Qualidades de um bom líder: 10 principais para toda liderança

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  8 min. de leitura

As qualidades de um bom líder são bastante claras para quem trabalha subordinado a um gestor de sucesso e competência. Para quem deseja ocupar um cargo desse nível – ou mesmo quem busca, somente, o sucesso profissional na posição em que já está estabelecido – deve ficar de olho nessas características. Afinal, possuir qualificações de liderança é algo importante em qualquer posto que se ocupe no mercado de hoje.

Muitos desejam cargos mais altos, mas para isso, algumas características são essenciais e serão aquelas que irão diferenciar esse profissional dos demais no mercado de trabalho. Se você deseja saber quais são elas e quais são os passos para se tornar um líder de sucesso, continue acompanhando a leitura!

Como se tornar um bom líder?

Uma das maiores dúvidas dos administradores, empresários e até mesmo profissionais que almejam cargos mais altos é: como ser um bom líder? Gerenciar pessoas e liderar pode não ser uma das tarefas mais fáceis. É preciso fazer com que elas não se sintam cobradas demais para que não fiquem desestimuladas. Além disso, muitas vezes é preciso ter “jogo de cintura” para saber lidar com os conflitos e manter o engajamento da equipe.

Há um ponto importante que atualmente faz parte dos assuntos sobre liderança: a humanização das relações de trabalho. Não há dúvidas de que o modelo de relação em que o chefe faz com que os funcionários tenham medo de serem demitidos não é o ideal para o verdadeiro avanço de uma empresa.

No entanto, chegar a isso não é uma tarefa fácil, afinal, algumas outras qualidades são necessárias. É o que veremos nos próximos tópicos. Continue acompanhando!

New call-to-action

Quais são as principais qualidades de um bom líder?

Para alcançar patamares cada vez mais elevados no mundo empresarial, é necessário que empenho e adjetivos naturais andem lado a lado. Com isso em mente, fica claro que determinadas qualidades de líder devem ser bem observadas e trabalhadas por quem deseja se posicionar em um cargo de comando, podendo guiar trabalhadores e ajudar no processo de avanço da corporação em que atua.

Embora sejam natas em boa parte dos que se destacam em posições de comando, as qualidades de líder também podem ser aprendidas, e algumas delas são relativamente simples de se incorporar no dia a dia, bastando, apenas, um pouco de boa vontade e muito trabalho para que sejam assimiladas de maneira fluida.

Elaboramos uma lista especial para quem busca essas qualidades na rotina de trabalho. Elas irão permitir que o sucesso seja alcançado com mais facilidade e, principalmente, por meio de características que ficarão para sempre marcadas na mente das pessoas que trabalharem com este profissional. Confira a seguir:

1. Honestidade

Ser honesto como gestor é fundamental para evoluir no mercado e, também, para dar um bom exemplo a quem trabalha sob o seu comando. O ideal é incentivar os colaboradores a criarem o hábito de honestidade. Isso irá impactar os resultados dos negócios e todo o ambiente de trabalho.

2. Capacidade de delegar

Saber como dividir na equipe subordinada o que deve ser feito (e quem são as pessoas ideais para cada tipo de tarefa) é essencial para o sucesso de qualquer líder. Essa qualidade deve andar junto na vida de quem assume cargos de liderança. 

O líder deve identificar os pontos fortes e saber aproveitar estrategicamente as particularidades de cada um. Dessa forma, é possível distribuir tarefas para os funcionários certos e conseguir bons resultados, ajudando tanto na produtividade como no sucesso de qualquer empresa.

3. Comunicação

A comunicação é palavra-chave para bons resultados em qualquer setor, posição ou profissão no mercado de hoje. É preciso saber se comunicar de forma clara para que haja um bom funcionamento da equipe e não ocorra falhas que possam prejudicar a empresa. 

4. Senso de humor

Ter bom humor para lidar com as mais variadas questões e pressões do dia a dia pode contar muitos pontos para um gestor – tanto no sentido do seu próprio trabalho como no dos que atuam sob seu comando.

5. Confiança 

Insegurança e liderança são duas coisas que não combinam, e um bom gestor deve saber como confiar nas suas próprias decisões e no seu trabalho para ser bem-sucedido.

6. Comprometimento

Ser comprometido com sua equipe e os seus projetos também é fundamental, pois, somente dessa forma é possível realizar bons e produtivos trabalhos. Se o líder espera que sua equipe se esforce e ofereça um trabalho de qualidade, ele precisa ser o primeiro a dar esse exemplo. 

Confiança e comprometimento são qualidades de grande importância para os líderes que, ao lidar com situações de pressão e dificuldade, precisam recorrer a este tipo de habilidade, podendo resolver questões sem titubear para gerar resultados positivos. 

7. Pensamento positivo 

As duas qualidades anteriores apontam para mais um item significativo na vida de quem está no comando: ter pensamento positivo. Momentos de pressão, conflito e caos são comuns na vida de um líder, e ele deve ter o pensamento positivo para encarar esse tipo de desafio profissional. Isso tornará o ambiente mais leve e produtivo. Afinal, uma equipe otimista não irá se importar em oferecer um melhor desempenho por um objetivo comum.

8. Criatividade

Ser criativo pode fazer toda a diferença no dia a dia de um gestor; já que, com essa característica, é possível encontrar novas formas de solucionar problemas e impulsionar projetos. Algumas vezes será preciso deixar as regras de lado ou redefinir práticas que já foram estabelecidas. A inovação faz parte das qualidades de um líder de sucesso, que busca também estimular a sua equipe a ter criatividade para surpreender e alcançar excelentes resultados.

Assim como no caso da confiança, tudo está interligado no perfil de um grande líder e, sem atitudes positivas e criatividade para contornar problemas, dificilmente um trabalhador em posição de chefia conseguirá administrar bem a pressão de comandar equipes e corporações.  

9. Intuição

Prestar atenção na própria intuição é um verdadeiro bônus para os líderes que têm essa capacidade.

10. Habilidade de inspirar

Inspirar é motivar. Promover inspiração para uma equipe de trabalho é uma das melhores formas de garantir bons resultados e levar as empresas a caminhos de sucesso: produtividade em alta, feedback positivo e boa repercussão.

Segredos de liderança e sucesso 

Os segredos de liderança são muitos, e variam de acordo com a visão e a postura de cada empreendedor ou gerente de sucesso. No entanto, algumas práticas podem ser aplicadas com grande eficácia por todos os que ocupam posições de liderança e comandam equipes de colaboradores dentro de grandes empresas, para que sejam atingidos objetivos e performances com nível de excelência.

Jack Dorsey, co-fundador do microblog mais famoso do mundo – Twitter – já pode ser considerado um expert na posição de comando, e isso devido ao sucesso que conseguiu alcançar com alguns simples segredos de liderança aplicados no dia a dia. Apesar da pouca idade, Dorsey é o responsável por boa parte das filosofias de trabalho adotadas pela organização que administra esta rede social, que hoje já soma milhões de adeptos por todo o mundo. Veja abaixo quais são os seus principais segredos:

Participação ativa

De acordo com o empresário, estar próximo de seus consumidores e clientes é sempre importante para que se tenha informações valiosas em relação ao que pode ser melhorado nos negócios e, consequentemente, angariar ainda mais fãs e adeptos. Seguindo uma agenda extremamente detalhada, Dorsey afirma que divide os dias de sua semana em temas específicos a serem trabalhados dentro da empresa, buscando cobrir todos os setores da corporação constantemente.

A gerência é um dos temas da lista, assim como o desenvolvimento de produtos (incluindo questões de design e performance), a previsão de crescimento e estratégia de marketing e comunicação. Reuniões com parceiros e a equipe de criação e desenvolvimento também contam com lugar cativo na lista semanal de Dorsey, que tira apenas um dia de folga e reserva parte de seu fim de semana para pensar em novas estratégias de negócio e conduzir entrevistas de emprego com possíveis novos colaboradores.

Proximidade com a equipe

De acordo com ele, realizar boa parte de suas tarefas em um local onde todos os seus subordinados possam ter acesso irrestrito é um dos segredos de liderança mais importantes para o sucesso, tendo em vista que tanto a disciplina da equipe como o incentivo a criatividade e a espontaneidade só podem ser alcançados por meio de tarefas onde colaboradores possam trocar ideias e pensar “fora da caixa”.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!