Atualmente, no ritmo acelerado em que se encontra o mercado de trabalho e na frequência com que os profissionais trocam de emprego, o recrutamento é uma prática constante nas empresas. No entanto, nem todas as corporações dão a atenção devida ao processo de seleção, sem perceber que esse pode ser um erro fatal para a imagem do negócio.
Se você quer entender melhor como pode ser importante aproveitar a experiência do recrutamento e seleção para melhorar a imagem da empresa, continue conosco! No post de hoje, você descobrirá como o processo seletivo pode impactar a imagem da empresa, os aspectos que não podem ser ignorados ao elaborar esse processo e, finalmente, alguns exemplos de ações práticas para melhorar a imagem aproveitando as experiências de contratação. Boa leitura!
Como o processo seletivo impacta a imagem da empresa?
A experiência de cada candidato que passa por um processo de recrutamento em uma empresa gera uma série de feedbacks, que acabam sendo amplamente divulgados no mundo corporativo ou mesmo entre grupos de amigos. Esses retornos sobre os processos podem tanto aumentar a popularidade de uma empresa como um bom local para se buscar uma vaga, como destruir a sua imagem, fazendo com que grandes talentos não tenham interesse algum em fazer parte da corporação.
Para ter uma ideia do impacto que um simples recrutamento pode causar, basta dizer que cerca de 60% dos candidatos que passam por uma boa experiência de seleção profissional (independentemente de serem contratados para uma vaga) encorajam seus colegas a buscar vagas nessa empresa determinada. Enquanto isso, os demais 30% — que afirmam ter tido uma experiência ruim durante o processo — espalham a notícia de que aquela empresa específica pode ser um péssimo lugar para trabalhar.
O que não pode ser ignorado ao elaborar o processo seletivo?
Levando em conta que, além da empresa ser vista como um péssimo local de trabalho, os candidatos também deixam de consumir produtos e serviços da marca (e também indicam que seus conhecidos façam o mesmo). Assim, fica claro que as consequências podem ser bastante prejudiciais. Tendo isso em mente, confira alguns pontos que o setor de RH não pode deixar de fora na hora de elaborar um processo de recrutamento:
- colocar-se no lugar dos candidatos — é preciso desenvolver processos confortáveis e agradáveis de se participar, considerando as condições em que os candidatos se encontram (muitas vezes com pouca informação e temerosos em relação à seleção);
- prezar por uma boa comunicação — transparência, clareza e objetividade nas informações comunicadas são essenciais para um bom entendimento entre a empresa e o candidato;
- incluir colaboradores no processo — considerar a opinião de quem já passou pelo recrutamento da empresa é uma ótima forma de aproximar o processo de uma linguagem que os candidatos entendam;
- personalizar o processo de acordo com a demanda — métodos engessados, burocráticos e lentos são pouco atrativos. Em vez disso, é preciso buscar formas de torná-lo mais próximo dos participantes;
- buscar feedback dos participantes — uma opinião honesta de um participante vale muito mais do que insistir em um erro sem ter noção do quanto ele prejudica o negócio. Com isso, a empresa consegue modificar e implementar o que for necessário para aperfeiçoar o processo de seleção.
Como melhorar a imagem da empresa aproveitando as experiências de contratação?
A imagem da empresa é algo essencial para a manutenção do negócio no mercado. É preciso estar atento às oportunidades de melhorá-la com base nas experiências de contratação. Para isso, separamos algumas formas de aproveitar o processo de contratação para melhorar a percepção das pessoas sobre a empresa. Confira!
Use cases de sucesso para divulgar o processo
Utilizar aqueles cases que já ocorreram na empresa e deram muito certo é uma ótima forma de comunicar o valor que as entregas que o seu negócio faz são capazes de gerar. Apresentar isso de uma forma atrativa, com detalhes e ensinamentos sobre cada etapa é muito mais relevante do que adotar um simples depoimento. Por isso, é muito útil a tentativa de contar histórias verídicas que podem ajudar o público a se desenvolver.
Para tanto, basta destacar as ações que deram mais certo, de uma forma simples e que engaje as pessoas com as realizações. Isso pode ser feito por meio de posts no blog da empresa, postagens de vídeos, apresentações de SlideShare, publicações em redes sociais e outros canais.
Mantenha contato constante com os candidatos
É comum que, durante os processos seletivos, os recrutadores acabem perdendo bons candidatos porque o seu perfil não era o mais adequado para aquela vaga em questão. Em alguns casos, os candidatos evadem mesmo durante o processo seletivo. No entanto, essa pode ser uma oportunidade perdida para engajar profissionais e mantê-los interessados na sua empresa.
É importante aproveitar a seleção de novos candidatos para demonstrar o interesse da empresa neles, mesmo que seja para uma vaga futura. Assim, é válido estabelecer um canal de comunicação direta com esses profissionais, seja por e-mail ou pelas redes sociais, onde a empresa poderá fornecer informações relevantes sobre novos processos ou sobre temas de seu interesse.
Esse cuidado pode ajudar a estabelecer um relacionamento de longo prazo em que, além de a empresa formar um banco próprio de candidatos, ela ainda reforça a sua imagem com aqueles profissionais disponíveis no mercado.
Utilize formulários de avaliação
Os formulários de avaliação são um canal de comunicação bastante eficiente, pois permitem que os candidatos emitam sua opinião sobre o processo e sobre a própria empresa. É um meio de receber um feedback franco. Como alguns candidatos são tímidos ou têm receio de criticar algum aspecto da empresa diretamente, o formulário acaba sendo uma ótima opção para tornar essa comunicação mais confortável.
Outro benefício da utilização de formulários de avaliação é que a empresa fica com dados relevantes, que podem ser tratados e combinados de diversas formas para gerar informações pertinentes.
O processo seletivo pode ter um forte impacto na imagem da empresa, tanto negativa quanto positiva. Por isso, é importante estar atento aos aspectos listados e aproveitar essa fase para fortalecer uma boa percepção das pessoas sobre o negócio.
Agora que você já aprendeu a aproveitar a experiência da contratação para fazer isso, que tal compartilhar este conteúdo e dividi-lo com a sua rede de contatos?
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