Saiba como executar a gestão de equipes de forma certeira e poder tirar proveito de grupos de trabalho com alta eficiência

Saiba como executar a gestão de equipes de forma certeira e poder tirar proveito de grupos de trabalho com alta eficiência

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Ser um bom líder e atuar de maneira eficiente na gestão de equipes é um grande desafio para os executivos que ocupam cargos de comando dentro de uma empresa, e é fundamental saber como agir em relação aos subordinados para que a atuação destes seja, também, eficaz e produtiva.

Acreditando não haver mistérios na liderança, muitos gerentes acabam cometendo erros óbvios de atuação ao lidar com a gestão de equipes – acabando com a motivação de seus funcionários e, consequentemente, com os níveis de produção do grupo como um todo.

No entanto, mantendo alguns conceitos básicos em mente, é possível liderar equipes de colaboradores de forma clara e com a geração de bons resultados – bastando, para isso, que alguns tipos de atitude sejam deixados completamente de lado no dia-a-dia de trabalho. Confira, a seguir, os dez segredos para gerir com excelência:

  1. Não esqueça que os funcionários são seres humanos
    Criar vínculos, escutar os funcionários e manter a comunicação aberta são fatores essenciais para evitar tratar os colaboradores como máquinas.
  2. Evite a arrogância a qualquer custo
    Uma postura de ‘dono da verdade’ não traz bons frutos, e é importante saber ouvir as opiniões dos subordinados.
  3. Execute o planejamento com atenção
    Estratégias de curto e longo prazo devem ser estabelecidas com atenção no gerenciamento de qualquer grupo ou projeto.
  4. Esquematize um plano de feedbacks
    Dar um retorno objetivo e claro aos seus colaboradores é fundamental para manter ou aumentar a produtividade e o bom trabalho da equipe.
  5. Delegar é fundamental
    O desapego pelo controle total também se destaca; já que, a capacidade de delegar é um grande pilar na atuação de qualquer líder.
  6. Separe o profissional do pessoal
    É preciso pestar atenção para não ultrapassar os limites que separam o profissional do pessoal.
  7. Selecione bem os seus colaboradores
    A atenção na hora da seleção profissional pode contar muitos pontos no futuro.
  8. Preste atenção na comunicação
    Manter uma comunicação clara, aberta e sem ruídos (mesmo que de uma forma mais informal) é de suma importância para o bom desempenho da equipe.
  9. Respeite as diferenças
    Preconceitos e intolerâncias devem ficar da porta para fora no ambiente empresarial.
  10. Amenize os conflitos
    Resolver ou amenizar os conflitos entre os componentes de um grupo profissional é essencial para evitar problemas ainda maiores (e que tragam prejuízos ou danos para a empresa) no futuro.

Imagem: reprodução

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Equipe Convenia

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