Feedback Positivo: guia completo para profissionais de RH

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

O feedback positivo é uma ferramenta poderosa na gestão de pessoas, capaz de impulsionar o engajamento, a produtividade e a retenção de talentos. 

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, adotar meios eficazes para direcionar o desenvolvimento dos colaboradores e fazer com que eles se sintam reconhecidos neste processo, se tornou indispensável.

Quer conhecer as melhores práticas para tornar isso possível no seu RH? A seguir, entenda o que é feedback positivo, qual a importância, principais benefícios e como implementar com sucesso. 😉

O que é feedback positivo?

O termo “feedback”, em tradução livre, pode ser entendido como “retroalimentação”. Ou seja, trata-se do retorno de algo que foi realizado. 

No contexto organizacional, o feedback positivo é o reconhecimento de um trabalho bem feito, de uma atitude positiva ou de uma conquista alcançada. Trata-se basicamente de um elogio que visa reforçar comportamentos e resultados desejáveis.

Além disso, ele pode ser utilizado para incentivar o crescimento e o desenvolvimento pessoal, aumentar a autoconfiança e promover um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. 

Diferente do simples “bom trabalho”, o feedback positivo é mais específico, descrevendo o que a pessoa fez bem e o impacto que causou. Esse tipo de retorno contribui para a motivação, engajamento e desenvolvimento de cada talento. Por conta disso, é comum que essa troca ocorra entre líderes e liderados ou que parta do próprio RH.

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Qual a sua importância?

A importância do feedback positivo está principalmente na capacidade de melhorar os processos internos e aumentar o engajamento da equipe. Ao reconhecer e valorizar as contribuições dos colaboradores, eles se sentem motivados e comprometidos com o sucesso da empresa. Por sua vez, isso promove aumento da satisfação no trabalho e da produtividade.

Os gestores têm a oportunidade de estreitar as relações com os membros do time, fortalecendo os laços interpessoais e criando um senso de confiança e apoio mútuo. Por mais que os profissionais possam ter consciência de suas próprias ações e atitudes, é difícil para eles avaliar sozinhos o impacto delas e entender completamente o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. 

O feedback positivo garante uma perspectiva externa e objetiva, ajudando os talentos a avaliarem melhor sua postura e seus resultados. Mais que motivar o time, sua aplicação ajuda a reforçar comportamentos desejados e incentivar a busca por melhores resultados. 

Ao reconhecer e celebrar as conquistas individuais e coletivas, os gestores podem criar um clima organizacional positivo e inspirador, onde os indivíduos se sentem valorizados e incentivados a dar o seu melhor.

Inclusive, quando os profissionais se sentem valorizados pelo seu trabalho e incentivados a crescer, são mais propensos a permanecer na empresa e a contribuir para o seu sucesso. Dessa forma, a retenção de talentos também é impactada.

Benefícios do feedback positivo

Agora que você já sabe qual a importância de manter uma cultura de feedback positivo, também vale a pena conhecer os benefícios específicos que o RH pode agregar à empresa por meio dela. Os principais são: 

Aumenta a motivação

De acordo com uma pesquisa da Clutch, 68% dos colaboradores que recebem feedbacks consistentes se sentem realizados no trabalho. 

Evidentemente, o reconhecimento e a valorização impulsionam a motivação dos profissionais, que se sentem mais engajados e dedicados quando têm seus esforços reconhecidos, suas conquistas celebradas e seus pontos fortes desenvolvidos.

Estimula a autoconfiança

O feedback positivo também reforça a autoconfiança dos colaboradores, pois os ajuda a reconhecer e valorizar suas próprias habilidades e contribuições. 

Esse tipo de troca acaba criando um ciclo positivo na empresa, uma vez que a confiança faz com que os membros da equipe se sintam mais seguros para assumir novos desafios e se superar profissionalmente.

Melhora o clima organizacional

Quando há uma cultura de feedback presente, os colaboradores têm 91% mais chances de se empenharem na relação da empresa, segundo dados do The Talent Board

Ao promover o reconhecimento, a apreciação e o desenvolvimento individual e coletivo, o clima organizacional é significativamente beneficiado. Afinal, as pessoas se sentem mais valorizadas, à vontade para compartilhar ideias e com um maior senso de pertencimento. 

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Fomenta o autodesenvolvimento

O feedback positivo fornece informações valiosas sobre o desempenho do colaborador, ajudando-o a identificar seus pontos positivos e aspectos passíveis de melhoria. 

Isso o incentiva a buscar o autodesenvolvimento e aprimorar suas habilidades e competências. Assim, há uma relação de ganhos mútuos, já que o talento impulsiona seu crescimento profissional e também aumenta o valor que agrega à empresa.  

Impulsiona a produtividade

Estatísticas divulgadas pela Zippia apontam que 69% dos profissionais trabalham mais quando seus esforços são ativamente reconhecidos por meio de feedbacks. 

Colaboradores motivados, confiantes e com um bom clima organizacional tendem a ser mais produtivos. O feedback positivo contribui para a criação desse ambiente ideal, que se traduz em um aumento da eficiência e da qualidade do trabalho.

Estimula o trabalho em equipe

Esse recurso também pode ser considerado uma importante ferramenta para o trabalho em equipe. 

Ao reconhecer o valor da contribuição de cada membro, ele incentiva a colaboração e o respeito mútuo. Assim, fortalece o espírito de equipe e promove uma cultura de cooperação, onde os membros se apoiam mutuamente para alcançar objetivos comuns.

Diminui o turnover

Por fim, as organizações que investem na cultura de feedback positivo têm taxas de rotatividade quase 15% menores em relação às demais, de acordo com dados do Gallup

Colaboradores que se sentem valorizados e satisfeitos com o trabalho tendem a permanecer por mais tempo na empresa. Ou seja, o feedback contribui para a sua retenção, diminuindo o turnover e os custos associados à rotatividade, recrutamento e treinamento.

Exemplos práticos

Ciente da importância e dos benefícios, é válido ater-se a alguns exemplos de feedback positivo antes de conhecer as melhores práticas para aplicá-los. Confira alguns casos hipotéticos para desenvolver em situações comuns na sua empresa: 

Feedback por desempenho

Quando um colaborador cumpre com o que foi proposto, atinge bons resultados ou até mesmo supera as expectativas, é importante reconhecer seu desempenho e encorajá-lo ainda mais por meio de um feedback positivo. Veja um exemplo de como se comunicar nesses casos: 

“[nome do profissional], notei que você sempre se dedica ao máximo nas suas tarefas e, não por acaso, conquistou [o resultado em questão]. Quero te agradecer e parabenizar pelo comprometimento e me colocar sempre à disposição para expandirmos ainda mais o seu potencial”. 

Feedback depois de uma atitude

Sempre que um colaborador demonstrar proatividade, comprometimento ou uma atitude positiva perante seus projetos, ou colegas, procure valorizar e reforçar esse comportamento, para que ele seja praticado sempre em prol da equipe. Uma ideia de comunicação nesse tipo de situação seria: 

“[nome do profissional], não pude deixar de perceber a sua [boa atitude em questão] durante a reunião/projeto/expediente de hoje. Gostaria de te elogiar por esse comportamento, porque ele é extremamente positivo e motivador para o nosso time”.

Feedback após um ocorrido

Um fato específico, como uma conquista profissional, também deve ser acompanhado de um feedback positivo. Se for uma promoção, por exemplo, a ideia é esclarecer porque o profissional se destacou e quais as expectativas para ele daqui em diante. Um bom exemplo poderia ser: 

“Parabéns, [nome do profissional]. Seus resultados foram excelentes na [situação em questão] e não poderíamos deixar de te reconhecer. Seu trabalho é essencial para a empresa e te consideramos a pessoa certa para assumir o [cargo em questão]. Daqui em diante, [citar expectativas] e ficamos muito felizes em contar com você para isso”.

Quer ver mais detalhes sobre feedback? Confira o nosso artigo completo: Como dar feedback: dicas práticas.

Como aplicar o feedback positivo na empresa?

Para garantir um efeito positivo do feedback, os gestores e o próprio RH devem prezar por boas práticas ao aplicá-lo junto aos colaboradores. Entre os cuidados mais importantes para ter sucesso, destacam-se: 

Dê os feedbacks em tempo real

O feedback positivo deve ser dado assim que o colaborador fizer algo para recebê-lo. Assim, o reconhecimento não se perde em meio à rotina e tem mais impacto. Além disso, retornos instantâneos ajudam a desenvolver a cultura de boa comunicação na empresa.

Segundo dados do HR Dive, 80% dos profissionais preferem receber feedbacks relevantes no momento, ao invés de esperar por avaliações periódicas. Para 60% dos talentos, a periodicidade ideal é diária ou semanal. 

Organize os pontos principais do feedback

Por melhores que sejam as intenções do feedback, é importante que ele não seja feito com pressa e nem na emoção do momento. Do contrário, você pode não se expressar bem para o colaborador ou cometer erros, como ser redundante ou comparar pessoas, por exemplo. 

Portanto, reflita bem sobre quais ações serão destacadas, seus impactos na empresa e quais posturas devem ser reforçadas pelo profissional. Assim, é possível ter clareza sobre a abordagem ideal para comunicar os pontos necessários.

Foque nos aspectos positivos

Pode soar redundante, mas lembre-se de focar os feedbacks nos pontos positivos apresentados. Isso porque, é comum apenas parabenizar e agradecer o profissional sem deixar claro quais foram as ações práticas que lhe garantiram o mérito.

Sempre ressaltar exemplos de atitudes reais que fizeram aquele indivíduo merecer o retorno positivo. A ideia é demonstrar o que foi feito de diferente, como a empresa foi beneficiada e os meios para seguir nesse caminho certo.

Aponte os caminhos para evolução

O feedback positivo é apenas o ponto de partida para fomentar o desenvolvimento de novas habilidades, competências e comportamentos no colaborador. Como citamos, ele não deve se restringir a um mero elogio, mas também apontar caminhos para evolução.

Ao estruturar um feedback e comunicá-lo ao profissional, garanta que ele sempre esteja acompanhado de ações práticas para evoluir na direção desejada. Isso também faz com que a comunicação seja mais construtiva e, consequentemente, bem recebida. 

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Erros para evitar ao dar um feedback

Durante a implementação é importante evitar uma série de erros que podem comprometer sua eficácia. Ciente das armadilhas comuns desse processo, você poderá garantir que ele realmente seja construtivo e produtivo.

Para começar, uma falha comum é a noção equivocada de que apenas o colaborador se beneficia do feedback. Na realidade, para que a empresa se mantenha produtiva, eficiente e competitiva, ela também deve aproveitar elogios e críticas para corrigir eventuais gargalos e atender às necessidades da sua equipe, público e stakeholders.

Nesse sentido, ignorar os feedbacks dos próprios colaboradores da equipe também é um equívoco significativo. Isso porque, os profissionais devem sentir-se encorajados para expressar suas opiniões e contribuições, pois isso demonstra preocupação com seu desenvolvimento e engajamento junto ao negócio.

Outro erro é a falta de uma cultura de feedback. Se as avaliações forem esporádicas e não fizerem parte de uma rotina de comunicação, perde-se a oportunidade de aprimorar as habilidades dos talentos com base em um retorno contínuo sobre seu desempenho.

Outras falhas comuns

Além das falhas mencionadas, há uma série de outras que podem ser lembradas e que devem ser evitadas ao fornecer feedback positivo. As principais são: 

  • Exagerar nos elogios, o que pode parecer falso ou excessivo;
  • Fazer comparações entre os colaboradores, o que pode criar competição prejudicial;
  • Basear-se em suposições ou achismos ao invés de fatos concretos;
  • Expor o colaborador para a equipe, gerando constrangimento e desmotivação;
  • Ter uma abordagem vertical no lugar de uma comunicação horizontal e colaborativa;
  • Não se preparar para dar o feedback, o que pode comprometer sua eficácia;
  • Dar feedback tardio, perdendo a oportunidade de atuar imediatamente;
  • Não ter um acompanhamento contínuo, para verificar se as sugestões foram compreendidas e implementadas.

Evitar esses erros é essencial para garantir que o feedback positivo seja uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e o crescimento tanto dos colaboradores, quanto da empresa como um todo.

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