Abordados e cobiçados como nunca no mercado de trabalho atual, os millennials (ou profissionais da geração Y) têm seu perfil investigado com afinco pelos recrutadores do mercado; buscando as melhores formas de atraí-los e retê-los. No entanto, os objetivos profissionais dos millennials são bastante diversificados e, conforme já aponta a ‘definição’ desse grupo, sempre focados em uma vida satisfeita e com equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A geração Millennials é uma pauta constante no mercado de trabalho atual e, devido a suas qualificações e características – diferentes e, de certa forma, mais modernas que as das gerações que a antecederam – se torna a mais querida e cobiçada entre os profissionais do setor de recursos humanos. Este cenário (que tem a nova geração de trabalhadores no ponto de foco) tem motivos de sobra para estar da forma atual, incluindo razões que incluem desde a agilidade e forma inovadora de pensar destes novos profissionais até a colaboração que eles podem trazer para ambientes em que a maneira tradicional de trabalho é a principal.
Interados com todas as novidades tecnológicas de maneira natural, os Millennials tem domínio sobre mídias sociais e as mais diversas ferramentas da atualidade, podendo tanto comandar projetos que tenham esse tipo de gadget como base e, ainda, ajudar a força de trabalho de gerações anteriores no entendimento desse tipo de tecnologia e no seu uso de maneira mais eficaz.
Embora haja uma crença por parte do mercado mais tradicional de que os Millenials não aceitem bem a sua posição de subordinados, esse mito fica sem força quando se aborda o quesito excelência. Os trabalhadores dessa geração tanto admiram quanto buscam se espelhar em profissionais nos quais percebam qualidades como verdade e sucesso e, por terem uma capacidade mais aguçada para notar superficialidade e fingimento no ambiente corporativo, a própria crença que faz desta uma geração “rebelde” pode, na realidade, ser uma vantagem a mais para as empresas que contam com pessoas deste perfil em suas equipes.
Descrentes em relação ao que a mídia de massa anuncia, os Millennials têm nas ferramentas da internet uma das suas formas e fontes favoritas de pesquisa, informação e interação. Portanto, não é difícil concluir que a melhor maneira de atrair este tipo de talento para sua empresa é, também, por meio dos mais novos gadgets tecnológicos.
A internet e suas formas mais inovadoras de contato são considerados, hoje, uma base que serve tanto para o recrutamento quanto para a retenção de talentos dessa geração – já que pequenas ações (como um reconhecimento por meio de um “like” em uma comunidade virtual de trabalho) já pode ser de grande valor par a geração Millennials; que necessitam de motivação e são os elementos ideais para fazer parte de processos de decisão de grandes empresas, tendo em vista que a opinião deles é, também, a de grande parte da força de consumo nos dias de hoje.
Quem são os millennials?
Os millennials, ou geração Y, englobam o grupo de pessoas nascidas nas proximidades da virada do século 20 para o 21, entre os anos de 1981 a 1995. Portanto, estão atualmente na faixa média dos 27 aos 41 anos. Atualmente, são os profissionais que estão liderando equipes ou se preparando para a liderança de equipes.
Essa geração também é conhecida como os “nativos digitais”, pois cresceram junto com o desenvolvimento de tecnologias inteligentes, dispositivos eletrônicos e das redes sociais. Para atender as expectativas desses jovens profissionais, as empresas estão remodelando os seus processos.
De acordo com o estudo “Millennial & Gen Z Survey 2021”, produzido pela Deloitte, revela que os millenials e a geração Z canalizam suas energias para ações com propósito — com mais envolvimento nas questões públicas, alinhamento de gastos, escolhas de carreira que reflitam seus valores — com o objetivo de trazer mudanças em questões sociais que consideram mais importantes.
Gerações no mercado de trabalho
No geral, as equipes das empresas atuais são compostas por 4 gerações. São elas:
- Baby boomer – profissionais nascidos entre os anos de 1940 e 1960. Essas pessoas tendem a ser mais conservadoras, gostarem de estabilidade no emprego, desejam uma carreira linear e valorizam a fidelidade a empresa;
- Geração X – são os nascidos entre as décadas de 1960 e 1980. Essa geração tem traços da anterior, como o perfil conservador. Porém, são mais flexíveis quanto a remodelagem de processos empresariais e não tão fiéis a uma organização;
- Millennials ou Y – esses nasceram entre as décadas de 1990 e 2000. Suas características estão sendo abordadas neste artigo;
- Geração Z – essa geração se confunde um pouco com a millennial. Como ponto de demarcação, podemos apontar os que estão com idade próxima dos 25 anos. Sua principal característica é a disrupção, ou seja, a inovação à frente da tradição. Um exemplo típico da personalidade “Z” é visto na cultura interna das startups.
Millennials nas empresas – principais características de atuação
Se pudéssemos reunir todas as características da geração millennial em um único pacote, ficaria assim:
- Soft skills – espírito de equipe, pensamento estratégico e consciência inovadora;
- Modelo de trabalho – flexível, tecnológico, saudável, integrado e inclusivo;
- Valores – sustentabilidade, empatia e companheirismo;
- Desejos – desenvolvimento profissional, carreira desafiadora, diálogo próximo com gestores e colegas de trabalho, além de uma boa experiência de emprego.
Ainda sobre o estudo da Deloitte, foi ressaltado no conteúdo que as coisas nunca voltarão a ser como eram antes da pandemia do Covid-19. Nas mãos dos jovens está a oportunidade de criarem um mundo diferente e melhor.
Podemos dizer que, nas mãos das empresas, está a oportunidade de entenderem e ajudarem esses profissionais nessa jornada.
Para ter uma ideia ainda melhor do tipo de benefício e estilo de vida que entra nos principais objetivos profissionais dos millenials atuantes no mercado, um estudo foi realizado a pedido da revista EXAME, com os jovens da geração Y em 23 países; destacando os desejos destes novos profissionais e, com isso, dando dicas importantes para os atuantes de recursos humanos que buscam recrutar e reter os talentos desse grupo com unhas e dentes. Confira, a seguir, os principais sonhos de carreira de millenials do Brasil e dos Estados Unidos:
Brasil
- Ter qualidade de vida 58,66%
- Ter estabilidade e segurança no emprego 43,50%
- Trabalhar para uma causa que acredita ou fazer um bem ‘maior’ 36,65%
- Inovar ou ser um empreendedor 35,65%
- Ter uma carreira internacional 30,72%
- Ser desafiado competitivamente ou intelectualmente 30,26%
- Liderar ou atuar na gestão de pessoas 27,06%
- Ser um especialista técnico 13,78%
- Ter uma carreira com independência e autonomia 12,51%
Estados Unidos
- Ter qualidade de vida 61,72%
- Ter estabilidade e segurança no emprego 57,28%
- Trabalhar para uma causa que acredita ou fazer um bem ‘maior’ 48,74%
- Ser desafiado competitivamente ou intelectualmente 33,76%
- Liderar ou atuar na gestão de pessoas 25,83%
- Inovar ou ser um empreendedor 23,31%
- Ter uma carreira internacional 16,51%
- Ter uma carreira com independência e autonomia 11,65%
- Ser um especialista técnico 9,26%