5 dicas sobre retenção de talentos

Marcelo Furtado
Employer Branding
  3 min. de leitura

Confira dicas especiais sobre a retenção de talentos vindas de quem entende do assunto

A retenção de talentos é uma preocupação constante para quem atua no setor de recursos humanos de qualquer empresa, e saber como valorizar e reconhecer profissionais talentosos é algo essencial para mantê-los como parte do quadro de funcionários da organização.

Com isso em mente, a ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos reuniu algumas dicas especiais sobre a retenção de talentos, oferecendo dados importantes para quem já conseguiu encontrar colaboradores de alto valor e produtividade e deseja torná-los parte da empresa por tempo indeterminado. Confira:

  1. Cuide bem dos talentos que atraiu
    O desejo por remunerações maiores e a frustração em relação a planos de carreira que não se concretizam são alguns dos pontos que mais fazem talentos buscarem o desligamento de uma empresa. Por isso, é fundamental que o RH esteja bem informado em relação às ambições de seus talentos, evitando que esse tipo de problema resulte na perda de profissionais de grande valor.
  2. Atualize salários quando for necessário
    Conforme explicado no item anterior, a remuneração é um aspecto decisivo para a retenção de talentos, e é preciso lembrar que desembolsar um pouco mais com um profissional de destaque é muito mais vantajoso do que substituí-lo.
  3. Mantenha um bom clima organizacional
    Este é outro aspecto de absoluta importância para a satisfação de um profissional, e é dever da empresa promover um ambiente agradável de trabalho e com o mínimo de conflitos possível para aumentar as chances de reter talentos.
  4. Priorize a educação corporativa
    O desenvolvimento de uma estratégia de educação corporativa que conte com planos de carreira de longo prazo e investimentos previamente definidos nos talentos é fundamental para que a retenção seja possível. Funcionários ‘perdidos’ em relação as possibilidades de evolução na profissão tendem a desenvolver altos níveis de insatisfação.
  5. Incentive o aprendizado dos profissionais
    A capacitação é outro fator importante para quem se destaca como profissional e almeja uma carreira de sucesso. Por isso, os investimentos no aprendizado e no aperfeiçoamento nunca são perdidos, e ainda aumentam a probabilidade de gerar grupos de talentos satisfeitos e fiéis à empresa.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!