Feedforward: saiba como utilizar esse método na Gestão de Desempenho

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  6 min. de leitura

Você está buscando métodos modernos e inovadores para gerenciar o desempenho dos seus colaboradores? Se sim, provavelmente já deve ter ouvido falar do feedforward. Em termos simples, o feedforward é uma técnica de direcionamento e desenvolvimento futuro.

Ao invés de focar em ações passadas (como o feedback), o feedforward olha para frente e fornece sugestões para ajudar os colaboradores a desenvolverem suas habilidades e competências para atingirem seus objetivos profissionais.

Mas afinal, o que é feedforward? Por que aplicá-lo na gestão de pessoas? Confira todos os detalhes ao longo deste artigo! 😉

O que é feedforward e como funciona? 

O feedforward é uma abordagem de gestão que visa o futuro dos colaboradores. É realizado com base em uma análise comportamental que visa identificar pontos fortes e áreas de melhoria. 

O modelo estimula um aprendizado contínuo, direcionando os esforços para o desenvolvimento de competências essenciais que contribuem para o sucesso a longo prazo na carreira.

Quais as principais características?

Conhecer as características do feedforward faz toda a diferença para entender melhor o conceito e suas diferenças para o feedback. As principais são: 

  • Foco sempre no futuro: no lugar de concentrar-se em problemas ou erros do passado, a proposta é auxiliar os talentos a alcançarem suas metas e objetivos futuros;
  • Suporte: um feedforward adequado é aquele que fornece suporte ao desenvolvimento e orientações para as pessoas colaboradores atingirem suas metas de crescimento;
  • Abordagem construtiva: o apoio ao aprimoramento dos profissionais é feito sem julgamentos ou críticas, adotando sempre uma construção positiva;
  • Orientação a resultados: foco em auxiliar os membros da equipe a aprimorar seu desempenho e atingir melhores resultados;
  • Clareza na comunicação: as informações fornecidas devem ser claras, precisas e úteis;
  • Adaptado a necessidades individuais: o método é personalizado conforme as demandas de cada um, considerando seus objetivos, habilidades e contexto;
  • Contínuo: ele deve ser dado de forma regular, para o colaborador poder acompanhar seu progresso.
Guia Reunião 1:1 para RH Gestores e Pessoas Colaboradoras

Por que aplicar feedforward na gestão de desempenho? 

Ao apostar no feedforward para a valorização e desenvolvimento profissional, sua empresa pode agregar uma série de benefícios na gestão de desempenho. Isso inclui: 

Desenvolvimento aprimorado

O feedforward é totalmente focado nas competências que os colaboradores precisam aprimorar para alcançar os resultados desejados. Ou seja, sua aplicação aumenta a ênfase, a assertividade e a eficácia do desenvolvimento profissional. 

Maior engajamento e satisfação profissional

Ao obter mais clareza e melhores oportunidades para crescer, os profissionais se tornam mais engajados com seu trabalho na empresa. Isso torna o negócio atrativo para os talentos, favorecendo a motivação e a retenção dos profissionais.

Foco em melhorias

Por mais que a cultura de feedback seja importante, é preciso ter cautela para que a ênfase não seja apenas nos erros. Dessa forma, o feedforward é uma boa alternativa para aprimorá-la, pois não visa apontar o que deu errado, mas sim sugerir o que pode ser feito para melhorar.

Melhor absorção

Além da melhor aceitação pelos colaboradores, ele foca em recomendações precisas sobre o que deve ser melhorado. Dessa maneira, os membros da equipe entendem e absorvem melhor o que precisam, favorecendo um desenvolvimento assertivo.

Dicas para criar e aplicar o feedforward

O feedforward pode ser aplicado tanto de forma individual, quanto coletiva. Dessa forma, o modelo aplicado individualmente foca no desenvolvimento pessoal, fornecendo sugestões construtivas para melhorias futuras. Já o coletivo concentra-se no aprimoramento do desempenho da equipe como um todo, incentivando a colaboração e a identificação de áreas de melhoria conjunta. 

Ambos buscam orientar para o futuro, destacando oportunidades de crescimento e aprimoramento, mas em contextos distintos. Independentemente da versão adotada, veja as práticas essenciais sobre como aplicá-lo de maneira bem-sucedida: 

Defina um propósito

Primeiro, você precisa estipular objetivos claros. Ou seja, antes de reunir-se com o colaborador ou com a equipe, não deixe de identificar as áreas específicas que irão orientar o desenvolvimento. 

Isso pode estar relacionado a uma série de demandas de aprimoramento, sejam elas ligadas a metas, habilidades, projetos, competências, e assim por diante.

Seja específico

O feedforward deve ser focado apenas nas áreas de melhoria e crescimento profissional. Ou seja, a abordagem adotada deve ser centrada nos propósitos identificados, sem margem para outros tópicos que possam gerar confusões e más interpretações.

Aqui, o objetivo é oferecer orientações bem direcionadas, práticas e claras para os colaboradores saberem quais caminhos devem seguir.

Permaneça focado no futuro

Lembre-se de que não se trata de erros, gargalos ou falhas do passado. O ponto principal deverá estar sempre no progresso futuro do profissional ou da equipe.

Sendo assim, preze por uma abordagem construtiva e focada no que virá, apontando oportunidades de crescimento e desenvolvimento. 

Conclusão

O feedforward é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada para aprimorar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e das equipes. Assim, ao concentrar-se apenas no futuro, o método proporciona não apenas uma visão clara das áreas de melhoria, mas também orientações construtivas para alcançar metas e objetivos de desempenho. 

Além de potencializar competências, essa prática também faz toda a diferença para promover um ambiente de trabalho mais engajado, satisfatório e focado no crescimento constante dos talentos.

Duas mulheres conversando felizes

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre feedforward e feedback?

A diferença entre feedback e feedforward é simples: o primeiro concentra-se no passado, analisando o desempenho anterior. Já o segundo foca no futuro, oferecendo sugestões para o desenvolvimento do colaborador.

Como lidar com resistência ou ceticismo dos colaboradores em relação ao feedforward?

Abordar uma eventual resistência ao feedforward envolve diferentes ações, como esclarecer seus benefícios, demonstrar resultados positivos e incentivar a participação ativa, garantindo que compreendam o propósito construtivo da técnica.

Qual a frequência ideal para a aplicação do feedforward na gestão de desempenho?

A aplicação do feedforward deve ser contínua e adaptada às necessidades de desenvolvimento profissional, proporcionando uma abordagem flexível e alinhada com os objetivos individuais e coletivos da equipe.

Centralizar os processos no mesmo lugar

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!