Short Friday: o que é e como pode ajudar no engajamento da sua empresa

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  8 min. de leitura

A autonomia e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional se tornaram prioridades entre os talentos. Diante disso, estratégias como a short friday podem ser decisivas para melhorar a experiência da equipe e controlar o turnover.

Para você ter ideia, 85% dos colaboradores tendem a permanecer na organização quando ela se preocupa com sua qualidade de vida, sendo que 83% consideram o bem-estar tão importante quanto o salário. Os dados são de uma pesquisa da Gympass.

Mas o que é short friday exatamente e qual a sua relação com esses pontos? Como ela funciona, quais seus principais benefícios e melhores práticas de implementação? Acompanhe! 😉

O que é Short Friday? Conheça o movimento

Quando tratamos sobre short friday, a tradução literal é “sexta-feira curta”. Como o nome sugere, ela consiste na redução da jornada de trabalho na sexta, sem nenhum tipo de impacto no salário dos colaboradores.

Na prática, os profissionais podem encerrar suas atividades mais cedo nas sextas-feiras, ou em outro dia previamente acordado. 

A finalidade é proporcionar liberdade, flexibilidade e tempo para os colaboradores desfrutarem de atividades pessoais, como convívio com a família, prática de um hobby ou simplesmente descansar. Por isso, essa redução é aguardada com expectativa e gera um senso de gratidão nas equipes.

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Como a short friday funciona?

Não existem determinações específicas para a implementação da short friday. As regras ficam a critério de cada empresa. A liberação pode ocorrer após o almoço ou no meio da tarde, após as 15h ou 16h, por exemplo.

Além disso, ela pode ser feita toda semana ou apenas em períodos específicos, como quinzenal ou mensalmente. Além da diminuição das horas trabalhadas, algumas empresas adotam outras regras para tornar o dia mais suave. 

Por exemplo, algumas empresas podem determinar que, nesse dia, as reuniões devem ser curtas e feitas na parte da manhã, que é permitido usar roupas menos formais e proibido realizar horas extras (salvo em situações de extrema necessidade).

Ou seja, o ideal é adaptar a short friday às demandas de cada organização e ao grau de melhoria necessário para seu clima organizacional. 

Short Friday e as leis trabalhistas

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não trata diretamente da flexibilização de horários, mas define a carga horária de 44 horas semanais

Assim, para cumprir a legislação, as empresas devem conceder o benefício de maneira espontânea. Além disso, a alteração na jornada de trabalho deve ser feita conforme a legislação, considerado também acordos coletivos e os sindicatos da categoria.

Entre as regras, está geralmente a compensação das horas não trabalhadas em outros dias da semana. 

No caso dos profissionais em home office, vale lembrar que a CLT não prevê a necessidade de um controle de jornada de trabalho. Desse modo, o dia mais curto pode ser concedido por meio da redução da demanda de serviços.

Principais benefícios da redução da jornada de trabalho

Como você pôde ver, a short friday é uma excelente estratégia para melhorar a qualidade de vida, a experiência de trabalho e também elevar o engajamento dos colaboradores. A seguir, elencamos os principais benefícios desse tipo de benefício:

Aumento da motivação

Oferecer a short friday como uma política de trabalho pode impulsionar significativamente a motivação dos colaboradores. 

Afinal, ao saberem que têm um tempo extra para desfrutar de atividades pessoais, os profissionais se sentem mais valorizados pela empresa, o que aumenta sua disposição e entusiasmo no trabalho.

Diminuição do turnover e absenteísmo

Segundo o mesmo estudo da Gympass que citamos na introdução, 75% dos profissionais pensam em deixar uma empresa que não prioriza seu bem-estar.

Colaboradores com um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal ficam mais satisfeitos e menos propensos a buscar oportunidades em outras organizações. Além disso, ao ter uma rotina equilibrada, a tendência é que se ausentem menos.

Produtividade aumentada

Evidentemente, pessoas mais satisfeitas e motivadas tendem a trabalhar de forma mais focada e eficaz durante o tempo de trabalho estipulado.

Portanto, a ideia de que a redução da jornada de trabalho pode diminuir a produtividade está equivocada. Na maioria dos casos, há um aumento na eficiência e na performance dos colaboradores com a implementação da short friday. 

Melhoria do clima organizacional

A aplicação da short friday também pode contribuir significativamente para a melhoria do clima organizacional. 

Isso porque, promover um ambiente de trabalho mais flexível e voltado para o bem-estar dos colaboradores ajuda a criar uma cultura positiva que promove a colaboração, a satisfação e o senso de pertencimento.

Employer branding

Oferecer benefícios como a short friday pode fortalecer a imagem da empresa como um empregador atrativo e preocupado com o bem-estar de seus colaboradores.

Com esse tipo de diferencial, a marca sinaliza que é um local que preza pela flexibilidade, a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores. Isso gera um impacto positivo na reputação do negócio, tornando-o mais atraente para novos talentos.

Atração de talentos

Em um mercado competitivo, políticas de trabalho flexíveis e focadas no bem-estar dos talentos são decisivas para candidatos qualificados escolherem trabalhar na organização.

Assim, a atração de talentos aumentará de forma considerável. Como dito anteriormente, a short friday é uma das ações que promovem a satisfação dos profissionais, ajudando a organização a aumentar o reconhecimento da marca.

Engajamento interno

Adotar um dia com carga horária menor pode aumentar consideravelmente o engajamento dos profissionais internos. 

Isso acontece porque melhora a employee experience (experiência do colaborador). Como consequência, a organização pode esperar uma elevação na qualidade das demandas, criatividade dos projetos e na inovação.

ROI elevado

Voltando à pesquisa da Gympass, 90% das empresas que investem em ações voltadas ao bem-estar dos colaboradores e mensuram seu ROI têm retornos positivos.

Ou seja, por mais que a implementação da short friday exija algum investimento inicial, os benefícios resultantes, como aumento da produtividade, redução do absenteísmo e melhoria da retenção de talentos, quase sempre superam os custos. 

Como implementar a short friday na sua empresa?

Mais que simplesmente reduzir o horário comercial nas sextas-feiras, é importante que a short friday seja uma estratégia bem planejada e implementada na gestão de pessoas. Confira as boas práticas essenciais para aplicá-la com sucesso:

Comece pelo planejamento

Como em qualquer outra ação promovida pelo RH, é essencial que a implementação da short friday comece por meio de um bom planejamento estratégico. 

Para isso, colete feedbacks dos colaboradores e avalie suas expectativas. Também não deixe de levar em consideração as demandas do setor e natureza do trabalho desenvolvido pela sua empresa.

Dessa forma, você terá mais clareza sobre como a redução da jornada irá impactar as operações e quais os formatos mais viáveis.

Comunique os colaboradores de forma transparente

A transparência na comunicação é fundamental ao implementar a short friday. Certifique-se de explicar claramente os objetivos da iniciativa, os benefícios esperados e como ela será implementada. 

Além disso, esteja aberto para receber feedbacks e esclarecer eventuais dúvidas que os colaboradores possam ter. O foco é garantir que todos compreendam as mudanças e se sintam incluídos no processo.

Monitore e promova melhorias

Após a implementação da short friday, é importante monitorar seus resultados e promover melhorias contínuas. 

Procure avaliar regularmente o impacto da redução da jornada no desempenho da equipe, na satisfação dos colaboradores e nos resultados da empresa, considerando sempre os objetivos levantados no planejamento.

Com base nesses dados, faça ajustes necessários para otimizar a eficácia da estratégia e garantir que ela continue agregando valor à organização.

Preze pela flexibilidade

Cada equipe tem suas próprias necessidades e dinâmicas de trabalho. Portanto, é essencial prezar pela flexibilidade. Esteja aberto para adaptar a política de acordo com as demandas e feedbacks dos colaboradores, garantindo que ela seja equitativa e benéfica para todos. 

Além disso, se possível, ofereça opções de flexibilidade dentro da própria iniciativa, permitindo que os profissionais escolham o melhor momento para aproveitar o tempo livre, de acordo com suas responsabilidades e preferências pessoais.

Invista em engajamento

Com o tempo, a empresa pode ampliar as estratégias para aumentar o engajamento e a qualidade de vida das equipes. Ao passo que isso ocorre, os colaboradores terão a certeza de que a organização tem empatia e respeito pelo ser humano. O resultado será um time que “veste a camisa” do negócio.

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