Rotatividade de funcionários: Como diminuí-la no setor varejista

Tempo de leitura: 6 minutos

A rotatividade de funcionários é um problema que atinge todas as empresas. No entanto, essa questão é especialmente crítica no setor varejista, principalmente quando se trata de integrantes da equipe de vendas vencedora. Isso porque, a saída de um membro pode impactar negativamente toda uma estratégia traçada com base em metas coletivas.

Não importa o número de lojas que você possua, a perda de funcionários não é apenas um inconveniente, ela ataca seus resultados em várias frentes:

  • Desperdiçando o dinheiro gasto no processo de contratação;
  • Perdendo o dinheiro e tempo gasto em treinamento;
  • Custando vendas, com entrada de novos colaboradores que ainda não possuem o DNA da empresa;
  • Custando clientes que criam vínculos maiores com o vendedor do que com a marca.

Todos esses problemas consomem seus dois recursos mais preciosos – tempo e dinheiro. Manter e maximizar as receitas exige a manutenção da sua força de vendas experiente e a maximização do retorno do seu investimento nelas.

Evite a perda de talentos no setor varejista, confira algumas dicas para reduzir a rotatividade de funcionários!

Como reduzir a rotatividade de funcionários no varejo?

Confira algumas dicas infalíveis para combater a rotatividade de funcionários no setor varejista e aumentar a retenção de talentos!

1- Tudo começa com uma excelente gestão de RH

Para reter talentos em uma empresa, o primeiro passo é criar um ambiente de trabalho que seja acolhedor, prazeroso e justo. Isso inclui, dentre outras coisas, um ambiente organizacional que:

  • Valorize as diferenças e considere as individualidades;
  • Crie uma identificação da marca com o colaborador;
  • Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento;
  • Possua comunicação aberta e efetiva;
  • Recompense os esforços;
  • Estimule o trabalho em equipe.

Esses são apenas alguns pontos que devem ser observados pelo departamento de RH e que são efetivos na redução da rotatividade de funcionários. 

Um colaborador que se sente feliz e bem recompensado e com expectativas de crescimento em seu ambiente de trabalho, dificilmente irá procurar novas oportunidades.

Dessa forma, o RH deve estar sempre presente na vida do colaborador, estabelecendo um canal de comunicação que seja efetivo para detectar atritos, frustrações e demandas de cada funcionário.

2- Planos de remuneração competitivo

A remuneração é um dos fatores que mais pesam quando o funcionário se depara com uma nova oportunidade de trabalho. Por isso, as empresas que desejam diminuir o seu turnover precisam oferecer um plano de remuneração competitivo.

E isso envolve muito mais do que altos salários. Segundo estudo feito pela seguradora Zurich em parceria com a Universidade de Oxford, 67% dos brasileiros preferem benefícios de proteção à renda, como seguros de vida e invalidez, a salários maiores.

Além desses benefícios, é interessante incluir no seu plano de remuneração algumas variáveis que recompensem um bom desempenho, tais como bônus, gratificações, participação nos resultados, comissão, etc. 

O importante é fazer com que os colaboradores se sintam recompensados por seus esforços. Muitas vezes, é interessante realizar pesquisas internas para descobrir como eles se sentem em relação ao seu plano de remuneração e avaliar a necessidade de efetuar mudanças para se adequar às expectativas.

3- Treinamentos 

Investir em treinamentos é uma boa forma de qualificar sua força de trabalho e, ao mesmo tempo, mantê-los motivados. Ao perceber que a organização preza pelo desenvolvimento de suas habilidades, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados e até mesmo gratos pela empresa.

Além disso, os treinamentos são investimentos de retorno imediato. Ao aprender novas técnicas, como utilizar novas ferramentas ou novas habilidades, os funcionários passam a empregar os novos conhecimentos simultaneamente nas suas atividades diárias. Isso leva a empresa a atingir melhores resultados, aumentar a produtividade e a reduzir custos.

4- Alinhamento de expectativas

Frustrações profissionais são outros motivos entre os principais que causam a rotatividade de funcionários. Por isso, as empresas do varejo precisam ter planos de carreira claros e objetivos, que devem ser apresentados a cada colaborador antes mesmo de sua contratação.

Também é importante que o RH questione os candidatos sobre suas pretensões profissionais, a fim de identificar se os objetivos pessoais estão alinhados com o que a empresa pode oferecer.

Isso inclui tanto objetivos de desenvolvimento de carreira quanto expectativas salariais. Não adianta contratar um colaborador com muita experiência e com as qualidades requeridas se sua pretensão salarial estiver acima do que a empresa possa pagar. Embora o candidato possa aceitar a vaga no primeiro momento, a chance de ele abandonar o barco quando surgir uma oferta maior é muito grande.

5- Gestores capacitados

A redução da rotatividade de funcionários, muitas vezes, depende de uma gestão adequada. Assim, é preciso garantir que os gestores sejam capazes de administrar conflitos, motivar as equipes, identificar pontos fracos e fortes de cada colaborador, comunicar objetivos e metas de forma clara e objetiva, etc.

Um gestor mal capacitado pode desmotivar uma equipe e levar a uma debandada geral. Por isso, as empresas precisam trabalhar no desenvolvimento de lideranças, a fim de garantir que todos tenham uma formação adequada para lidar com pessoas em um ambiente de trabalho.

6- Ferramentas tecnológicas adequadas

Até agora, falamos de diversos pontos que dependem, principalmente, de um modelo de gestão eficaz. Para que isso seja possível de ser implementado, é essencial contar com ferramentas adequadas que possibilitem a execução de tarefas de RH e de gestão.

O cálculo correto da folha de pagamento, comissões e bonificações, por exemplo, é um fator primordial para evitar atritos e garantir a satisfação dos colaboradores.

Da mesma forma, utilizar uma solução de departamento pessoal para programar treinamentos, gerir o processo de recrutamento e seleção, etc. faz-se necessário para alcançar maior eficiência, controle e acompanhamento.

Nesse sentido, o Convenia é um ótimo exemplo de solução que agrega todas as ferramentas necessárias para ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários no varejo. Ele permite a automação de diversas tarefas-chave, aumenta a produtividade diária, o poder de gestão e diminui significativamente o número de erros. Todos esses fatores permitem a construção de um RH mais estratégico e alinhado às tendências de mercado e às necessidades dos colaboradores.

Com o Convenia você tem uma série de soluções em RH integradas para suas necessidades, tais como Departamento Pessoal, Folha de Pagamento, Benefícios Corporativos e Clube de Vantagens. Todas essas ferramentas contribuem para uma gestão RH muito mais eficiente, o que se traduz em colaboradores muito mais satisfeitos.

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Sobre  autor: 

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