O perfil do trabalhador dos dias de hoje muda de forma constante e, cada vez mais, a qualidade de vida e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional são fatores buscados pelos que desejam alcançar níveis altos de satisfação no mercado de trabalho.
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No entanto, o dia-a-dia atarefado de quem atua no cenário atual pode acabar impedindo que os profissionais se deem conta do excesso de trabalho até que isso começa a afetar, de fato, a sua vida. Para que este não seja o seu caso, entenda melhor o que é e porque buscar esse equilíbrio. Além disso, temos uma lista especial com 9 formas de promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje, confira!
O que é equilíbrio entre vida pessoal e profissional?
A harmonia dentro e fora do trabalho é muito importante para o desenvolvimento profissional. Não apenas um ambiente de trabalho motivador e estruturado, é importante saber como equilibrá-lo a vida pessoal. A concepção de equilíbrio pode ser diferente para cada pessoa, mas existem 3 pilares que precisam ser fortalecidos e viver em harmonia:
- Saúde;
- Família;
- Relacionamentos.
Se pudéssemos definir o que é esse equilíbrio poderíamos dizer que: o equilíbrio entre vida pessoal e profissional depende diretamente da harmonia desses três pilares. Ou seja, se a sua saúde está boa, você separa um momento do seu dia para ficar com a família e os seus relacionamentos pessoais e profissionais estão em perfeita sintonia, certamente você encontrou o equilíbrio. Caso, contrário, precisa correr atrás disso!
Consequências da falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Sem equilíbrio é impossível ser bem-sucedido nas duas áreas da vida. A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar grandes danos físicos e psicológicos. Além disso, esse desequilíbrio influi problemas em um dos dois extremos: pessoal ou profissional.
A vontade de construir uma boa vida financeira e a paixão pelo trabalho não podem tomar frente a saúde e qualidade de vida. Algumas consequências podem ser permanentes, por isso, é importante tratar a raiz do problema no início e evitar o agravamento.
Problemas Psicológicos
Transtornos mentais são cada vez mais comuns nos locais de trabalho. Afastamento por doença é cada vez mais recorrente. Estresse, depressão e síndrome de burnout são algumas das doenças decorrentes do excesso de tarefas ou de pressão no trabalho. Elas Impactam não apenas a vida profissional, mas a pessoal também. Além disso, podem incapacitar o profissional, ocasionando afastamento.
Problemas nas relações familiares e sociais
O desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar rupturas nas relações amorosas, com familiares e de amizade. A falta de tempo investido pode afetar as relações e causar ou agravar um quadro de depressão.
Problemas físicos e doenças no corpo
Os problemas físicos como: dor na lombar, tendinite, dores de cabeça e musculares, são alguns dos principais sintomas do desequilíbrio entre vida pessoal e profissional. Esses sintomas são muito comuns em pessoas que atuam em escritórios, ou que trabalham em serviços mais braçais e repetitivas.
Queda na produtividade
A falta de equilíbrio também pode afetar o trabalho. Isso mesmo, o excesso de trabalho leva à: queda nos resultados, limitação das habilidades criativas, dificuldade de raciocínio, entre outros. Pois o cansaço e apatia afeta a capacidade de realizar as tarefas com dedicação e excelência.
A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar danos dos dois lado, e afetar também a saúde física e mental. Mas, o que fazer para ter a harmonia necessário entre os dois extremos? Confira as dicas que separamos para você!
9 dicas para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional
Fique por dentro de dicas valiosas para ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional e conquistar cada vez mais satisfação no trabalho!
1- Esqueça o trabalho no fim-de-semana
Levar tarefa para casa, estender demais o horário de trabalho ou até mesmo trabalhar nos fins de semana são ações corriqueiras para quem vive em desequilíbrio. Trocar momentos de lazer e descanso por algumas horas a mais no trabalho pode parecer nocivo, mas pode causar grandes problemas no decorrer do tempo. Por isso, fuja dos problemas de trabalho durante o seu tempo livre, e deixe para consumir seu tempo com tarefas profissionais no seu dia-a-dia de trabalho.
2- Preencha seu tempo livre com atos significantes
O planejamento está tão presente na vida profissional que muitas vezes esquecemos de aplicá-lo na vida pessoal também. Mas, esse é um grande erro. Para alguns é tão difícil tirar um tempo livre que quando acontece ficam sem saber como aproveitá-lo. Por isso, o segredo é: Planeje-se para ocupar seu tempo com que realmente tem valor e lhe dá prazer. Isso pode ajudar a aliviar todos os problemas físicos e psicológicos, além de ser revigorante.
3- Não descuide da sua saúde
O primeiro passo do desequilíbrio é dedicar horas a tarefas e atividades sem considerar o corpo e mente. As idas ao médico acabam ficando cada vez mais escassas e a saúde cada vez mais comprometida. Para retomar o equilíbrio é importante fazer um check-ups periodicamente e não deixar que o trabalho atrapalhe seus cuidados com a saúde.
4- Fique longe de pessoas negativas e pessimistas demais
O estresse é o grande causador de muitos problemas emocionais e físicos e surge com maior potencialidade quando há desequilíbrio. Por isso, é importante dar valor ao que realmente importa e abstrair muitas coisas que acontecem no dia-a-dia. Para isso, evite o negativismo de outras pessoas que podem lhe causar estresse desnecessário.
5- Aproveite sua própria companhia
Passar tempo com outras pessoas é um grande passo para uma vida equilibrada, mas ter momentos de reflexão e aproveitar a própria companhia também é muito importante. Esse exercício ajuda não apenas a equilibrar, mas também impacta diretamente na saúde mental. Então, descubra o que lhe faz feliz e passe algum tempo sozinho com seus pensamentos e planos.
6- Reserve tempo para suas relações
Dedicar tempo às pessoas que nos cercam é extremamente necessário. Buscar ter momentos ao lado de amigos e familiares é importante para evitar o agravamento de doenças psicológicas. Além disso, dedicar-se ao relacionamento afetivo é uma excelente forma de dividir os problemas e compartilhar momentos felizes. Por isso, nunca descuide de amigos, família e relacionamentos afetivos em função do trabalho.
7- Conheça lugares diferentes
Quem não gosta de viajar? Os momentos de lazer e descontração que a viagem proporciona são essenciais para o corpo e mente. Além disso, conhecer lugares novos e ter momentos com pessoas que gosta pode ajudar a restaurar as energias. Por isso, viaje e conheça novos lugares do mundo que lhe tragam cultura, satisfação e experiência.
8- Estimule sua capacidade de aprendizado
Pode parecer contraditório, pois no trabalho estamos sempre desenvolvendo o aprendizado. Mas, aqui é importante focar em aprender coisas novas, que não estejam relacionadas a vida profissional. Dedique parte do seu tempo para aprender novidades que lhe estimulem de forma prazerosa – seja em aulas de dança, línguas ou até com palavras-cruzadas.
9- Divirta-se
É possível se divertir no trabalho? Claro que sim! O equilíbrio entre vida pessoal e profissional começa exatamente nesse ponto. Quando perdemos a alegria no trabalho é sinal de que há algo errado, por isso, divertir-se é tão importante e é o ponto inicial da busca por equilíbrio. Não apenas no trabalho é importante: sair com os amigos, passear com a família e dar boas risadas na companhia de pessoas queridas para ter bem-estar na vida.
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