8 KPIs de RH estratégicos que toda empresa deve monitorar

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

Para garantir que as estratégias de Recursos Humanos estejam alinhadas com os objetivos organizacionais, é fundamental que você e sua equipe analisem os KPIs de RH certos.

Esses indicadores oferecem uma visão clara sobre a eficácia das práticas de gestão de pessoas, viabilizando ajustes precisos e melhorias contínuas para impulsionar o desempenho da empresa e de seus talentos. Com os KPIs, é possível determinar o impacto das iniciativas de RH desenvolvidas, além de obter insights valiosos para decisões assertivas e com alto valor estratégico.

Quer entender melhor o conceito, sua importância e explorar os principais KPIs de RH? Confira os principais detalhes sobre o assunto ao longo deste artigo! 😉

O que são KPIs de RH

KPI é a sigla para “Key Performance Indicator”, que significa “Indicadores-chave de Performance”.  Quando falamos sobre KPIs de RH, nos referimos às métricas usadas para avaliar se as ações do setor de Recursos Humanos estão alcançando os resultados, expectativas e retornos planejados.

Esses indicadores são considerados os mais importantes para determinado projeto, processo ou estratégia desenvolvida em uma organização. Por serem indicadores-chave, cabe aos gestores estipularem quais dados são considerados estratégicos. 

Ou seja, definir os KPIs de RH certos é fundamental para ter clareza sobre quais estratégias são bem-sucedidas, quais precisam de ajustes ou têm pontos passíveis de otimização. 

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Conheça os principais indicadores de RH

Os KPIs de RH devem ser selecionados pelos gestores de acordo com estratégias e necessidades específicas. Existem indicadores-chave bastante comuns na área de Recursos Humanos. Conhecê-los é fundamental para determinar quais são os mais pertinentes para acompanhar as ações desenvolvidas na empresa. São eles:

Turnover ou Índice de Rotatividade

O Turnover mede a quantidade de colaboradores que entram e saem da organização em determinado período. Seu uso é essencial para avaliar a capacidade de retenção de talentos da empresa. 

Um turnover baixo indica um ambiente de trabalho saudável e eficiente. Já uma rotatividade alta pode sinalizar problemas na cultura organizacional, insatisfação com a liderança, falta de oportunidades de crescimento, entre outros fatores que precisam ser corrigidos.

Índice de retenção de talentos

O Índice de Retenção de Talentos é crucial para entender a capacidade da empresa de manter seus colaboradores mais valiosos. Esse indicador ajuda a identificar como a rotatividade está ocorrendo e embasar estratégias para diminuí-la, aumentando o engajamento e a satisfação dos membros da equipe. Além de acompanhar os índices de Turnover, o RH também pode:

  • Aplicar questionários para detectar eventuais problemas e pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Desenvolver programas para melhorar o clima organizacional, garantindo que os talentos escolham ficar na empresa.

Headcount

O Headcount se refere ao número total de colaboradores dentro da organização em um determinado período.  Seu uso é importante para várias funções de RH, incluindo o planejamento de força de trabalho, orçamento e alocação de recursos. Para mensurá-lo, basta contabilizar todos os colaboradores ativos na empresa. 

Mesmo que pareça uma métrica básica, sua aplicação é essencial para manter um controle eficiente da equipe, planejar contratações futuras, ajustar a estrutura organizacional e ser assertivo em outras ações estratégicas de RH.

Clima organizacional e satisfação

O Clima Organizacional e a Satisfação dos colaboradores são outros KPIs de RH fundamentais para avaliar o ambiente de trabalho e a percepção dos talentos sobre a empresa. Entre as possibilidades para mensurar esses indicadores, a escolha mais comum entre os negócios têm sido as pesquisas NPS (Net Promoter Score). 

Trata-se de um questionário que tem por base uma simples pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a nossa empresa como um ótimo lugar para se trabalhar?”. As respostas são avaliadas em três grupos: 

  • Promotores (Nota 9 ou 10): colaboradores altamente engajados e satisfeitos;
  • Detratores (Nota 0 a 6): colaboradores insatisfeitos e propensos a falar mal da empresa;
  • Passivos (Nota 7 ou 8): colaboradores neutros, que não estão nem insatisfeitos, nem engajados.

A fórmula para calcular o NPS é: % Detratores – % Promotores. Um NPS positivo indica que a maioria dos colaboradores está satisfeita e engajada.

Relação HR para FTE

A Relação HR para FTE (Full-Time Equivalent) é um KPI que avalia a produtividade de cada talento em relação às horas trabalhadas. Ou seja, ele mede o desempenho dos colaboradores independentemente da carga horária.

Seu cálculo é bastante útil para comparar resultados entre talentos de tempo integral e parcial, otimizar a alocação das equipes, determinar a necessidade de cortes ou novas contratações, etc. Para calcular o FTE, basta aplicar a seguinte fórmula: FTE = total de horas contratadas do total dos colaboradores (integrais e parciais) por semana ÷ 40.

Retorno sobre investimento (ROI) 

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um indicador bastante popular, usado para medir a rentabilidade do que é investido por uma empresa, inclusive no RH. Ele se baseia na seguinte fórmula:

  • ROI = (Ganho do investimento – Custo do investimento) ÷ Custo do investimento × 100

Na área de RH, o ROI pode ser aplicado a diferentes iniciativas, como programas de treinamento e desenvolvimento, campanhas de recrutamento e seleção, benefícios corporativos, entre muitas outras. Independentemente da situação, ao calculá-lo, é importante considerar todos os custos e ganhos associados à iniciativa. 

Por exemplo, ao avaliar o ROI de um programa de treinamento, é preciso levar em conta o custo da qualificação, o tempo gasto pelos colaboradores na participação, além do aumento de produtividade ou redução de erros após a conclusão. Um ROI positivo indica que o projeto de RH em questão está gerando valor para o negócio.

Absenteísmo

O Absenteísmo mede a frequência com que os colaboradores se ausentam do trabalho. Seu acompanhamento é importante para entender o nível de satisfação, engajamento e até de saúde laboral, embasando ações para melhorar a presença, motivação e produtividade no trabalho.

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Desempenho e produtividade

O KPI de Desempenho e Produtividade oferece uma visão objetiva sobre a performance dos colaboradores e sua contribuição para os objetivos da organização. Ele é normalmente medido por meio de avaliações de desempenho, que podem incluir notas atribuídas com base na qualidade e pontualidade das entregas.

Para isso, é comum que o RH utilize notas de 1 a 5, em que 1 se refere a entregas atrasadas e com qualidade abaixo do esperado, enquanto 5 representa atividades pontuais e resultados excelentes. Acompanhando esse KPI, é possível identificar talentos de alto desempenho, áreas que necessitam de desenvolvimento e ajustar as estratégias de gestão de pessoas para melhorar a produtividade geral.

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