Como o team building pode motivar a minha equipe?

Tempo de leitura: 6 minutos

A preocupação em arquitetar equipes de alto desempenho é cada vez maior, afinal, toda empresa depende dos seus talentos para alcançar grandes resultados. Logo, o team building é um tema de destaque. Grosso modo, consiste em uma série de atividades para melhorar as relações dentro da equipe e, portanto, seu desempenho.

Mas é preciso lembrar que a construção do time não é algo pontual, feito uma vez ou outra. É um processo diário, que depende da melhoria do diálogo, do alinhamento nas tarefas e de dinâmicas que promovam a interação entre seus funcionários. Nesse sentido, a construção da equipe pode ser vista como algo contínuo.

Para você, nós reunimos uma série de informações sobre o assunto. Hoje, vai entender o que é e como usar o team building, quais seus benefícios e como ele contribui para a motivação dentro da empresa. Boa leitura!

O que é e como usar o team building?

Sem pessoas, todo negócio é apenas uma entidade abstrata! É preciso de talentos com habilidades únicas e complementares, dispostos a trabalhar em equipe para alcançar um mesmo resultado. Todavia, promover o alinhamento nem sempre é fácil — especialmente quando não há um bom clima de trabalho.

Aqui, o team building é um ótimo método. Em tradução livre o nome significa “construção de equipe”, mas seu conceito é mais específico. Consiste em um conjunto de atividades para estreitar os laços de equipe.

As atividades variam bastante, mas comumente são desafios ao ar livre que promovem o senso de pertencimento — como esportes ativos, arvorismo, canoagem ou jogos em grupo. Mas também existem atividades que podem ser aplicadas dentro da empresa, por exemplo, dinâmicas ou peças de teatro.

Para iniciar, o primeiro passo é ter um objetivo claro. O que você busca? Gerar motivação, promover cumplicidade, otimizar o alinhamento, destacar a liderança… são muitas as possibilidades. Em seguida, é hora de analisar quais atividades melhor se adéquam ao objetivo e em qual lugar podem ser aplicadas.

Quais os principais benefícios envolvidos?

O primeiro e grande benefício é o senso de pertencimento, pois o team building “dá asas” ao espírito de equipe e permite que todos sintam-se parte de uma verdadeira família. Mas existem outras vantagens. Confira!

Aumenta a motivação diária

Por vezes, falta motivação aos talentos. As adversidades são tantas, que afetam diretamente o entusiasmo do time. Mas o problema não para por aí, afinal, gente desmotivada produz menos, se envolve em mais conflitos interpessoais e realiza o trabalho com pouca (ou nenhuma) qualidade.

Nesse sentido, o team building é uma ótima solução! Dinâmicas, esportes e atividades lúdicas agregam maior ânimo aos talentos, permitindo-lhes confrontar as adversidades diárias com entusiasmo. Até o nível de Felicidade Interna Bruta (FIB), um importante indicador-chave de desempenho, pode ser aumentado.

Promove bem-estar no trabalho

O estresse é conhecido como o mal do século. Muitos profissionais estão trabalhando no limite e correm o sério risco de desenvolver doenças físicas ou mentais. Isso contribui para maior absenteísmo, presenteísmo (quando o profissional só está com corpo presente no ambiente de trabalho) e rotatividade.

Por sua vez, a técnica de construção de equipes também contribui para promover bem-estar no trabalho. Os profissionais podem se relacionar melhor e, portanto, construir um clima agradável, lúcido e transparente. Além disso, melhora a relação líder-liderado — essencial à percepção de bem-estar na empresa.

Melhora a comunicação interna

Pela falta de senso de equipe, a comunicação interna é afetada. Quando colegas de trabalho deixam de dialogar, o alinhamento é afetado, e uma série de erros podem ocorrer. Além disso, a comunicação adequada é indispensável para inovar, atender bem o cliente e cumprir os processos diários.

O team building é uma ótima solução para a falta de diálogo. Ao longo das atividades, os profissionais serão obrigados a se comunicar para solucionar problemas e vencer desafios — e mais: poderão se conhecer melhor e criar laços mais estreitos. Tudo isso é refletido no expediente de trabalho, melhorando-o.

Otimiza a retenção de talentos

Encontrar e contratar profissionais talentosos é um desafio. Segundo pesquisa, em nível mundial, 38% dos empregadores têm dificuldades em encontrar mão de obra qualificada. Mas o desafio não para por aí. Ainda é preciso encontrar métodos para reter talentos e mantê-los por longo prazo no quadro de trabalho.

O que poucos sabem é que um dos principais motivos para a evasão de talentos é a falta de um bom relacionamento com os líderes e colegas de trabalho. Esse motivo é combatido frontalmente com o team building, afinal, as atividades permitem que os profissionais se conheçam e criem fortes vínculos.

Como a performance da empresa é afetada?

Como visto até aqui, o team building melhora a comunicação e o alinhamento, reduz o estresse e gera motivação. A questão é: como isso afeta a performance da empresa?

Os benefícios são muitos e podem ser vistos nos vários níveis e áreas do negócio. Um estudo da Sodexo mostra que um ambiente de bem-estar no trabalho, apenas um dos benefícios do team building, contribui para um aumento médio de 86% na produtividade e 70% na rentabilidade do negócio.

Também garante uma gestão de pessoas menos operacional e mais estratégica, afinal, todos os profissionais estarão mais envolvidos. Isso, claro, aumenta a competitividade do negócio! Segundo matéria da Harvard Business Review, empresas com boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior ao do mercado.

Ainda é possível destacar ganhos no atendimento ao cliente. Hoje, 86% dos clientes migram para a concorrência por conta do mau atendimento — reflexo de uma equipe desmotivada e desconexa. A construção do time faz com que cada talento comprometa-se pessoalmente com o melhor atendimento e atue para oferecer uma experiência única ao público-alvo.

Enfim, é fácil observar que o team building motiva a equipe de trabalho e gera melhores resultados à empresa e aos próprios profissionais. Mas, para aplicá-lo, é importante ter um objetivo claro (o que deseja com o team building?) e buscar por atividades que levem ao resultado desejado.

Gostou do nosso artigo? Já implementou ou tem interesse em alguma atividade de team building? Aproveite para compartilhar sua experiência ou dúvidas sobre o tema. Vamos lá!

Ebook: Como otimizar e automatizar a comunicação interna: O Guia completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *