Integração de novos funcionários na empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Toda empresa tem uma rotatividade mínima. Isso significa que há sempre novos funcionários entrando, os quais devem se aclimatar à cultura organizacional o mais rápido possível para que a produtividade seja potencializada. Nesse contexto, surge a grande importância de conduzir uma harmoniosa integração na empresa.

Quer fazer integração na empresa, mas não sabe como? Não se preocupe! Temos uma planilha GRATUITA perfeita para você! Garantindo um bom onboarding você também garante que o novo funcionário produza mais o quanto antes. Faça o dowload aqui!

O processo de integração na empresa, também conhecido como onboarding, costuma ser negligenciado em algumas companhias que se limitam a dar as boas-vindas ao novo profissional por meio de meras apresentações em Powerpoint que apenas apresentam a história da organização, seus produtos e seus clientes.

Não que a apresentação da empresa seja dispensável, mas ela deve ser acompanhada por outras atividade tão ou até mais essenciais.

Alguns especialistas advogam que a integração na empresa deve se estender por pelo menos três meses quando da contratação do profissional. De modo que ele consiga absorver ao máximo os valores empresariais e suas funções no novo emprego.

O que é integração na empresa?

A integração na empresa acontece quando são recrutados novos colaboradores. Fazem parte dele o processo de inicialização do colaborador no meio corporativo e seu primeiro contato com o corpo de funcionários e processos internos. Além da integração no trabalho e o contato com a missão, visão e valores.

Qual a importância da integração na empresa?

A integração na empresa é uma forma de inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho. Além disso, é a porta que gera o engajamento dos colaboradores antigos e dos novos. 

A interação e troca tem início no onboarding do funcionário. Para que o novo colaborador consiga desenvolver um bom trabalho, é importante que ele tenha essa ajuda inicial para se integrar com o espaço e a equipe. O cuidado na integração é o que determina a sequência do colaborador na empresa, impactando diretamente na retenção.

Qual é o objetivo do processo de integração?

O processo de integração na empresa tem por objetivo facilitar a adaptação dos novos colaboradores no ambiente de trabalho. Ela serve como um instrumento de divulgação da cultura, missão, visão, valores, além de frisar às conduta éticas aceitas, a fim de alinhar as expectativas da empresa e o desempenho dos colaboradores.

Benefícios da integração na empresa

Ter um kit de integração de novos colaboradores é essencial, pois os primeiros momentos do colaborador na organização são decisivos. Entre os benefícios estão:

  • Retenção de novos talentos;
  • Aproveitamento do máximo de entregas que um novo colaborador é capaz de fazer;
  • Criação de um ambiente de trabalho positivo;
  • Formação de times que atuam muito bem juntos;
  • Aumento da produtividade desde os primeiros momentos;
  • Evita ruídos de informações;
  • Engajamento total com as entregas e metas.

A retenção de funcionários começa na integração, por isso, é de extrema importância que a programação seja realizada de forma organizada.

Quais os principais itens de um programa de integração?

O seu manual de integração de novos colaboradores precisa contemplar alguns pontos estratégicos, são eles:

  • Boas-vindas: contar a história da empresa, passar a missão, visão e valores e, se possível colocar uma rápida fala do presidente ou CEO é muito importante. Essa apresentação pode ser breve, 5 minutos pode ser o suficiente;
  • Momento e desafios atuais: aqui é importante frisar o que a empresa está vivendo e aonde quer chegar;
  • O que se espera dos colaboradores;
  • Orientação sobre instalações e cotidiano: horários, estacionamento, registro de ponto, entre outros pontos relevantes;
  • Benefícios da empresa: plano de saúde, vale transporte etc.;
  • Canais de comunicação: RH, TI, Ouvidoria;
  • Organograma e divisão de tarefas: é importante que os colaboradores saibam como é feita a divisão de trabalho, conhecem cada setor e saibam quando e para quem podem pedir ajuda;
  • Agradecimento.

Levando em consideração cada um desses itens, desenvolva o seu próprio manual de integração de funcionário. Isso será de extrema importância para o sucesso da integração na empresa.

Como apresentar um novo funcionário na empresa?

A trajetória de sucesso de um novo contratado pode ser estabelecida nas primeiras duas semanas. Por isso, é extremamente importante realizar uma boa integração na empresa. Por isso, é importante que o processo seja realizado de forma estruturada e que haja comunicação interna. Para isso, é possível:

  • Anunciar a chegada do novo colaborador: enviei um e-mail de boas-vindas para a equipe e/ou empresa no início do dia e, avise a recepção sobre chegada do novo colaborador.
  • Apresentação para todas as equipes: faça um tour em todo o local de trabalho. 
  • Café de boas vindas: Reunir a equipe para um café pode ser uma boa maneira de relacionar o colaborador ao ambiente social, além de familiarizá-lo com os projetos que gostaria que ele se envolvesse;
  • Dê suporte: explique onde fica a cozinha da equipe, banheiros e salas de reunião e ofereça algumas dicas sobre os melhores lugares para almoçar ou tomar café.

Esses simples atos podem mudar completamente a visão que o novo colaborador terá da empresa.

5 itens importantes para o processo de Integração na empresa

Confira a seguir os itens que nenhum gestor pode deixar de fora da integração de funcionários na empresa:

1- Participe do processo de integração

A adaptação de um novo colaborador acontece gradualmente. Por isso, sinta interesse real pela integração na empresa e procure fazer parte do processo. Aproveite para passar todo tipo de informação e aprendizado que puder em relação à organização.

2- O funcionário deve absorver a cultura da empresa por completo

O desempenho e a adaptação do colaborador se tornam naturais quando ele compreende a cultura da empresa.  Por isso, fazer o processo de integração de novos funcionários é tão importante.

3- Apresente as pessoas certas

Colocar o novo colaborador em contato com os profissionais com quem ele terá de trabalhar na maior parte do tempo é o primeiro passo. Esse contato deve ser feito no momento da integração na empresa. Pois, a partir disso ele conseguirá se familiarizar melhor com a organização.

4- Desmistifique a empresa

Exponhas os principais termos, siglas e tipos de comunicação usados na empresa para o funcionário novo o quanto antes. Pois, isso fará com que se sinta um membro da ‘tribo’.

5- Apresente os diferenciais da empresa

Procure expor e animar os novos funcionários com as tradições da empresa que podem ser consideradas grandes diferenciais. Compartilhe experiências – seja por meio de reconhecimentos em redes da empresa ou até em eventos da firma.

Enfim, são muitas as vantagens de conduzir um processo de integração na empresa bem estruturado. O colaborador e os resultados da organização agradecem. Se gostou do post, não deixe de assinar nossa newsletter para mais conteúdos e novidades!

Onboarding de Funcionários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.