Integração de novos funcionários na empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Toda empresa tem uma rotatividade mínima. Isso significa que há sempre novos funcionários entrando, os quais devem se aclimatar à cultura organizacional o mais rápido possível para que a produtividade seja potencializada. Nesse contexto, surge a grande importância de conduzir uma harmoniosa integração na empresa.

Quer fazer integração na empresa, mas não sabe como? Não se preocupe! Temos uma planilha GRATUITA perfeita para você! Garantindo um bom onboarding você também garante que o novo funcionário produza mais o quanto antes. Faça o dowload aqui!

O processo de integração na empresa, também conhecido como onboarding, costuma ser negligenciado em algumas companhias que se limitam a dar as boas-vindas ao novo profissional por meio de meras apresentações em Powerpoint que apenas apresentam a história da organização, seus produtos e seus clientes.

Não que a apresentação da empresa seja dispensável, mas ela deve ser acompanhada por outras atividade tão ou até mais essenciais.

Alguns especialistas advogam que a integração na empresa deve se estender por pelo menos três meses quando da contratação do profissional. De modo que ele consiga absorver ao máximo os valores empresariais e suas funções no novo emprego.

O que é integração na empresa?

A integração na empresa acontece quando são recrutados novos colaboradores. Fazem parte dele o processo de inicialização do colaborador no meio corporativo e seu primeiro contato com o corpo de funcionários e processos internos. Além da integração no trabalho e o contato com a missão, visão e valores.

5 itens importantes para o processo de Integração na empresa

Confira a seguir os itens que nenhum gestor pode deixar de fora da integração de funcionários na empresa:

1- Participe do processo de integração

A adaptação de um novo colaborador acontece gradualmente. Por isso, sinta interesse real pela integração na empresa e procure fazer parte do processo. Aproveite para passar todo tipo de informação e aprendizado que puder em relação à organização.

2- O funcionário deve absorver a cultura da empresa por completo

O desempenho e a adaptação do colaborador se tornam naturais quando ele compreende a cultura da empresa.  Por isso, fazer o processo de integração de novos funcionários é tão importante.

3- Apresente as pessoas certas

Colocar o novo colaborador em contato com os profissionais com quem ele terá de trabalhar na maior parte do tempo é o primeiro passo. Esse contato deve ser feito no momento da integração na empresa. Pois, a partir disso ele conseguirá se familiarizar melhor com a organização.

4- Desmistifique a empresa

Exponhas os principais termos, siglas e tipos de comunicação usados na empresa para o funcionário novo o quanto antes. Pois, isso fará com que se sinta um membro da ‘tribo’.

5- Apresente os diferenciais da empresa

Procure expor e animar os novos funcionários com as tradições da empresa que podem ser consideradas grandes diferenciais. Compartilhe experiências – seja por meio de reconhecimentos em redes da empresa ou até em eventos da firma.

Enfim, são muitas as vantagens de conduzir um processo de integração na empresa bem estruturado. O colaborador e os resultados da organização agradecem.

Onboarding de Funcionários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.