De forma geral, o plano de cargos e salários é um descritivo de cada posição de trabalho que existe em uma organização e do salário correspondente a ela. Ele garante isonomia entre empregados e atua como um instrumento importante de gestão, tanto para a área de Finanças como de Recursos Humanos.
Os seus funcionários andam desmotivados ou reclamando do modo como a empresa está organizada internamente? É possível que a sua instituição precise de uma reestruturação, que pode ser feita com um plano de cargos e salários.
Neste texto, você entenderá o que é esse documento, quais os seus benefícios e os principais erros cometidos por empresas durante o processo. Além disso, você também terá acesso a um passo a passo explicando como montar uma estrutura personalizada para a sua empresa. Continue a leitura e informe-se! 💜
O que é e como funciona o plano de cargos e salários?
Plano de cargos e salários nada mais é do que uma política que define as funções presentes em uma organização, suas características e respectiva remuneração.
Seu principal objetivo é organizar o quadro de colaboradores, garantindo salários equilibrados e compatíveis com o mercado, além de definir critérios para cada talento conseguir evoluir na escala de hierarquia do negócio.
Ao ter clareza sobre como funciona o plano de cargos, cada colaborador consegue entender melhor qual a sua função na empresa, recebendo um salário justo pelas tarefas que executa.
Com isso, não corre o risco de pessoas com o mesmo cargo receberem valores diferentes, além de fazer com que todo o processo de hierarquia organizacional, bem como a questão de pagamento, seja mostrado de forma transparente aos interessados.
Qual a diferença de plano de cargos e salários e plano de carreira?
Por serem conceitos relacionados e muitas vezes confundidos, muitos profissionais ainda não têm clareza sobre qual a diferença entre plano de carreira e plano de cargos e salários. Veja o que cada um significa:
- Plano de cargos e salários: focado na própria organização, ele permite definir quais as funções que existem dentro dela. Isso inclui as definições dos cargos, suas faixas de salário e as competências exigidas para que as pessoas os ocupem;
- Plano de carreira: aqui o foco está nos colaboradores. A função é esclarecer o caminho que cada profissional pode seguir para crescer na empresa, bem como as competências exigidas e as expectativas a serem atendidas em cada posição.
Portanto, o plano de cargos e salários estabelece a estrutura hierárquica de uma organização. Já o plano de carreira foca no desenvolvimento profissional individual.
Quais os benefícios de estruturar?
Um dos principais benefícios de se criar um plano de cargos e salários é fazer uma estruturação completa das remunerações e hierarquia organizacional. Confira, abaixo, outras vantagens proporcionadas:
Mais clareza no processo seletivo
Garantir uma descrição mais precisa das funções favorece a busca por novos funcionários, assegurando que estes tenham os requisitos principais para o cargo. Essa abordagem evita a rotatividade de pessoal e permite escolher as pessoas que se adaptam melhor à proposta da empresa toda.
Da mesma forma, os candidatos conseguem entender as expectativas e oportunidades de crescimento, tornando o processo seletivo mais transparente e atraente.
Retenção de talentos
Quando colaboradores altamente qualificados e engajados não recebem compensação justa e perspectivas de promoção, surgem oportunidades em outras empresas, aumentando o risco de perda desse talento.
Um plano estruturado de cargos e salários, pautado na equidade salarial e no progresso claro, torna-se essencial para a retenção desses profissionais.
Gestão de carreira
O plano de cargos e salários propõe que as remunerações sejam definidas com base no mercado de trabalho, no segmento de atuação e com a sua importância na instituição.
Nesse contexto, a empresa também estrutura o planejamento e a gestão de carreira, que fornece um guia para o desenvolvimento profissional, que ainda impulsiona crescimento interno e aumenta sua remuneração.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe também é fortalecido por essa organização, já que cada um contará com as suas funções bem definidas, conseguindo trabalhar melhor em equipe, atuando em conjunto com as pessoas certas.
Com responsabilidades delineadas, as equipes atuam de maneira mais eficiente, aproveitando o potencial de cada membro e respeitando a hierarquia de atividades.
Previsão de recursos
A estruturação do plano de cargos e salários oferece à empresa uma visão clara dos custos associados à força de trabalho. Isso permite projeções financeiras precisas, antecipando gastos com remuneração e benefícios.
O planejamento orçamentário torna-se mais eficiente, preparando o negócio para alocar recursos de maneira precisa e evitar surpresas financeiras.
Promove a transparência
A transparência é fundamental para o engajamento e satisfação dos colaboradores. Um plano de cargos e salários estabelece critérios claros para avaliação de desempenho, promoções e remuneração.
Isso cria um ambiente de trabalho mais justo, onde os talentos compreendem as bases nas quais suas contribuições são reconhecidas. E ainda fortalece os laços entre a empresa e sua equipe. O resultado também é um clima organizacional mais saudável.
Quais os benefícios para o colaborador?
Sabendo quais as vantagens em ter um plano de cargos e salários, tenha em mente que essa ferramenta também proporciona benefícios significativos para os colaboradores. Os principais são:
- Maior engajamento: proporciona uma compreensão clara de suas funções e responsabilidades, criando um senso de propósito. Saber como as contribuições impactam na estrutura da empresa aumenta o engajamento, pois os talentos percebem o valor de seu trabalho para o sucesso coletivo;
- Alinhamento de expectativas e metas: ao estabelecer uma estrutura que vincula cargos a salários e metas de desempenho, o plano ajuda os colaboradores a alinhar suas expectativas com as da organização. Assim, o desenvolvimento de objetivos individuais fica em sintonia com os da empresa;
- Desenvolvimento profissional favorecido: fornece uma trilha clara para o crescimento na carreira, identificando oportunidades de desenvolvimento profissional. As pessoas têm clareza dos requisitos para avançar na empresa, tendo incentivo para buscar aprimoramento de habilidades e conhecimentos em prol de suas metas;
- Clareza para promoção e progressão: com critérios objetivos para promoção e progressão de carreira, o plano oferece transparência. Todos compreendem os passos necessários para avançar, eliminando incertezas e promovendo um ambiente onde o mérito e o esforço são recompensados de maneira justa;
- Motivação e satisfação: ao perceberem que seu desempenho e dedicação são reconhecidos e recompensados de maneira consistente, os colaboradores encontram motivação. A satisfação aumenta à medida que as expectativas são atendidas e superadas, contribuindo para um ambiente de trabalho mais produtivo.
Como fazer um bom plano de cargos e salários?
Agora que você entendeu o que é o plano de cargos e salários e quais os seus benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, é hora de colocar a mão na massa e começar a fazer a estruturação. Confira o passo a passo a seguir!
Análise e descrição dos cargos
A primeira ação para elaborar um plano de cargos e salários é fazer uma pesquisa profunda sobre a estrutura atual da empresa:
- Quais as funções existentes;
- Quem está ocupando essas vagas;
- Qual será o reajuste salarial, pesquisa salarial, política salarial, para entender a realidade do mercado, entre outras informações.
É importante desenvolver um modelo de transição do plano anual para o novo, assim ninguém se prejudica com as mudanças. Outro ponto que precisa ser definido envolve quais serão as atribuições de cada um e como será organizada a questão hierárquica. A avaliação das promoções ou bonificações dos colaboradores também requer atenção.
Além das alterações provocadas pelo mercado, reconhecer e recompensar os colaboradores após períodos de dedicação ou grandes conquistas não só otimiza a motivação, mas também aprimora significativamente o desempenho.
Para entender qual o salário ideal que um funcionário deve receber, é preciso considerar:
- Atividades e horas de trabalho;
- Qualificação acadêmica;
- Experiência na área;
- Valor que outras empresas estão pagando pelo mesmo perfil de colaborador.
Não esqueça de adicionar a esse valor os benefícios que serão ofertados, como vale-transporte e alimentação, seguro de vida, plano de saúde, entre outros. Verificar se a oferta permitirá com que ele tenha uma boa qualidade de vida e clima organizacional também é relevante.
Pesquisa e análise salarial
A pesquisa salarial é uma estratégia para determinar o quão competitivos são os salários pagos pela sua empresa em relação ao restante do segmento. Para isso, é necessário realizar análises de mercado e compará-las às remunerações praticadas internamente.
Junto das informações coletadas na etapa anterior, essa pesquisa dará base à elaboração de toda a estrutura salarial do seu negócio.
O foco é alinhar as particularidades e o grau de importância de cada cargo à sua média salarial externa. Assim, é possível criar remunerações que sejam, ao mesmo tempo, competitivas, justas e dentro da realidade financeira da organização.
Elaborar a política do plano de cargos e salários
Com todas as informações anteriores devidamente adquiridas, é hora de colocar no papel como se dará a estruturação do plano de cargos e salários. O documento seja guardado e mantido em arquivo digital, permitindo que possa ser acessado a qualquer momento.
É necessário que todas as informações sejam repassadas de forma clara, principalmente o que deve ser feito para ganhar uma promoção ou bonificação. As funções de cada colaborador devem estar bem explicadas para não existir acúmulo ou desvio de função, orientando melhor os novos e antigos funcionários no seu dia a dia.
Assegurar que os gestores estarão envolvidos durante o processo é essencial, mesmo que a elaboração do plano esteja sob sua responsabilidade e resulte em aprimoramentos no departamento pessoal.
Os gestores desempenham um importante papel na consolidação de cargos e na verificação da conformidade das ações tomadas com o porte e os objetivos atuais da instituição.
Criar a hierarquia de cargos e construir o organograma empresarial
O próximo passo de como fazer um plano de cargos e salários é estipular a hierarquia entre as funções e estruturá-las em um organograma.
Para criar uma hierarquia de cargos eficiente, identifique as funções específicas de cada posição e atribua responsabilidades de maneira progressiva. Comece pelos cargos de base e avance para posições mais seniores, estabelecendo uma clara linha de progressão.
Ao construir o organograma, represente visualmente a estrutura hierárquica, destacando os diversos níveis e a relação entre os diferentes cargos.
Essa etapa não apenas delineia a estrutura organizacional. Ela também serve como base para a comunicação interna eficaz, promovendo um ambiente de trabalho transparente e orientado para o crescimento profissional.
Definir as etapas para a promoção de carreira
Na sequência, estabeleça as etapas para a promoção de carreira, implicando em criar critérios claros e transparentes para a progressão dos colaboradores na empresa.
Defina os requisitos necessários para um profissional ser considerado elegível para promoção. Isso pode incluir a aquisição de novas habilidades, experiência acumulada, desempenho consistente, entre outros critérios.
Certifique-se de que essas etapas sejam comunicadas de maneira eficaz. O foco é garantir que os colaboradores compreendam as oportunidades de avanço em suas carreiras e se sintam motivados a alcançá-las.
Fazer a divulgação do novo plano
Com o documento pronto e revisado, deve-se fazer a divulgação da reformulação do plano de cargo e salário, além de permitir que todos possam acessá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Poderão surgir dúvidas sobre a nova organização, que deverão ser respondidas pelos idealizadores dos documentos. Algumas sugestões e feedbacks também podem aparecer, e para melhorar ainda mais a organização e participação dos colaboradores na empresa, é interessante ouvir as mudanças propostas e avaliar a sua implementação.
Além dos atuais funcionários, novos contratados e pessoas que estejam em processo de seleção também precisam ficar cientes desse arquivo, já que a descrição da sua função, bem como o seu salário, são partes determinantes para a aceitação da vaga.
Principais erros e problemas na determinação dos planos
Algumas empresas cometem erros ou omitem informações em seus planos, o que pode acarretar na má reputação entre os atuais e futuros funcionários, que poderão escolher outras instituições para trabalhar.
Por isso, confira a seguir alguns dos erros e problemas que podem acontecer durante e após a estruturação de um plano de cargos e salários, além do que fazer para evitá-los e deixar a sua empresa mais atrativa.
Oferecer salário incompatível
Um salário não pode ser estipulado apenas pelo bom senso do gestor: é preciso fazer diversas pesquisas para entender a faixa salarial do mercado. Também é preciso considerar as atividades que lhe serão atribuídas, bem como o nível acadêmico e prático desse funcionário.
Ofereça um salário justo, caso contrário, o colaborador não se sentirá motivado a trabalhar melhor e “vestir a camisa da empresa”. Em muitos casos, ainda existe a rotatividade de pessoal, que acaba buscando oportunidades com melhor remuneração.
Criar cargos sem a devida demanda
É comum que alguns gestores fiquem animados com um possível desenvolvimento da empresa e iniciem o processo de abertura de vagas em diferentes setores (ou em algum específico). Entretanto, tenha cautela e abra apenas quando existe demanda real para aquela função.
Lembre-se que uma contratação envolve diversos custos de um funcionário, além de tomar um bom tempo da equipe de Relações Humanas (ou do próprio gestor que ficará encarregado de fazer a triagem de currículos e entrevista com candidatos).
Caso ainda ache necessário abrir candidaturas, certifique-se de ter detalhado as funções, salário e a hierarquia na empresa. Assim, eles conhecerão melhor como a sua instituição é estruturada e decidirão se vale a pena continuar no processo seletivo.
Ignorar custos referentes a contratações
Conforme já mencionado, a adição de novas pessoas no quadro de funcionários na empresa resulta em mais custos para a instituição. É preciso definir corretamente quanto cada colaborador custará (incluindo salário bruto e líquido).
Outros valores também precisam ser colocados no papel, como o retorno sobre investimento com cada nova contratação, e os custos indiretos de um processo seletivo, como a contratação de um setor especializado terceirizado.
Não criar um plano de carreira
Tanto os novos quanto os antigos funcionários precisam ter um plano de carreira bem estruturado dentro da sua empresa. Muitos colaboradores que chegam, principalmente em cargos menores, buscam oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Por isso, ter um plano de carreira para cada funcionário mostra a preocupação do negócio em promover um ambiente desafiador, mas compensador, o que trará aumento de produtividade e maior participação de todos os envolvidos.
Ainda, é uma forma de mostrar como o funcionário poderá avançar na hierarquia da empresa (o tempo que ficará em cada etapa e as atividades que devem ser prestadas em cada cargo), conforme traga resultados e seja engajado com suas atividades.
Ter um pensamento apenas de curto prazo
Os resultados ganhos com um plano de cargos e salários não é imediato: poderá levar um certo tempo até que toda a estruturação esteja bem difundida na empresa, além da percepção das suas vantagens.
Por isso, tenha paciência e use-o como um aliado para a organização e expansão do seu negócio todo. Com o crescimento dos seus funcionários, os resultados obtidos na sua instituição serão gradativamente maiores, criando um ambiente em que todos saem ganhando.