04 modelos de feedback inovadores para turbinar o engajamento do time 

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  7 min. de leitura

Quer aumentar a produtividade da sua equipe, reduzir a rotatividade e criar um ambiente de trabalho mais positivo? A resposta pode estar em suas mãos, mais precisamente, na forma como você aplica cada modelo de feedback no RH.

Podemos dizer que o feedback é o combustível que impulsiona o crescimento e a motivação profissional. Quando bem aplicado, ele transforma colaboradores em verdadeiros parceiros no sucesso da sua empresa.

Mas, por que seu desenvolvimento é tão importante? O que não pode faltar em um feedback para funcionários? Quais os principais modelos de feedback e exemplos de sua aplicação? Explore todos os detalhes a seguir. 😉

Qual a importância do feedback para os funcionários?

O feedback é um componente fundamental para a satisfação dos colaboradores e para o sucesso organizacional. Para começar, quando os talentos sentem que suas opiniões são valorizadas e que estão recebendo feedback construtivo, eles têm 4,6 vezes mais chances de melhorar seu desempenho, segundo a Salesforce.

Esse envolvimento ativo é vital para criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo. Seguindo essa lógica, a falta de feedback pode ter um impacto negativo significativo. Aproximadamente 24% dos funcionários considerariam deixar seus empregos se não recebessem feedback suficiente de seus superiores, como aponta a Globe Newswire. 

A falta de comunicação clara e consistente pode levar a uma sensação de desvalorização e desmotivação, afetando a retenção e o engajamento.

Por outro lado, receber feedback preciso e regular é associado a um maior sentimento de realização no trabalho. Tanto que cerca de 68% dos empregados que o recebem de forma consistente relatam estar mais satisfeitos e realizados em suas funções, de acordo com dados da Clutch.

Isso ocorre porque o feedback ajuda os funcionários a entender melhor suas áreas de melhoria e fortalece a percepção de progresso.

A conexão entre feedback e motivação é ainda mais clara em talentos altamente engajados. Quase 95% deles sentem que seu feedback é levado a sério, reforçando seu compromisso e satisfação no trabalho, segundo a Bonusly. 

Além disso, 60% dos trabalhadores desejam receber feedback com maior frequência, seja diaria ou semanalmente, como revela a HR Dive.

De fato, 43% dos funcionários altamente engajados já recebem feedback pelo menos uma vez por semana, como apontam dados divulgados em uma matéria da Forbes.

Portanto, proporcionar um feedback contínuo não só melhora o desempenho, mas também aumenta a satisfação e a retenção dos funcionários, criando um ambiente de trabalho mais eficaz e harmonioso.

Duas mulheres conversando felizes

O que um bom modelo de feedback deve ter?

Antes de conhecer os principais exemplos de feedback para colaboradores, é importante estar atento a alguns elementos indispensáveis para o seu sucesso, independentemente do tipo de formato adotado. São eles: 

Preze por feedbacks autênticos e bem intencionados

Um modelo de feedback eficaz deve ser genuíno e sempre baseado na intenção de apoiar e desenvolver o colaborador. Evite comentários superficiais ou que mascarem a sua real intenção de aprimorar o colaborador, focando em informações que reflitam verdadeiramente a sua performance e contribuições. 

O objetivo é construir um relacionamento de confiança, onde o profissional percebe que o feedback é dado com o intuito de promover seu crescimento.

Adote uma comunicação humanizada, mas impessoal 

Embora todo modelo de feedback deva ser dado de maneira pessoal e empática, é essencial manter a objetividade e a imparcialidade. 

Use uma abordagem que demonstre compreensão e respeito pelas emoções do colaborador, mas baseie suas observações em fatos e evidências atreladas ao modo como o talento se comporta.

Nesse sentido, evite fazer julgamentos ou comparações pessoais. Foque no comportamento e nas ações específicas que precisam de ajuste ou reforço.

Tenha cuidado com o momento e com o contexto

O timing e o contexto também são importantes para que o modelo de feedback seja eficiente.

Escolha momentos apropriados para discutir questões de desempenho, preferencialmente em situações onde o colaborador esteja receptivo e o ambiente seja favorável para uma conversa produtiva. 

Considere o contexto em que o feedback será feito, para que seja compreendido de forma construtiva e não sofra impactos por fatores externos.

Seja claro e vá direto ao ponto

Feedbacks eficazes devem ser claros e objetivos. Evite rodeios e vá direto ao ponto, destacando comportamentos específicos e suas consequências. 

Inclusive, se você julgar necessário, utilize exemplos concretos para ilustrar suas observações. Da mesma forma, ofereça sugestões práticas quando for propor melhorias. 

A clareza evita mal-entendidos e permite que o colaborador compreenda exatamente o que é esperado e como pode melhorar seu desempenho.

Pratique o feedforward

Além de focar somente nas ações já realizadas via feedback, também é importante incorporar o feedforward em suas conversas.

Como o nome indica, ele é voltado para o futuro, oferecendo sugestões construtivas sobre como o colaborador pode melhorar e crescer em sua função, incentivando o aprendizado e a evolução contínua. 

4 modelos de feedback para engajar a equipe

Agora que você já sabe quais elementos devem estar presentes em todo modelo de feedback, chegou a hora de aplicá-los a diferentes contextos.

Abaixo, selecionamos 4 tipos de feedback positivo e exemplos bastante comuns nas culturas das organizações. Entenda a importância de cada e como escrever um feedback adequado, a partir de breves exemplos práticos: 

Para projetos

Fornecer feedback durante a execução de um projeto ajuda a manter a equipe motivada e focada, reforçando a colaboração. Ele permite identificar pontos fortes e de melhoria, além de ajustes para atingir os objetivos propostos.

Exemplo

“Notei que o planejamento inicial do projeto foi muito bem feito, e isso tem ajudado a manter as tarefas em dia. Uma sugestão para a próxima fase seria envolver mais o time nas decisões para aproveitar melhor as habilidades de cada um e garantir que todos estejam alinhados com as metas.”

Reuniões

Já o feedback positivo sobre o desempenho de um colaborador em reuniões faz toda a diferença para reconhecer e reforçar comportamentos que contribuem para a produtividade e a colaboração da equipe

Exemplo

“Gostaria de destacar o excelente trabalho que você fez na última reunião. Sua capacidade de sintetizar as informações e manter a equipe focada nos pontos principais foi fundamental para o sucesso da discussão. Continue assim, sua liderança tem feito uma grande diferença na eficácia dos nossos encontros.”

Horas extras

Trabalhar muitas vezes além do horário, pode indicar problemas na distribuição de tarefas ou na gestão do tempo, e um feedback pode ajudar a identificar essas questões e a adotar mudanças que melhorem a qualidade de vida do time.

Exemplo

“Notei que você tem feito muitas horas extras nas últimas semanas. Entendo que estamos em um período de alta demanda, mas quero garantir que você tenha um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Podemos discutir como redistribuir algumas tarefas ou ajustar os prazos para aliviar essa carga?”

Erro em uma tarefa

Dar feedback sobre erros é uma oportunidade para aprendizado e crescimento, transformando a situação em uma lição que permita ao colaborador desenvolver suas habilidades e evitar problemas semelhantes no futuro. 

Exemplo

“Notei que houve um equívoco na entrega da última tarefa, o que acabou impactando o cronograma. Todos cometemos erros, e o importante é aprender com eles. Vamos revisar juntos o processo para identificar onde houve o problema e discutir como podemos evitar que isso aconteça novamente.”

Anotou cada modelo de feedback? Então é hora de se aprofundar em como uma cultura de comunicação e elogio podem impulsionar a motivação e performance dos seus colaboradores! 

Centralizar os processos no mesmo lugar

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