A presença de uma equipe multidisciplinar é um fator valioso na constituição de qualquer companhia, de qualquer porte ou nicho. Afinal, contar com times internos para as mais diversas funções, mais do que garantir a eficiência dos processos, também reduz custos operacionais e assegura a padronização das atividades.
Veja, por exemplo, os dados da área da saúde: uma publicação na New Science, da Revista Aracê, aponta impactos relevantes e positivos oriundos da aplicação de equipes multidisciplinares. Como resultado, aliás, o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 391 milhões, especialmente para constituir times com profissionais de diferentes setores e categorias.
Ou seja, não faltam evidências de que especialistas diversos, com conhecimentos específicos em suas respectivas áreas, refletem resultados positivos e estratégicos. E você, gestor, pode — e deve! — aplicar essa metodologia no seu negócio.
Se você deseja saber mais sobre equipe multidisciplinar, gestão de equipes e trabalho colaborativo, continue a leitura! Hoje, vamos te ensinar tudo o que há de mais importante sobre o tema.
Principais aprendizados deste conteúdo
- Compreensão do que é uma equipe multidisciplinar e das diferenças para os modelos interdisciplinar e transdisciplinar.
- Identificação dos principais benefícios das equipes multidisciplinares, como diversidade de perspectivas, inovação, visão sistêmica e produtividade.
- Entendimento dos critérios para formar uma equipe multidisciplinar equilibrada, considerando habilidades complementares, experiência, autonomia e desenvolvimento contínuo.
- Conhecimento das práticas essenciais para gerenciar equipes diversas, incluindo definição de objetivos, comunicação clara, gestão de conflitos e uso de ferramentas de apoio.
O que é uma equipe multidisciplinar?
Uma equipe multidisciplinar consiste em um time formado por diversos tipos de profissionais, de múltiplas áreas. Cada indivíduo apresenta diferentes formações, conhecimentos, perfis comportamentais, habilidades técnicas, soft skills, experiências e perspectivas. O diferencial é que, embora as pessoas tenham especializações diversas, todas atuam em conjunto, em prol do objetivo da companhia.
Ao formar um time com essa característica, o RH (recursos humanos) visa conquistar as metas da organização por meio da complementaridade de competências de forma mais rápida e eficiente, utilizando soluções abrangentes e inovadoras.
Basicamente, trata-se de unir pessoas que se complementam, para alcançar um mesmo propósito guiado em direção aos resultados que o negócio pretende atingir.
Quais as diferenças entre equipe interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar?
O que mais diferencia esses três tipos de equipes é o grau de integração entre os conhecimentos das pessoas e as formas de interação em busca dos objetivos.
- Equipes interdisciplinares integram conhecimentos de diversos âmbitos de maneira coordenada, com mais interação. Como exemplo, imagine designers, profissionais de UX (experiência do usuário) e marketing em ação para redesenhar uma jornada do cliente mais eficaz;
- As equipes multidisciplinares têm profissionais de diferentes setores, com baixa interação entre um setor e outro. Por exemplo, uma pessoa da área de vendas, outra do financeiro e outra do atendimento ao cliente, que atuam separadamente, mas com o mesmo escopo: garantir uma boa experiência ao consumidor;
- Já as equipes transdisciplinares vão além das fronteiras de conhecimento e criam uma nova lógica de atuação com saberes acadêmicos, práticos e populares, com interação contínua. Um exemplo é a construção de equipes com engenheiros, comunicadores e designers, mas com participação de membros da sociedade e clientes para a construção de práticas mais sustentáveis para a empresa.
Veja um resumo no quadro a seguir:
| Tipo de Equipe | Grau de Integração | Autonomia Profissional | Foco Principal |
| Multidisciplinar | Baixo | Alta | Especialização |
| Interdisciplinar | Médio | Compartilhada | Integração de conhecimentos |
| Transdisciplinar | Alto | Coletiva/Horizontal | Cocriação e superação das fronteiras |
Ao construir e monitorar esses tipos de equipe de trabalho, você é capaz de avaliar aspectos valiosos, tanto da organização quanto das pessoas. Assim, é mais fácil traçar Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) que reforçam e recompensam boas atitudes profissionais.
Baixe o modelo de PDI e facilite a evolução de bons talentos.
Quais os benefícios das equipes multidisciplinares no trabalho colaborativo?
Basta entender o que é equipe multidisciplinar para perceber a sua importância em prol do desempenho e competitividade de um negócio. Ao considerar este modelo na sua gestão de RH, você pode obter uma série de benefícios. Os principais são:
- diversidade de ideias e soluções mediante a combinação de perspectivas distintas e uma ampla variedade de métodos, ferramentas e técnicas adaptáveis;
- soluções inovadoras por meio do trabalho conjunto entre mentes diversas, com formas de atuação e criatividade diferentes;
- aprendizado entre os membros, uma vez que, enquanto uma pessoa apresenta soluções baseadas em sua área, ela introduz novas formas de atuação para os demais;
- visão sistêmica do todo, afinal, algo que você não detectou é apresentado por outra pessoa, ou seja, todos os aspectos do negócio passam por um crivo mais assertivo e detalhado;
- mais produtividade, uma vez que a colaboração eficaz e a utilização plena das habilidades de cada membro resultam em uma equipe mais produtiva;
- melhora no engajamento da equipe e na retenção de talentos, graças ao ambiente colaborativo e diversificado.
Como formar os melhores tipos de equipe de trabalho?
Após conhecer as vantagens das equipes multidisciplinares, é hora de saber como montá-las. O primeiro passo, claro, é identificar quem faz o que. Porém, não basta designar papéis e tarefas. A construção de times envolve estratégias, planejamento e, claro, olhar crítico por parte da gestão.
Por este motivo, para garantir um time equilibrado e produtivo, considere também as seguintes dicas no momento de estruturá-lo:
- busque pessoas com habilidades complementares: a variedade de competências cria uma sinergia que permite abordar desafios de maneira mais completa;
- equilibre a experiência na equipe: mesclar membros experientes com aqueles que trazem uma perspectiva mais fresca favorece a inovação e o aprendizado mútuo;
- incentive a autonomia e o senso de liderança: assim, você distribui a carga de gerenciamento e promove um ambiente de responsabilidade compartilhada;
- priorize talentos que se adaptam: a flexibilidade é vital em ambientes dinâmicos, para que o time se ajuste rapidamente a novos desafios e circunstâncias;
- faça avaliações de desempenho periódicas: obtenha insights sobre o que funciona (ou não) e quais os pontos de melhoria para a estrutura do time;
- promova o desenvolvimento contínuo: com treinamentos, feedbacks e outras iniciativas que ajudam a aprimorar as habilidades individuais e coletivas da equipe.
Como montar e fazer uma boa gestão de equipes?
O segredo para uma equipe multidisciplinar cooperativa e eficiente está na gestão. Lidar com a diversidade de perfis, mesmo que voltada aos objetivos em comum, exige conhecimento técnico por parte do RH para garantir que as competências complementares sejam, de fato, positivas.
Para te ajudar a lidar com a colaboração entre áreas, veja nossas dicas.
Defina objetivos compartilhados
Estabeleça metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo. Alinhe os objetivos estratégicos e certifique-se de que todas as pessoas envolvidas entendem seus respectivos papéis na conquista do resultado.
Promova uma comunicação transparente e frequente
Crie canais para trocas diárias e escute ativamente o que as pessoas falam. Incentive feedbacks multidirecionais e evite ruídos, assim, o alinhamento é constante, especialmente em equipes híbridas ou remotas.
Aproveite talentos individuais
Reconheça os pontos fortes de cada indivíduo e atribua tarefas conforme suas habilidades; estimule o desenvolvimento contínuo, promova treinamentos e valorize a diversidade de experiências.
Incentive a colaboração sem apagar a autonomia
Promova um ambiente em que pessoas cooperem com base em regras, mas também tenham espaço e liberdade para decisões estratégicas. Estabeleça responsabilidades bem definidas, mas permita a flexibilidade para inovação sempre que possível.
Gerencie conflitos de forma construtiva
Não ignore as tensões — conflitos são normais, especialmente em equipes multidisciplinares, com formas diferentes de pensar e agir. Em vez de criticar ou punir, intervenha com imparcialidade e busque o diálogo. Estabelecer regras de convivência e códigos de conduta também é sempre útil.
Use ferramentas de apoio à gestão
Gerenciar times é uma tarefa complexa, que, quando feita manualmente, pode gerar erros, atrasos ou percepções equivocadas. Portanto, invista em soluções digitais que reforcem a gestão de tarefas, comunicação, avaliação de desempenho e, claro, o engajamento das equipes.
Confie em quem entende do assunto
Se você leu até aqui, provavelmente a pergunta agora é “certo, como eu faço para gerenciar uma equipe multidisciplinar de forma eficaz?” e, claro, nós temos a resposta: conheça a Convenia!
Chega de investir em inúmeras plataformas quando, com um sistema único, a Convenia te ajuda a:
- centralizar as decisões de RH;
- automatizar tarefas;
- gerenciar processos de seleção, admissão e desligamento;
- avaliar indivíduos e equipes;
- organizar benefícios e direitos trabalhistas;
- desenvolver PDI.
São inúmeras possibilidades em um software 100% completo, fácil de usar e integrável com ferramentas como Slack, Google Drive e sistemas de gestão de processos.
Chega de apostar nas chances do seu negócio: desenvolva pessoas de verdade com a Convenia.
FAQ
1. Qual a diferença entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar?
A diferença está no nível de interação entre as equipes. Enquanto nos times multidisciplinares cada pessoa age conforme os escopos específicos de sua função, nos interdisciplinares pessoas de áreas diversas atuam em conjunto e de modo coordenado.
2. Quando vale a pena montar uma equipe multidisciplinar?
Vale a pena investir nesse tipo de equipe quando o objetivo exige olhares especializados de diferentes áreas, mas não uma atuação integrada durante todo o escopo. É ideal em situações em que a complexidade demanda experiências diversificadas, mas permite que cada pessoa contribua de forma independente.
3. Quais são os principais desafios da equipe multidisciplinar?
Os principais desafios são:
falta de integração entre os setores;
problemas na comunicação;
falta de alinhamento;
choques culturais e profissionais;
gestão de tempo.
Essas questões podem ser superadas por meio de uma boa gestão das equipes.