Estresse no trabalho: Aprenda as 5 melhores formas de evitar

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O mercado de trabalho nunca esteve tão agitado como na atualidade. Com a alta competitividade que ronda os diversos segmentos profissionais se manter atualizado é fundamental para encontrar novas chances e crescer na carreira. No entanto, toda essa pressão só faz com que o estresse no trabalho se acentue, colocando em risco a produtividade e a satisfação no ambiente corporativo.

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Quais são os principais sintomas de estresse no trabalho?

Recentemente muitas empresas efetuaram grandes cortes de pessoal, colocando em prática, políticas de contenção de gastos. Em meio a esse turbilhão demissional, muitos profissionais se sentem ameaçados e ficam preocupados, entrando de vez na questão do estresse no trabalho.

Com medo do que o futuro reserva, muitos funcionários manifestam cada vez mais sintomas de estresse no trabalho, tais como irritabilidade, frustração fadiga mental, ou dificuldade de concentração, fatores que prejudicam diretamente a produtividade e propicia um cenário ainda mais favorável a crises empresariais. 

Com isso em mente, especialistas do setor, afirmam que o primeiro passo para combater o estresse no trabalho é uma atitude positiva, assim como a capacidade de valorizar o aprendizado que chega junto com os momentos de crise. Isso torna as pessoas mais confiantes para enfrentar futuros percalços.

Evitando o estresse no trabalho: 5 dicas fundamentais 

Para não se deixar abater por pressões e sucumbir ao estresse no trabalho, separamos 5 dicas fundamentais para ser uma pessoa mais controlada e confiante no ambiente corporativo. 

  • Evite o sedentarismo;
  • Tenha um planejamento;
  • Divirta-se;
  • Entre em contato com a natureza;
  • Faça pausas. 

1. Evite o sedentarismo 

A prática de atividades físicas é fundamental para ficar longe do estresse no trabalho. A prática de atividades físicas colabora para oxigenação do organismo como um todo, trazendo uma melhora cognitiva que facilita na tomada de decisões, além de trazer calmaria. 

Além disso, a prática de exercícios físicos promove liberação de hormônios e substâncias capazes de prover relaxamento e tranquilidade e trabalhar de modo mais saudável

2. Tenha um planejamento 

Não existe nada mais estressante do que ser pego de surpresa no trabalho por uma tarefa que não estava no caminho ou simplesmente pelo fato de ter se esquecido.

Quem se perde em meio a muitas tarefas vive estressado no trabalho. Por isso, ter um planejamento prévio das atividades a serem feitas é uma ótima forma para trabalhar tranquilo e com maior produtividade.

3. Divirta-se 

É preciso ter em mente que a vida não é só trabalho. Quem não vive de maneira equilibrada tende a ser mais estressado e até mesmo mais doente. Por isso é importante tirar um tempo para diversão, independentemente do tipo que for.

Se divertir, seja com amigos, familiares, parentes ou até mesmo sozinho é uma ótima maneira de se desligar do estresse e baixar as taxas de ansiedade. 

4. Entre em contato com a natureza

Outro ponto importante relacionado ao controle de estresse no trabalho tem relação direta com a natureza. É comprovado cientificamente que apenas 20 minutos de contatos diários com a natureza já é capaz de reduzir o estresse.

Passear em lugares arborizados, como parques por exemplo, ou simplesmente percorrer uma parte do caminho a pé até o trabalho são ações essenciais para deixar preocupações e trabalhar tranquilamente.

5. Faça pausas

Trabalhar por horas seguidas também é um problema para muita gente. Há pessoas que trabalham e que nem vão ao banheiro para que o trabalho possa ocorrer de maneira otimizada. Felizmente isso é um erro que muita gente está parando de cometer.

O estresse no trabalho também pode surgir quando o profissional insiste em trabalhar horas seguidas. Dessa forma fazer pausas para se desligar do trabalho durante o dia, é uma ótima maneira de organizar os pensamentos e atingir os objetivos de maneira mais amena e certeira. 

Por fim, manter o foco nos afazeres e evitar reclamações constantemente sobre dificuldades,  são fatores importantes para atravessar tempos difíceis, uma vez que através do otimismo e da autoconfiança é possível aumentar capacidade de produção, diminuir o estresse no trabalho e ainda ganhar destaque por agir de maneira proativa.

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