Ter uma visão ampla e fiel sobre o desenvolvimento de um negócio é essencial para que o gestor possa tomar decisões. Por isso, o relatório de RH é um documento que deve ser valorizado e elaborado com atenção.
Apesar da apresentação de relatórios ser uma prática comum nas empresas, existem alguns meios de tornar esse momento ainda mais produtivo, com a otimização desses documentos.
Neste texto, vamos mostrar porque o relatório de RH é importante e como é possível torná-lo mais estratégico para a gestão. Continue a leitura e confira!
Entenda os benefícios do relatório de RH
Monitorar a saúde de uma organização é uma das principais funcionalidades dos relatórios. Neles, estão métricas concretas que mostram se houve avanço, perdas e instabilidades durante um período na empresa.
O relatório de RH tem um valor especial, justamente por tratar dos assuntos inerentes ao capital humano. Se houver problemas graves nesse setor, dificilmente a corporação vai caminhar bem em outras áreas.
Veja, a seguir, alguns dos benefícios de investir em relatórios mais sólidos e completos para a área de Recursos Humanos.
Ajudar a traçar objetivos
A partir da observação das métricas colocadas nesses documentos, gestores podem tomar decisões e aprimorar processos. Sendo assim, quanto melhor a qualidade das informações apresentadas, mais eficazes e estratégicas serão as mudanças implementadas.
Estabelecer indicadores
Os dados também levam à criação de indicadores que sirvam como base para acompanhar o desenvolvimento de alguma área específica. Os indicadores de desempenho do RH incluem:
- turnover;
- absenteísmo;
- satisfação dos colaboradores;
- custo por funcionário;
- ROI de treinamentos, entre outros.
Organizar as informações
Elaborar um relatório consistente também é um modo de organizar informações relevantes para a empresa. Junto a isso, os relatórios gerenciais acabam criando um histórico de desempenho que forma uma linha do tempo do desenvolvimento do negócio. Esses documentos podem ser arquivados e comparados ao longo dos anos.
Descubra como tornar o relatório de RH mais estratégicos
Para montar um relatório de RH que seja efetivo em seu propósito, não basta apenas recolher métricas geradas pelo sistema e colocá-las em uma apresentação. Existem métodos que podem transformar esse tipo de documento, tornando-o mais estratégico.
Veja, a seguir, quais são as ações que você pode adotar para melhorar os relatórios de Recursos Humanos em sua organização.
1. Estabelecer propósitos claros
Antes de selecionar dados e montar uma apresentação, é importante estabelecer um objetivo claro para o relatório. Assim, é mais fácil pontuar fatores de relevância para o compartilhamento e favorecer a tomada de decisões embasada.
Exemplificando, um relatório de RH pode abordar apenas uma área de atuação, como o recrutamento ou a rotatividade. Ele também pode fazer um apanhado de todas as áreas durante um mês ou semestre.
2. Usar ferramentas de automação
Todo RH moderno conta com um software de gestão que automatiza processos e otimiza a rotina dos profissionais do setor. Mas outra vantagem desse tipo de ferramenta é o armazenamento de dados.
Também entendemos que nem toda empresa ou setor de RH está preparado para implementar tecnologias no setor, ainda utilizando planilhas de indicadores que servem como apoio para o negócio.
No entanto, considerando a quantidade de informações que o sistema administra, ele é uma fonte ágil e segura para a obtenção dos dados que serão usados no relatório de RH. São números relacionados à frequência, ao desempenho, à rotatividade e à satisfação dos funcionários dentro da empresa.
Usar esses dados gerados com automação reduz o índice de erros e aumenta a confiabilidade frente ao executivo.
3. Selecionar informações relevantes
Outra estratégia para elaboração de relatórios é a seleção de informações que sejam verdadeiramente relevantes para o momento. Com isso, é preciso entender o propósito do documento para, a partir daí, coletar os dados.
Ter isso em mente otimiza o tempo de produção e de apresentação. Afinal, um relatório não tem fim em si mesmo, mas é apenas um canal para a tomada de melhores decisões.
4. Fazer comparações
Uma abordagem interessante para adotar em relatórios de RH é a comparação com meses e anos anteriores. À medida que os dados vão se acumulando e a empresa se desenvolve, a riqueza de informações disponíveis aumenta e isso se torna um instrumento valioso para a gestão de recursos humanos.
Ao fazer comparações com períodos anteriores, é possível demonstrar de forma clara quais foram os avanços proporcionados pelas iniciativas implementadas pelo RH.
Em casos negativos na comparação, os dados são estratégicos para pensar quais ações não estão obtendo o resultado esperado, gerando, assim, ideias de melhoria.
5. Adotar uma linguagem acessível
Ao trabalhar com métricas e dados complexos, é preciso ter atenção na hora de apresentá-los ao público. Por vezes, as informações precisam ser “traduzidas” para que tenham sentido prático para os gestores. Do contrário, são apenas números sem poder de gerar ações posteriores.
Adotar uma linguagem acessível também é importante para poder compartilhar os resultados do RH com o restante dos profissionais da empresa.
Essa ação é uma maneira de engajar funcionários e deixá-los a par das iniciativas de cuidado do capital humano que a gestão adota. Sendo assim, as informações precisam ser entendidas por todos os níveis hierárquicos.
6. Montar uma apresentação dinâmica
Outra forma de melhorar um relatório de RH é apresentar as informações de maneira dinâmica e diferenciada. Além da linguagem usada, é possível adotar ferramentas como gráficos, imagens, tabelas e infográficos.
Para montar uma apresentação dinâmica, é interessante organizá-la em partes, criar uma introdução, deixar claro o objetivo e escrever uma conclusão.
Esses fatores vão contribuir para uma melhor compreensão das informações que foram recolhidas e expostas ali. Quanto melhor for o entendimento, maiores serão as chances de aqueles dados motivarem novas ideias de desenvolvimento e inovação na empresa.
O relatório de RH não é apenas um compromisso de prestação de contas entre a gestão de pessoas e o executivo. Ele é um documento valioso, que pode motivar as mais diversas ações de cuidado com o capital humano da organização.
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