Como a Sambatech automatizou o seu RH com a Convenia?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  6 min. de leitura

Os colaboradores são a base do funcionamento de um negócio. Por isso, o RH é um dos setores mais importantes de uma empresa. Pequenos problemas na gestão de RH podem atrasar o retorno de demandas de colaboradores, então é necessário buscar formas de otimização das rotinas de pessoal. A partir dessas informações, resolvemos falar um pouco sobre o case Sambatech.

Vamos mostrar como a empresa simplificou seus procedimentos de RH com a ajuda da Convenia. Com o uso do software, os processos administrativos foram totalmente automatizados. Continue lendo para ver como a organização chegou ao sucesso e obteve bons resultados com o emprego dessa tecnologia. Acompanhe!

Quem é a Sambatech?

A Sambatech é líder em soluções de vídeo na América Latina. Nasceu com a tendência de transmissão de conteúdo por vídeo, o que vem fazendo seus serviços serem cada vez mais procurados por instituições de diversos setores. A empresa oferece soluções para os segmentos de Educação a Distância, venda de cursos online, comunicação e treinamento empresarial, transmissões ao vivo e vídeos sob demanda.

A Sambatech disponibiliza ao cliente uma plataforma segura para transmissão de vídeos com qualidade, o que traz uma melhor experiência ao público. Relatórios de análises também podem ser verificados, nos quais estratégias de monetização são sugeridas.

A startup é considerada uma das empresas mais inovadoras de todo o mundo e um dos melhores locais para se trabalhar no Brasil. No entanto, alguns problemas foram identificados pela equipe em seus processos de gestão de pessoal. Veja a seguir quais eram eles.

Você pode entender mais sobre eles no vídeo abaixo:

Quais eram as dores da Sambatech na gestão de pessoas?

Na Sambatech, os processos de RH e Departamento Pessoal (DP) eram feitos manualmente. A gestão de informações era baseada em muitas planilhas. Os fluxos de trabalho eram muito longos, o que tornava os processos de RH lentos. Para fazer solicitações simples, como férias e contracheques, procedimentos complicados eram necessários.

Essa situação deixava o Departamento Pessoal e o RH sem o poder necessário para tomar decisões acerca das demandas dos colaboradores. Esses, por sua vez, tinham que esperar muito tempo para ter o retorno de suas solicitações.

Por sua característica dinâmica e baseada na geração de resultados, a Sambatech logo percebeu a necessidade de simplificar sua gestão de pessoas. E foi aí que a Convenia entrou em ação. Com a proposta de desburocratizar os processos de RH e assim torná-los mais ágeis por meio da tecnologia, o software trouxe muitas vantagens à startup.

Quais foram as soluções da Convenia para otimização do RH da Sambatech?

A Convenia facilita a gestão das demandas internas pelo setor administrativo e a comunicação entre esse e a contabilidade externa. Assim, com o software, os pedidos dos colaboradores são imediatamente enviados ao gestor, ao setor de RH e à contabilidade.

Com a Convenia, os funcionários da Sambatech passaram a fazer solicitações de férias, contracheques e outras demandas pessoais de forma mais simples, as quais puderam ter um retorno mais rápido. Hoje, tudo é aprovado na interface do software, em que há o painel do colaborador, do gestor e do administrador.

Assim, o software conferiu maior agilidade aos processos de RH — foi possível maior transparência no acompanhamento das requisições, o que trouxe satisfação aos colaboradores. O RH da startup sentiu a melhoria na gestão de informações e hoje tira proveito de processos mais simples e inteligentes em relação ao pessoal.

Quais os benefícios de se ter 100% dos processos de RH automatizados?

A Convenia proporcionou a automatização de 100% dos processos administrativos da Sambatech. Essa conquista possibilitou a redução do tempo gasto em rotinas de pessoal. Com isso, os responsáveis pelo RH passaram a ter maior disponibilidade para se dedicarem a outros trabalhos.

Sem despender tantos esforços em atividades operacionais, os colaboradores podem focar em ações estratégicas para a melhoria da gestão de pessoas. Com mais tempo disponível, abre-se caminho para a criatividade e há maior liberdade para propor novas ideias.

A automatização das rotinas de pessoal pela tecnologia também traz maior confiabilidade ao gerenciamento de dados, além de rapidez e redução da burocracia.

Como os dados gerados pela Convenia auxiliam na tomada de decisões?

A Convenia reúne informações essenciais para a gestão de pessoal. Dados de funcionários, controle de férias, benefícios, banco de horas e folhas de pagamento são alguns deles. A organização dos dados em um único local facilita a comunicação entre colaboradores, setor administrativo e contabilidade.

O software gera relatórios que permitem visualizar a situação da empresa em diversos aspectos, como férias que vão vencer nos próximos seis meses, o turnover da empresa e horas gastas em projetos específicos. Com isso, o setor administrativo e os gestores têm em suas mãos o necessário para tomar decisões com segurança e rapidez.

O que a Convenia pode fazer pela sua empresa?

O case Sambatech nos mostra que a tecnologia tem muito a contribuir para a otimização dos fluxos empresariais. Com a utilização da Convenia, processos burocráticos e morosos – como o cálculo da folha de pagamento – podem ser substituídos por simples etapas na tela do computador.

Com o controle de dados de colaboradores pelo software e automatização das tarefas, as rotinas do Departamento Pessoal podem ser feitas corretamente. Assim, passivos trabalhistas, como o pagamento de férias em dobro, podem ser evitados.

Com uma maior organização e transparência dos processos de RH, seus colaboradores ficarão mais satisfeitos por fazerem solicitações de férias, holerites e outras com maior rapidez e simplicidade. Sua equipe administrativa trabalhará com maior eficiência, sem perder tempo com grandes esforços operacionais.

Assim, a Convenia foi peça-chave na transformação do RH da startup. Hoje, por meio do software, colaboradores têm suas demandas atendidas rapidamente. Os responsáveis pela gestão de pessoas tiveram suas rotinas simplificadas e otimizadas.

Com toda essa história, podemos perceber a necessidade de fluxos empresariais cada vez mais dinâmicos e eficientes. Nesse cenário, a automatização dos processos administrativos é fundamental.

Então, o que você achou do case Sambatech? Entre em contato conosco para experimentar a Convenia. Oferecemos a solução para simplificar e otimizar todos os processos de gestão de pessoas, o que deixará seus colaboradores muito satisfeitos. Quem sabe a próxima história de sucesso não seja a da sua empresa?

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!