A disputa pelos melhores talentos nunca esteve tão acirrada entre as empresas. E, para se destacar em termos de competitividade, é necessário direcionar estratégias para o Employee Value Proposition (EVP).
O foco desse recurso é comunicar o valor que uma organização agrega para os colaboradores. Ao se destacar como um ambiente de trabalho atraente e recompensador, a tendência é que as pessoas queiram estar no local, otimizando a atração e retenção de bons profissionais.
Mas afinal, o que é Employee Value Proposition exatamente? Como ajuda a atrair talentos? Quais seus impactos na manutenção da equipe? Como estruturá-la de maneira eficaz? Confira todos os detalhes neste artigo.
O que é Employee Value Proposition (EVP)?
Employee Value Proposition, ou EVP, é um termo em inglês que pode ser traduzido como “Proposta de Valor ao Colaborador”. Diz respeito à promessa de valor que uma empresa oferece aos profissionais que trabalham com ela. Ou seja, ele engloba tudo aquilo que a organização tem a oferecer para atrair e manter bons talentos em seu quadro interno.
Quando tratamos sobre as contrapartidas de um negócio para seus colaboradores, é importante destacar que isso está além do salário. Cada dia mais, as pessoas levam em consideração os aspectos imateriais que um bom emprego é capaz de oferecer, por exemplo:
- Cuidado da empresa com a saúde física e mental da equipe;
- Oportunidades de crescimento pessoal e profissional oferecidas;
- Alinhamento de propósitos e valores;
- Equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Diante desses pontos, é evidente que o EVP, além das questões tangíveis como remuneração, benefícios, auxílios, plano de saúde etc., também aborda o clima, a cultura e a gestão de pessoas da empresa.
Como o EVP contribui para a atração de talentos
O EVP contribui para a Employer Branding justamente porque apresenta aos profissionais algo além das simples atribuições e contrapartidas dos seus cargos.
Nos processos de recrutamento e seleção, a ideia é demonstrar aos candidatos características organizacionais que sejam mais atrativas do que um simples job description.
A alta competição entre as empresas pelos melhores talentos os empodera. Diante disso, o principal questionamento dos profissionais envolve entender como cada negócio contribui para seu crescimento. Nesse processo, a remuneração ainda é importante. Tanto que ela é ainda a maior prioridade dos profissionais em 2023, segundo uma pesquisa do LinkedIn.
Contudo, logo atrás do salário, as pessoas levam em conta o apoio organizacional para equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Em terceiro lugar, está a flexibilidade para cumprir suas funções.
Questões como qualidade de vida, plano de carreira e desenvolvimento também são destacadas pelo estudo. Isso demonstra que as pessoas estão em busca de empregos que se preocupem com elas e que também lhes ofereçam melhores oportunidades.
Esses valores vão além daquilo que consta no job description. São diferenciais que muitas vezes só podem ser percebidos por quem vivencia a cultura da empresa. Assim, o papel do EVP também é evidenciá-los aos candidatos.
Uma reputação ruim aumenta os custos de contratação em até 10%, de acordo com dados da Harvard Business Review. Logo, faz toda diferença concentrar-se no porquê a empresa é um ótimo lugar para trabalhar e se há fit cultural com os talentos.
Retenção de Talentos: o papel do EVP
O engajamento dos profissionais nas empresas está em queda. Segundo estudo da Gartner Global Talent Monitor, ele diminuiu pelo menos 30% nas duas últimas décadas.
Essa é uma evidência de que muitos negócios não estão conseguindo atender às novas demandas dos trabalhadores. Quando a gestão de pessoas falha em atender às necessidades e expectativas dos talentos, a retenção é significativamente prejudicada.
Outra pesquisa da Gartner, divulgada pelo VocêRH, revela que 73% dos profissionais consideram prioritário que a organização cuide do seu bem-estar físico e mental. Já 85% querem ser vistos pelos negócios como indivíduos, não apenas como recursos.
Esse é o foco do Employee Value Proposition. Afinal, sua proposta de valor vai além dos aspectos tangíveis, como salário e benefícios. O foco principal esta nos propósitos, no desenvolvimento de carreira e na garantia de um bom ambiente para trabalhar.
Sobre os principais aspectos que fazem os talentos se manterem fiéis aos seus empregos, 46% permanece devido às oportunidades de crescimento. Outros 22% ficam pela qualidade de vida oferecida pela empresa. Na terceira posição, 14% não sai porque há alinhamento de valores.
Esses valores-chave para a retenção de talentos, revelados por uma pesquisa da Great Place to Work, são justamente os componentes de um bom EVP.
Valorização, engajamento e fit cultural
Mais que tornar a captação de novos talentos mais atrativa, os dados que citamos acima evidenciam que o papel do EVP também é fazer com que os colaboradores se sintam mais valorizados e engajados. Esse é um diferencial decisivo para a retenção de talentos.
Primeiro, ele comunica claramente o propósito e os valores da empresa, alinhando os objetivos pessoais dos profissionais com os da organização. Isso cria um senso de pertencimento e identificação. Assim, as pessoas ficam mais propensas a permanecer.
Além disso, lembre-se que um Employee Value Proposition bem elaborado também oferece benefícios tangíveis. Por exemplo: salários competitivos, benefícios flexíveis, desenvolvimento de carreira e um ambiente de trabalho saudável.
Tudo isso gera mais satisfação, engajamento e comprometimento dentro da organização. O resultado são equipes mais estáveis, engajadas, produtivas e menos propensas ao turnover.
Ciente de que manter colaboradores talentosos vai além da remuneração, aprimore a qualidade da comunicação interna, os benefícios corporativos e o desenvolvimento de talentos na sua empresa.
Como construir um bom Employee Value Proposition
Agora que você já conhece os motivos que tornam o EVP indispensável para a atração e retenção dos melhores talentos, surge uma dúvida: como construí-lo na sua empresa?
Uma implementação bem-sucedida depende de 4 etapas básicas, que são:
Compreender as percepções de sua organização
Para ter um Employee Value Proposition consistente, é preciso entender quais os pontos fortes e fracos da sua cultura organizacional. Aqui, levam-se em conta as percepções e anseios dos talentos.
Nesse sentido, é importante mapear o que atrai os colaboradores:
- O que eles mais valorizam no ambiente de trabalho?
- Por que eles permanecem em uma empresa?
- O que motivaria sua saída?
- Quais valores julgam imprescindíveis?
- Como enxergam o clima organizacional?
Além de analisar os indicadores da sua equipe, é importante obter essa informação diretamente com os profissionais. Isso pode ser feito por meio de reuniões One on One e pesquisas eNPS, por exemplo.
Elaborar a proposta de valor
Após compreender os fatores que atraem e incentivam a permanência dos colaboradores, você obtém clareza para estruturar as contrapartidas da sua proposta de valor. Nesse sentido, um bom EVP é composto por três pilares.
O primeiro pilar diz respeito às recompensas contratuais, os ganhos tangíveis. Já o segundo se refere às recompensas emocionais, ou seja, os ganhos intangíveis.
Por fim, há as recompensas experienciais, como o investimento para desenvolver o profissional e o pessoal dos colaboradores. São exemplos ações voltadas à segurança no trabalho, programas de bem-estar físico e mental, e assim por diante.
Cultivar ambiente e cultura favoráveis
Ao elaborar o seu EVP, você irá perceber que as contrapartidas contratuais serão mais fáceis de implementar. Basta ajustar os aportes financeiros e a estrutura dos benefícios para melhorar as recompensas.
Entretanto, os ganhos emocionais e experienciais exigem mais esforços coletivos. Afinal, eles estão diretamente atrelados à cultura organizacional. Ou seja, são aspectos que não podem ser alterados da noite para o dia.
Por isso, é importante engajar todo o RH e as lideranças para focar na construção de um bom ambiente de trabalho. Questões como reconhecimento, colaboração e potencialização de talentos devem ser prioritárias, para que as pessoas sintam-se realmente valorizadas.
Divulgar seu EVP
Seria irrelevante ter um EVP atrativo se ele não for conhecido pelo seu público de interesse. Logo, a empresa deve divulgar sua proposta de valor aos futuros talentos, incentivando sua atração. Também é válido apresentar para os colaboradores, favorecendo a retenção.
Para quem já faz parte da equipe, isso deve estar evidente nos reais ganhos contratuais, emocionais e experienciais oferecidos aos profissionais.
Já para o público externo, esses aspectos precisam ser evidenciados na comunicação. Isso quer dizer que todo material que a empresa compartilhar atrelado ao seu Employer Branding precisa ressaltar os diferenciais do EVP.
Agora que você já sabe da importância do Employee Value Proposition e como elaborá-lo, que tal adotar medidas ainda mais completas para minimizar o seu turnover?