Como People Analytics pode otimizar a minha gestão de pessoas?

Convidados da Convenia
Gestão estratégica de RH
  6 min. de leitura

Atualmente a tecnologia se encontra presente em todos os âmbitos da nossa vida, seja pessoal como profissional. Ela auxilia na forma em que desempenhamos nosso trabalho e nossa comunicação. Otimiza as entregas das demandas e consegue tirar do nosso dia a dia, o trabalho manual que requer muito tempo.

Além de auxiliar nesses quesitos, a tecnologia tem facilitado a forma como as empresas realizam a sua gestão de pessoas. Por meio dela, benefícios como a melhoria do ambiente de trabalho, produtividade, divulgação da cultura e muitos outros, tem se desenvolvido cada vez mais. 

People Analytics é uma das principais metodologias utilizadas por empresas para tornar a gestão de pessoas ainda mais eficaz. Sabemos que gerir pessoas é um tarefa que requer muito tempo, conhecimento e dados sobre o principal valor da empresa, o capital humano. Por meio da análise do comportamento dos colaboradores, o RH consegue realizar processos efetivos que geram retornos muito maiores. 

Compartilhar de metodologias e tecnologias sobre como otimizar a gestão de pessoas da organização é uma tendência. Por isso, neste texto, iremos mostrar como a metodologia do People Analytics pode otimizar a gestão de pessoas da sua empresa. Boa leitura! 

O que é People Analytics? 

Essa metodologia é utilizada com o objetivo de nutrir os gestores e o RH com dados sobre as características comportamentais dos colaboradores de uma organização. Esse sistema, gera informações específicas de como tornar a gestão de pessoas e as tomadas de decisão mais estratégicas e inteligentes. 

Por meio do uso do People Analytics, funcionários tendem a se sentir mais motivados pela valorização de suas características comportamentais. Com isso, a produtividade aumenta e o turnover reduz. A metodologia permite uma análise aprofundada de como cada funcionário se engajará e se envolverá cada vez mais com a empresa. 

É possível também, identificar possíveis conflitos que possam tornar o ambiente menos harmônico, e por meio dos dados, compreender o que pode estar causando essa situação e como revertê-la. O RH e os gestores terão em mãos, motivos de baixa produtividade, causas de absenteísmo e presenteísmo. 

Lembrando que todos esses dados são provenientes do Big Data. Ou seja, o responsável pelo People Analytics deverá reunir todos os dados analisados e adicionar o Big Data, no qual essa coleta se encontrará mais organizada, sendo possível realizar um trabalho sob eles.

Como o People Analytics pode otimizar minha gestão de pessoas?

Após a coleta de todos os dados e informações fornecidas pelo people analytics sobre os colaboradores, o RH deverá repassar para os líderes e gestores como se encontra cada funcionário, e dessa forma, eles poderão encontrar soluções para problemas ou formas de desenvolvê-los. 

A metodologia cruzará esses dados para gerar resultados conclusivos e dará uma visão geral de como se encontra a empresa. Gerando informações precisas sobre os funcionários para compreender seu comportamento, competências e características que influenciam na sua jornada de trabalho. 

Com os dados em mãos, gestores conseguirão entender quais estratégias devem ser tomadas para que seus colaboradores possam se tornar cada vez mais competentes, reduzir conflitos, desmotivação, aproveitamento, energia e muito mais. Citaremos alguns dos pontos principais beneficiados pela implementação do People Analytics:

Recrutamento e seleção  

A partir da coleta e análise de dados, sejam elas técnicas e comportamentais, será possível selecionar candidatos que se adaptam mais precisamente aos cargos em aptidões tanto curriculares quanto comportamentais. A partir da comparação comportamental com o cargo, o recrutador identificará a capacidade de adaptação do candidato a vaga e se suas competências são coerentes com as que a vaga demanda. 

Dessa forma, o RH saberá, no processo seletivo com people analytics, os candidatos que se assemelham aos ideais e valores da empresa. Tornando sua adaptação e entrada na empresa bem mais valiosa e harmônica. 

Retenção de Talentos

Com base nos dados dos colaboradores, o RH e os gestores analisam o desempenho de cada um e realizam uma avaliação dos resultados e entregas. Essa avaliação permite identificar momentos em que alguma equipe necessita de liderança ou se algum colaborador pode ser remanejado ou promovido.  

O RH, a partir disso, pode reter talentos ou prever situações em que um colaborador pode prejudicar o ambiente e torná-lo menos harmônico. Poderá assim, tomar decisões que podem gerar mudanças na empresa e nas equipes. 

Engajamento e motivação

A partir do momento em que o RH realiza um processo seletivo no qual ele identifica se o colaborador tem seus valores e ideais similares aos da empresa, é importante que seus gestores treinem e desenvolvam tais colaboradores. 

Durante este processo, o RH e os gestores poderão identificar como cada um está se sentindo, se estão engajados ou motivados. Todas essas informações são encontradas a partir dos resultados entregues pela metodologia e pelo mapeamento comportamental. 

Compreendendo os fatores que motivam os colaboradores a permanecerem na empresa, será possível aumentar o engajamento com mudanças e ações motivacionais relacionadas às características e desempenho de cada um. 

Estrutura organizacional e de equipes

Com a metodologia, será possível organizar cada cargo baseado em suas tarefas e demandas. Com isso a estrutura organizacional fica mais alinhada com a estratégia do negócio.

Assim como a estrutura, as equipes também se tornam mais organizadas. O RH saberá qual demanda aplicar, designar para cada colaborador ou equipe, baseadas em suas habilidades.

Com isso, podemos notar o tanto que a metodologia do People Analytics impacta de forma positiva a gestão de pessoas das empresas. Entender dados do comportamento do colaboradores é um fator necessário para que a gestão de pessoas seja realmente eficaz. Sem esse estudo, o RH não terá dados exatos de como engajar e motivar colaboradores, resolver conflitos que afetam o clima organizacional, atrair e selecionar candidatos que se adaptam e seguem valores e ideais similares aos da empresa. 

Entender como o People analytics pode otimizar a gestão de pessoas é um pequeno passo para dar início a um processo de aplicação. É preciso estudar a fundo e pesquisar como a sua empresa pode implementar essa metodologia internamente para ajudar em seus processos. 

Muitos utilizam softwares de RH com People Analytics para auxiliar nos processos e automatizar o desempenho das tarefas e análises de dados. Existem mapeamentos comportamentais que são designados a compreender e captar as competências de cada colaborador para que o RH saiba o que deve ser trabalhado. Leia agora sobre perfil comportamental e people analytics e como gerar melhores resultados no RH.

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental. 

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!