Como otimizar a administração de benefícios corporativos?

Marcelo Furtado
Benefícios
  11 min. de leitura

Você sabia que é essencial ter uma boa administração de benefícios corporativos para melhor retenção de talentos e menor taxa de turnover do seu negócio?

Para melhor entendimento, de acordo com dados apresentados pela Forbes, 51% das organizações pretendem ampliar as vantagens corporativas voltadas para orientação e crescimento de carreira. Enquanto 45% querem investir em premiações por desempenho. Isso só mostra a importância do setor de RH e DP entenderem profundamente sobre o tema.

Neste artigo, mostraremos como estruturar essa prática na sua empresa e ter um diferencial competitivo no mercado perante a concorrência. Falaremos também sobre a sua importância, conceito e de que forma uma tecnologia de gestão pode impulsionar em todo esse processo. Confira os próximos tópicos!

O que é administração de benefícios?

A administração de benefícios, ou gestão de benefícios, é o processo pelo qual uma empresa gerencia e coordena os benefícios oferecidos aos seus funcionários. Esses benefícios podem incluir planos de saúde, planos de previdência, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, entre outros.

 Um dos principais objetivos desse tipo de processo é fortalecer o clima organizacional e motivar os profissionais a exercer melhor suas funções.

Para ter sucesso com essa prática, a organização precisa de um bom gerenciamento. Uma vez que exige entender as necessidades dos profissionais, montar o pacote de benefícios, alinhá-los com os cargos internos e concedê-los de maneira eficiente e organizada.

Quando não existe esse tipo de gestão, as informações ficam descentralizadas e os pagamentos são feitos em atraso. Dessa forma, os colaboradores perdem a confiança e a motivação.  Por outro lado, algo que ajuda muito na melhoria desta etapa é a tecnologia.

Falaremos mais sobre os impactos positivos das ferramentas digitais em um tópico a frente. Porém, desde já, é importante ressaltar que as soluções de DP e RH automatizam e personalizam todo este procedimento.

New call-to-action

Qual sua importância para o ambiente corporativo?

Podemos dizer que a empresa que estrutura uma excelente administração de benefícios potencializa o relacionamento com os seus colaboradores. Esse resultado é gerado, pois os profissionais percebem que a corporação em que atua pensa nas suas necessidades – em vez de apenas pagar salários.

A seguir, elencamos algumas das principais vantagens obtidas com este processo.

Otimização do employer branding

Uma boa employer branding (marca empregadora) é sinal de que a empresa tem uma excelente reputação perante os profissionais internos. Atingir esse objetivo é um dos sonhos de muitas organizações. Visto que, quanto mais amada pelos profissionais internos, maiores são as taxas de:

  • Engajamento;
  • Produtividade; 
  • Atração e retenção de talentos.

Quando o negócio realiza uma administração de benefícios eficiente, o resultado é que os colaboradores comecem a falar dessa vantagem para “os quatro ventos”, impulsionando ainda mais a employer branding da organização.

Retenção de talentos

Já foi o tempo em que os colaboradores ficam por décadas no mesmo negócio desde que tenham um bom salário e reajustes anuais. Hoje, os profissionais permanecem quando sentem que a organização se importa com eles, bem como os valoriza. Para gerar esses sentimentos, nada melhor do que conceder benefícios.

Uma eficiente administração de benefícios entenderá o que o time deseja para continuar na empresa. Será que é uma bolsa de capacitações? Plano de saúde eficiente? Descontos em equipamentos eletrônicos? Dar o que os profissionais querem, os fará pensar duas vezes antes de arrumar outra corporação.

Diminuição de Turnover

O turnover ou rotatividade pode ser comparado a um “buraco negro” que se abre na organização. Toda vez que um colaborador deixa uma empresa, leva consigo os seus talentos, experiências, treinamentos internos que recebeu e o conhecimento sobre as demandas que atuava.

Tudo isso é sugado, por assim dizer, pela companhia que contratará esse profissional. 

Para evitar que esse conhecimento valioso seja perdido, é essencial melhorar a gestão de benefícios. Por meio dela, por exemplo, o colaborador pode ganhar vantagens para o cuidado da saúde física e mental. O resultado pode ser a melhoria desses aspectos e a continuidade no seu negócio.

Melhoria no Clima Organizacional

Na prática, o clima organizacional tem um impacto positivo na felicidade dos profissionais. E qual é a consequência de um time feliz?  

Conforme dados apresentados em um artigo do site G1, 89% das organizações percebem que funcionários felizes são mais produtivos, 74% notam que são inovadores e criativos, 63% veem que superam as expectativas e metas estabelecidas.

Mas qual é a relação entre clima organizacional, felicidade e benefícios? Na verdade, esse último é uma verdadeira “mola propulsora” dos primeiros. É como um efeito dominó: as vantagens extras geram felicidade no time que, por sua vez, melhoram todo o espaço laboral.

Tenha em mente esses passos ao desenvolver um plano de benefícios

Um bom plano de benefícios tem como base um conjunto de práticas, ações e estratégias eficientes. Sendo assim, é importante conhecer esses pilares e entender como implementá-los. Para ajudar, elencamos os principais processos que envolvem e sustentam todo esse processo.

Acompanhe:

Crie uma política com os valores da empresa

O primeiro passo para a estruturação de um plano de benefícios é a criação dos valores organizacionais. Normalmente, esses pontos fazem parte da cultura interna e, por isso, figuram ao lado do propósito, missão e objetivos da empresa. Quando as vantagens corporativas são alinhadas com o código organizacional, os resultados são expressivos.

Por exemplo, se a companhia preza pela inovação, é comum que os colaboradores também prezem. Então, um benefício interessante seria oferecer passagens para visitarem importantes polos da inovação no mundo.

Analise as necessidades dos seus colaboradores

A equipe interna pode ser composta por pessoas de diferentes perfis. Alguns talvez sejam chefes de família, solteiros, acima de 50 anos, com um ou mais filhos pequenos etc. Antes de propor benefícios, os gestores precisam descobrir o que os colaboradores precisam, ou seja, qual tipo de vantagem faria diferença na vida deles.

Para obter esse conhecimento, o time será convidado a responder pesquisas internas. As perguntas a serem respondidas podem ser: qual benefício considera mais valioso? Que tipo de premiação seria interessante aqui na empresa? 

Com base nesses dados, a organização constrói cestas de benefícios flexíveis que atendem os vários perfis internos. Vez por outra, é importante que a organização reenvie os formulários. Afinal, as circunstâncias, desejos e necessidades do time podem mudar com o tempo.

Tenha uma política de reconhecimento

Outra prática importante para implantar a administração de benefícios é a política de reconhecimento . Nesse caso, os profissionais recebem benefícios específicos atrelados a resultados, como bônus, day-off, viagens e saldo extra em benefícios.

Para funcionar bem, esse procedimento deve ser claro. Em outras palavras, significa que os membros da organização precisam saber que tipos de premiações são concedidas a determinados resultados. 

Seja flexível perante os benefícios

Nos tópicos anteriores, falamos sobre a flexibilidade nos benefícios. Sim, é algo muito importante e merece ser tratado com maior profundidade. Na prática, este fator sinaliza que a empresa respeita a diversidade, inclusão e democratização interna.

Esses atributos tornam a companhia mais atraente para profissionais talentosos, investidores e parceiros de negócios. Voltando a citar a pesquisa divulgada pelo artigo do site G1, 58% dos entrevistados disseram que gostam de ser tratados com igualdade e respeito.

Mas e os investidores e parceiros de negócios? Por que se sentem atraídos pela sua organização? Vale lembrar que corporações que apoiam esses valores tendem a gerar mais lucros. 

Se a organização gera lucros, é interessante para os investidores e parceiros terem um relacionamento com ela

Faça uma revisão periódica e abra espaço para debate

Existem empresas que promovem encontros (happy hours, palestras, café da tarde, treinamentos etc.) entre os seus colaboradores. Uma dica importante é aproveitar alguns desses encontros para escutar as opiniões dos profissionais sobre a política de benefícios da organização.

Pode ser um simples bate-papo descontraído. À medida que os funcionários expressarem suas ideias, desejos e opiniões, os gestores devem anotar as mais relevantes. Em seguida, essas informações serão catalogadas para serem usadas nas reuniões sobre o assunto.

O Impacto de um sistema de RH para facilitar a administração na gestão de benefícios

A transformação digital e as novas ferramentas tecnológicas têm um papel chave na otimização da gestão de benefícios. Entre as funcionalidades e vantagens de um sistema de RH voltado para esse tipo de administração, apontamos:

Centralização e organização das informações

Uma solução integrada permite a centralização de todos os dados e informações relacionados aos benefícios dos colaboradores. Isso facilita o acesso rápido e preciso aos dados relevantes, como planos de saúde, cobertura e elegibilidade.

Agilidade e eficiência

Com uma ferramenta de RH, os processos de administração dos benefícios se tornam ágeis e eficientes. Tarefas como inscrição de trabalhadores em processamento de alterações e cancelamentos de benefícios podem ser automatizadas, reduzindo erros e economizando tempo precioso.

Redução de erros e retrabalho

A automação reduz significativamente a ocorrência de erros manuais. Isso ajuda a evitar retrabalho e inconsistências do setor de RH, garantindo a precisão das informações e a conformidade com as políticas internas.

Melhoria na comunicação e acesso dos colaboradores

Uma solução voltada para a área oferece aos membros da equipe interna o acesso fácil e rápido às informações sobre seus benefícios. Eles podem visualizar os detalhes dos planos, solicitar alterações, acompanhar a utilização e obter respostas para suas dúvidas, promovendo uma comunicação mais clara e transparente.

Análise e relatórios

Um software de gestão fornece recursos de geração de relatórios e análise de dados, permitindo que o RH tenha uma visão abrangente dos benefícios oferecidos e seu impacto nos colaboradores. Isso ajuda no planejamento estratégico e na identificação de oportunidades de melhoria.

Conformidade e segurança dos dados

A plataforma de gestão oferece recursos de segurança avançados para proteger as informações confidenciais dos funcionários. Além disso, ajuda a garantir a conformidade com regulamentações e políticas relacionadas à gestão de benefícios, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Veja como o Software da Convenia pode te ajudar

Para descomplicar a administração de benefícios do RH, o software da Convenia é a melhor solução. Essa tecnologia conecta pessoas e tarefas em uma única plataforma intuitiva repleta de funcionalidades.

Entre os benefícios da Convenia, está o gerenciamento dos benefícios oferecidos pela sua companhia, como planos de saúde, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, entre outros. É possível configurar os valores e fazer o controle mês a mês. Em caso de desligamentos, o sistema avisa quais benefícios precisam ser retirados.

A plataforma permite também que os funcionários tenham acesso fácil aos dados sobre seus benefícios, como detalhes dos planos e valores de desconto. Além de oferecer recursos de comunicação interna para enviar notificações, comunicados e documentos relacionados a estes pontos.

Essas e outras vantagens fazem a Convenia ter uma relação de sucesso com os seus clientes. Veja alguns comentários deles:

  • Bárbara da Codus diz que o sistema a ajudou a agilizar os relatórios e cadastros de colaboradores;
  • Fernanda da Just Digital revela que acha sensacional a possibilidade de centralizar as informações em um único lugar;
  • E a Carolina da JobSpace fez uma declaração de amor: “Eu amo a Convenia. Facilita demais o meu dia a dia como administradora da empresa”.

Quer otimizar e facilitar a gestão de benefícios da sua empresa? Experimente sem compromisso o Sistema de RH e Departamento Pessoal Convenia por 14 dias grátis.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!