar os feedbacks;
- Formalizar uma política de home office eficiente;
- Incentivar a comunicação entre colaboradores e equipes utilizando ferramentas de reunião online.
3. Motivar e engajar a equipe
Se ações estratégicas não forem utilizadas no home office, os colaboradores podem ficar desmotivados, o que prejudica no engajamento de toda equipe. Consequentemente, os resultados e produtividade dos negócios também sofrem impactos negativos. Por isso, é importante estar sempre reforçando os propósitos, valores e cultura da empresa. Além disso, fazer reuniões online constantes, ouvir mais os colaboradores e dar incentivos são práticas que irão auxiliar neste processo.
4. Promover interação
Promover interação de forma online pode parecer um pouco complicado. No entanto, algumas práticas podem tornar isso viável:
- Realizar rodas de discussão online para o compartilhamento do conhecimento;
- Promover sessão de jogos online, happy hours virtuais, rodas de bate-papo;
- Elaborar eventos temáticos adaptados ao modelo remoto com a ajuda de ferramentas online;
- Disponibilizar um espaço virtual para que os funcionários possam compartilhar boas notícias, reflexões ou até mesmo histórias engraçadas.
5. Controlar a produtividade e entrega
No home office, muitos gestores têm dificuldade para confiar em sua equipe por ela não estar no mesmo ambiente de trabalho e não estar sendo supervisionada por outras pessoas. Apesar de não ser possível ter alguém controlando toda a jornada de trabalho do colaborador, há como tomar algumas medidas e utilizar ferramentas para fazer esse controle de forma online:
- Esteja presente e sempre em contato com o colaborador. Contudo, lembre-se de não exagerar. Essa ação precisa de equilíbrio para que os funcionários não sintam que há desconfiança;
- Verifique a produtividade através de reuniões constantes;
- Peça relatórios;
- Estabeleça uma cultura de transparência;
- Utilize ferramentas que auxiliam no gerenciamento de equipes (Asana, Slack, Zoom, etc.) e para controlar o tempo de trabalho (Timely, When I Work, RescueTime, etc.). Também é possível utilizar um controle de ponto digital;
6. Acompanhar a evolução dos colaboradores
Acompanhar a evolução e o desempenho dos colaboradores também é um fator essencial na rotina de qualquer empresa. Para realizar esta tarefa no home office, é preciso estabelecer metas coletivas e individuais nas funções de cada um e fazer um acompanhamento deste progresso utilizando as plataformas que citamos no tópico anterior. Além disso, você também pode fazer as seguintes perguntas a sua equipe:
- Quais foram as principais realizações dos últimos meses?
- Quais foram os principais desafios? E os aprendizados?
- Do que você mais se orgulha de ter feito?
- Quais novas competências você adquiriu? E quais você desenvolverá?
- Que novas ideias surgiram?
- O que poderíamos priorizar dado o que aconteceu?
- Há áreas que você deseja explorar?
Agora que você já sabe como enfrentar os desafios da liderança no home office, você pode conhecer mais algumas ações e estratégias para engajar sua equipe. É só baixar o nosso ebook gratuito!