Gestão de Desempenho: como maximizar a produtividade dos colaboradores?

Convidados da Convenia
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

Em um mercado altamente competitivo e em constante evolução, cabe às empresas maximizar o potencial dos seus colaboradores, otimizar processos e escalar seus resultados de maneira contínua para se destacar da concorrência. Por isso, a gestão de desempenho tornou-se indispensável no universo corporativo. 

Com ela, gestores e profissionais de RH conseguem ter um entendimento claro da performance individual e coletiva dos profissionais, adotando ações e melhorias capazes de impulsionar o desenvolvimento da equipe e, consequentemente, o crescimento do negócio.

Mas afinal, o que é gestão de desempenho? Por que sua aplicação tornou-se vital para as organizações? Quais suas fases e como implementá-la? 

Confira todos os detalhes que você precisa saber sobre o assunto neste artigo. 

O que é e para que serve a gestão de desempenho?  

A gestão de desempenho, ou gestão de performance, é o processo pelo qual uma organização monitora, avalia e desenvolve o desempenho de seus colaboradores em relação às metas e expectativas estabelecidas. 

Envolve avaliações regulares, feedback construtivo e a identificação de oportunidades de aprimoramento. Pode ser entendida como um processo contínuo de avaliação, feedback e melhorias. 

Trata-se de uma estratégia essencial para desenvolver ao máximo as habilidades da equipe e aproximar a empresa dos seus objetivos. Isso é feito com foco nas atividades executadas pelas pessoas, no modo como elas agem durante a execução e nos resultados obtidos a partir dela.

O ciclo deste processo não precisa voltar-se necessariamente para a companhia como um todo. Ele pode ser direcionado à performance de um setor específico.Em todo caso, o alinhamento às metas, propósitos e à própria cultura da companhia é essencial. Afinal, é por meio do desenvolvimento gradual das aptidões e entregas dos colaboradores que a organização consegue crescer, se consolidar e tornar-se mais competitiva. 

Mais que unificar o rendimento individual e coletivo, a busca por melhores resultados também gera melhorias nas condições de trabalho e gratificações aos envolvidos. Assim, a administração também impacta no engajamento, satisfação e motivação do time.

Entendendo a diferença entre avaliação de desempenho e gestão de desempenho 

A diferença entre avaliação e gestão de desempenho nem sempre é clara no universo corporativo. A confusão existe porque os dois conceitos se complementam. Afinal, avaliar a performance é essencial para administrá-la com qualidade.

Portanto, cabe salientar que estes conceitos não são equivalentes. A gestão de desempenho, como o próprio nome sugere, se refere a um modelo contínuo. Já a avaliação de desempenho é uma ferramenta que serve para medir os resultados e que integra o seu ciclo.

Assim, a avaliação de desempenho é um componente específico da gestão de desempenho. A gestão de desempenho é um processo mais amplo e abrangente. Ela engloba não apenas a avaliação de desempenho, mas também a definição de metas, o acompanhamento contínuo, o desenvolvimento de competências, o feedback constante e a criação de planos de ação para melhorias futuras.

Em resumo, enquanto a avaliação de desempenho é um elemento específico, a gestão de desempenho é um processo mais amplo que engloba diversas atividades para maximizar o desempenho dos colaboradores e o sucesso da organização.

New call-to-action

O real impacto de uma boa gestão de desempenho 

Ao melhorar a performance dos colaboradores e os resultados organizacionais como um todo, a gestão de desempenho gera uma série de benefícios às empresas. Conheça os principais: 

Redução de custos

Ao gerar melhorias contínuas na qualidade do trabalho, na entrega de resultados do negócio e na própria satisfação da equipe, a gestão de desempenho ajuda a eliminar irregularidades e ineficiências, minimizar desperdícios e retrabalhos, diminuir o turnover e otimizar custos.

Otimização de processos

Enquanto avalia e aprimora o desempenho dos membros da equipe, uma boa gestão do desempenho também permite identificar oportunidades de melhorias nos processos internos de trabalho. Isso agrega mais eficiência às operações e produtividade aos fluxos.

Queda de turnovers

A gestão de desempenho envolve o estabelecimento de metas claras e o fornecimento de feedback regular aos colaboradores. Isso contribui para a motivação e o engajamento dos colaboradores, aumentando a satisfação no espaço laboral e reduzindo a rotatividade. 

Crescimento dos colaboradores

Gerir o desempenho permite identificar as principais demandas e oportunidades de desenvolvimento das competências da equipe. Isso não só fortalece a performance da organização, como também contribui para o crescimento dos talentos individualmente.

Maior produtividade

Com metas claras, resultados mensuráveis e acompanhamento constante, os profissionais têm um melhor alinhamento de expectativas. Assim, conseguem melhorar sua performance continuamente. 

As quatro fases da gestão de desempenho 

Depois de entender qual o objetivo da gestão de desempenho nas organizações, sua relação com as avaliações contínuas dos colaboradores e principais benefícios, você deve estar se perguntando como esse método é aplicado na prática.

A base de todo o ciclo está nos resultados e comportamentos do time. O primeiro quesito diz respeito a “o que” um profissional entrega. Já o segundo se refere a “como” ele faz isso.

São esses dois pontos que definem o rendimento de cada pessoa da equipe e que dão base à estrutura da liderança. O foco é melhorar esses aspectos por meio de uma cadeia de ações, que pode ser descrita em 4 etapas essenciais. São elas: 

Criação de metas

Desde a descrição dos cargos oferecidos a novos talentos, até as atividades cotidianas realizadas pela equipe, todo profissional da sua companhia precisa ter suas atividades pautadas por metas. Elas, por sua vez, devem ter indicadores atribuídos para avaliar seus padrões de realização.

Essas metas precisam ser realistas, alinhadas aos objetivos da empresa e serem avaliadas continuamente. Além disso, os líderes devem dar abertura para que o time participe da sua definição e revisão.

Acompanhamento

A etapa de acompanhamento é a mais longa de todo esse processo. Nela, a liderança monitora as atividades internas, conduz sua atuação e julga se os resultados entregues estão de acordo com as metas do negócio e com os propósitos dos profissionais.

Manter uma boa cultura de feedbacks é essencial nessa fase. Com trocas francas e contínuas entre líderes e liderados, o time se mantém motivado e recebe avaliações construtivas. Isso ajuda a aprimorar sua performance antes mesmo do fim do ciclo.

Avaliações

A próxima etapa é a avaliação do desempenho. Seu objetivo é medir os resultados entregues pelas pessoas da equipe e, em alguns casos, os próprios indicadores definidos para cada meta.

Dependendo dos objetivos dos gestores e da gestão de RH, as avaliações podem considerar as competências técnicas, comportamentais, potenciais, entre outras. Em todo caso, é a partir delas que são feitas as análises que dão base à última etapa do processo.

Intervenções

As intervenções representam a fase final do ciclo. Aqui são planejadas todas as melhorias em prol do desempenho dos colaboradores e da equipe como um todo, embasadas nas metas, no acompanhamento dos gestores e nas avaliações.

O foco é impulsionar a performance dos profissionais, com feedbacks dos resultados das metas e avaliações, decisões sobre a necessidade de desenvolvimento e eventuais gratificações, mudanças nos processos, etc.

Aplicando um sistema de gestão de desempenho em meu negócio

Além de conhecer as etapas que caracterizam o ciclo de gestão de desempenho, você também precisa desenvolver as práticas corretas para que ele seja bem-sucedido na sua corporação. Isso inclui as seguintes ações:

Busque o envolvimento dos membros da equipe

Um dos maiores erros na gestão de desempenho é não conscientizar os colaboradores sobre sua importância. A equipe deve ter consciência de que, mais que uma forma de melhorar os resultados corporativos, essa ferramenta também impacta no seu desenvolvimento individual.

Portanto, procure envolver os profissionais no gerenciamento, esclarecer como ele funciona e difundir as vantagens que ele agrega aos fluxos de trabalho. Assim, o time ficará mais engajado com as melhorias e disposto a colaborar com todo o ciclo.

Faça reuniões para alinhar os objetivos da empresa com o colaborador

Reunir-se com a equipe periodicamente é essencial para deixar claro quais são as suas metas e as expectativas da empresa. Isso é ainda mais importante após a etapa de intervenções no ciclo, em que novos direcionamentos são definidos.

Por meio de uma comunicação aberta e transparente, é possível engajar o time, evitar mal entendidos, fornecer feedbacks, prestar orientações, esclarecer oportunidades de melhorias e até apresentar recompensas para as metas cumpridas.

Verifique a performance através de KPIs

Além das avaliações de performance, a gestão de desempenho também exige uma visão geral sobre os resultados da empresa. Por isso, o uso de indicadores estratégicos também deve fazer parte das análises.

Diversos KPIs podem ser utilizados para complementar a avaliação dos resultados entregues pela equipe. Eles incluem desde métricas de turnover, até clima organizacional, índices de produtividade e o que mais for pertinente ao aprimoramento da liderança.

Capacite a equipe

A partir dos indicadores e seus respectivos relatórios, você terá o embasamento necessário para desenvolver sua equipe e aprimorar o desempenho dos profissionais. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, mentorias, cursos, palestras e outras ações.

Lembre-se que o grande foco aqui é maximizar o potencial da equipe e aumentar o padrão de qualidade das entregas. Por isso, forneça todos os meios necessários para que as pessoas evoluam suas habilidades e competências.

Dica extra: Conte com um sistema de RH 

Graças aos constantes avanços do setor de Recursos Humanos, a tecnologia hoje oferece meios para tornar a gestão de desempenho ainda mais precisa, eficiente, prática e integrada aos processos e fluxos de trabalho dos colaboradores.

Por meio dos melhores sistemas de rh, você e sua equipe têm acesso a uma série de opções valiosas para otimizar suas rotinas, que também impactam na organização e no planejamento como um todo.

Com esse tipo de plataforma, você pode implementar procedimentos de avaliação mais eficazes. Isso graças à coleta e análise em tempo real de indicadores, que proporciona uma visão abrangente dos resultados individuais e coletivos para embasar melhorias.

Outro ponto forte da tecnologia está no aprimoramento das ferramentas de feedback. Por meio de canais eficientes de comunicação e históricos completos das informações dos talentos, os alinhamentos tornam-se mais ágeis, contínuos, transparentes e construtivos.

Já as ferramentas de acompanhamento facilitam a identificação de tendências, padrões e lacunas. Com acesso fácil e organizado a esses dados, você consegue tomar decisões rápidas, ajustar estratégias e fornecer suporte direcionado para maximizar o desempenho da equipe.

Além disso, um bom sistema de RH ainda automatiza e simplifica os processos e reduz o tempo gasto em tarefas administrativas e burocráticas, para que você dedique mais tempo e foco ao desenvolvimento dos colaboradores e à implementação de estratégias eficazes.

Potencialize sua gestão com a Convenia

A Convenia é uma plataforma completa, que digitaliza, simplifica e descentraliza todas as rotinas do departamento pessoal. Nela, você encontra as melhores soluções para a organização e registro das informações. 

Ao contrário das planilhas de Excel e dos softwares genéricos, nosso sistema é focado nas necessidades da gestão de pessoas. Com ele, você facilita a sua rotina e ainda garante que todas as obrigações sejam cumpridas no prazo correto, sem erros e de forma especializada.

Com nossa solução, você registra e acompanha toda a jornada dos profissionais, desde o momento da admissão até o desligamento. 

Além dos ganhos à gestão de desempenho, as funcionalidades também melhoram a experiência geral dos colaboradores, que passam a ter uma relação trabalhista mais transparente e maior facilidade no atendimento das suas demandas. 

Somos especialistas na administração de talentos e queremos contribuir ativamente para melhorar toda a sua rotina. 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!