Desde que a empresa Facebook anunciou a mudança do nome para Meta, o termo metaverso vem sendo amplamente discutido. Em linhas gerais, ele é um ambiente digital que funciona como um universo paralelo. Nesse conteúdo vamos aprofundar nesse conceito e explicar como o RH pode entrar nesse universo!
Realidade aumentada, experiências sensoriais e criação de avatares são algumas características dessa nova tecnologia. Atualmente, ele já está sendo considerado por alguns especialistas como o primeiro passo para uma nova revolução tecnológica.
Se atentando a esse movimento crescente e apostando no futuro desse universo, que o Facebook, agora Meta, tem essa como uma das suas principais verticais de negócio.
Mas o que muda com toda essa movimentação de uma das gigantes de tecnologia mundial? É importante pontuarmos que quando falamos sobre o tema não nos restringimos apenas ao Facebook.
Precisamos considerar outras evoluções que fazem parte desse ecossistema do metaverso. Como o uso de algoritmos, o aperfeiçoamento da inteligência artificial e, principalmente, a mudança de comportamento dos usuários.
E o departamento de Recursos Humanos não fica para trás nessa transformação digital. Cada vez mais é possível utilizar as novas tecnologias para aprimorar e revolucionar a gestão de pessoas.
Neste texto você vai entender um pouco mais o que é o metaverso e como ele impacta nas relações de trabalho e nas empresas.
Por fim, traremos uma breve análise de como essa tendência tecnológica pode ser extremamente valiosa para o futuro do RH.
Vamos lá? Continue sua leitura e fique por dentro de tudo.
O que é metaverso?
Entender esse conceito pode parecer complicado em um primeiro momento. No entanto, uma breve explicação demonstrará que essa nova tecnologia é de simples entendimento.
Imagine um ambiente virtual onde você pode ter experiências sensoriais e de realidade aumentada. Isso é o metaverso. Basicamente, ele é a possibilidade de você criar relações, se comunicar e construir uma realidade virtual.
O que no início da década de 1990 era apenas ficção científica, hoje se tornou uma oportunidade de negócio. Os avanços tecnológicos e a implementação da internet 5G são alguns dos fatores que fizeram com que esse universo digital se tornasse possível.
Hoje, essa tecnologia já é considerada uma espécie de evolução da internet. Um lugar sem barreiras geográficas ou físicas. Ali, todos podem se conectar, interagir, e viver uma experiência muito próxima do mudo real.
Para o mundo corporativo, o metaverso pode ser uma oportunidade para expandir os negócios e as relações de trabalho.
Com a popularização do home office e a rápida adaptação a esse modelo de trabalho, é possível que no futuro se utilize a realidade aumentada para garantir mais interação e conexão entre os colaboradores de uma empresa, mesmo à distância.
O metaverso e a nova fase da web
Desde que nasceu, a Web está em constante transformação. Seja pela navegabilidade ou através de espaços de interação online, ela tem se mostrado parte essencial do cotidiano.
É praticamente impossível pensar em fazer uma gestão de equipe à distância sem um gerenciador de tarefas, por exemplo. Assim como os aplicativos de mensagem se tornaram uma extensão da rotina de cada um.
Essas são características essenciais da web 2.0, a segunda fase de desenvolvimento da web, que modificou profundamente as relações interpessoais.
A era das redes sociais, como também a web 2.0 é chamada, proporcionou possibilidades de conexão que antes não se imaginava. Com uma evolução cada vez mais rápida, a web 2.0 tornou-se acessível, essencial, e um dos principais pilares para a existência do metaverso.
Podemos dizer que hoje a web passa por dois períodos de transição. O primeiro, é o desenvolvimento da web 3.0, com o aprimoramento dos algoritmos e a popularização das criptomoedas.
Também vemos nessa fase, inúmeros avanços tecnológicos. São eles que possibilitam a criação de equipamentos, softwares e aplicativos cada vez mais inteligentes e focados na experiência do usuário.
Mas, se antes demorava décadas para que uma fase de transformação se consolidasse, hoje seus limites se encontram e se expandem. Podemos dizer que, em meio ao amadurecimento da web 3.0, encontramos também o início da web 4.0.
E é justamente no ponto de encontro entre essas duas fases que o metaverso se torna uma possibilidade concreta. Marcada pela inteligência artificial, Big Data e Internet das Coisas (IoT), a futura fase da web também já é uma realidade.
Como as empresas podem usufruir dessa nova realidade?
A rapidez no desenvolvimento de novas tecnologias e formas de comunicação e interação mostra uma gama de oportunidades para as empresas. Desde repensar seu modelo de trabalho, adotando 100% o home office, até proporcionar novas experiências de consumo e atendimento aos clientes.
Mesmo sendo uma realidade um pouco limitada, as novas fases da web têm se mostrado extremamente vantajosas para as organizações.
Ainda que os altos custos em equipamentos possam parecer uma barreira, investir em tecnologia de ponta, inteligência artificial e experiências de realidade aumentada é garantir a entrada da empresa nessa nova era.
Além disso, essa é uma forma de se destacar no mercado. Hoje, apenas valores competitivos e um bom posicionamento de marca não garantem mais a liderança no segmento.
Com tantos avanços tecnológicos, o comportamento do consumidor/usuário também vem se modificando. As pessoas estão mais criteriosas e exigentes na hora de consumir algo. A experiência do cliente se tornou a principal porta de entrada para a boa reputação da marca.
Por isso, cada vez mais empresas estão criando seus setores de inovação, que buscam investir em maneiras inteligentes, eficazes e dinâmicas de interação com o público.
Já estamos vivendo no metaverso?
De certo modo, estamos no caminho para isso. Com um mercado tão competitivo, quem se antecipar e investir no futuro da inovação tecnológica vai colher os primeiros frutos.
Hoje, já existem corporações testando suas possibilidades nessa revolução tecnológica. Assim como o Meta – antigo Facebook – também está se adiantando nesse mercado. Alguns jogos online, como EVE: Valkyrie e Job Simulator, também estão apostando em novas funcionalidades de realidade virtual.
Para as empresas, essa pode ser uma oportunidade de ouro para experimentar novas tecnologias de gestão remota, Inteligência Artificial e atendimento cada vez mais personalizado.
Impacto no mercado de trabalho
Assim como as reuniões online e o trabalho remoto foram mudanças que impactaram bastante o mercado, as novas tecnologias também estão agitando o mundo corporativo.
Antes da pandemia de covid-19, pensar no modelo de trabalho à distância era muito custoso para as empresas. Muitas entendiam que as relações presenciais faziam diferença na produtividade e na entrega dos colaboradores.
Por isso, quando a crise sanitária forçou a mudança para o home office, uma verdadeira revolução foi iniciada nas relações de trabalho.
Nessa adaptação, a tecnologia foi essencial. Seja para fazer reuniões de equipe, com clientes, fornecedores, ou para o simples gerenciamento de tarefas. Sem a possibilidade de estar presente em um escritório, softwares e aplicativos se tornaram uma extensão das empresas.
Além disso, processos que antes eram bastante burocráticos e complexos, como assinatura de contratos, também ganharam seu espaço nessa digitalização em massa. Hoje, com apenas alguns cliques você pode firmar contratos com segurança, respaldo legal e agilidade.
E esses são só alguns exemplos de como as transformações tecnológicas modificaram o mercado de trabalho.
Podemos falar também do uso da inteligência artificial para processos de recrutamento e seleção. Softwares para automatização de processos e atividades. Aumento da produtividade com metodologias ágeis. A lista de mudanças é longa.
Diante desse contexto, o que se espera com o metaverso é mais uma revolução nas relações de trabalho.
Já imaginou poder trabalhar de qualquer lugar e, ao mesmo tempo, estar presente no escritório virtual da sua empresa interagindo com outros colegas de trabalho?
Essa é uma realidade que a nova tecnologia pode proporcionar. Se as empresas souberem se adaptar e aproveitar as oportunidades que essa realidade virtual oferece, é possível potencializar os vínculos e as conexões no ambiente de trabalho.
Quais os desafios do mercado?
Sem dúvidas, a adaptação e o alto custo no investimento em equipamentos são grandes desafios para o futuro.
Hoje, essa nova tecnologia ainda é uma possibilidade restrita a jogos online. Isso se dá, principalmente, porque sua principal ferramenta, que seria o óculos de realidade virtual, ainda não é acessível para a população em geral. Tal fator se configura numa dificuldade para a implementação dessa tecnologia nas empresas.
As empresas precisarão criar um planejamento a longo prazo, que foque em inovação tecnológica. Além disso, é preciso, cada vez mais, treinar e habilitar os colaboradores nessa realidade digital.
Para quem já cogita trabalhar com o metaverso, inserir a cultura do trabalho remoto e ferramentas cada vez mais inovadoras na organização é fundamental. Tenha em mente que o processo de adaptação leva tempo, assim como o aprimoramento das relações à distância.
Ainda que a nova tecnologia crie uma realidade virtual próxima à presencial, existem inúmeros desafios de comunicação que precisam ser superados tanto pela própria tecnologia do metaverso – como foi nas outras fases da internet – quanto pelas empresas que pretendem estar inseridas nessa realidade.
Empresas mais humanizadas?
Com tecnologias cada vez mais inteligentes, a personalização se tornou um caminho sem volta. Os algoritmos são ensinados e funcionam a partir das interações e gostos pessoais. A experiência do usuário só se torna algo único, quando se entende exatamente qual a expectativa que se busca atender.
Esses elementos, essenciais para a web do futuro, colocam a pessoa no centro dos processos. Os avanços tecnológicos surgiram e surgem para potencializar as habilidades humanas. Seja de comunicação ou atividades cotidianas.
Desse modo, há a tendência de que empresas que passem a adotar processos de inovação e tecnologia se tornem mais humanizadas. Isso acontece porque o RH, os CEOs e os principais líderes começam a observar mais as dores de cada profissional e como melhorar o ambiente e o processo para cada colaborador.
Papel do RH: como entrar no metaverso
Diante de tudo isso, é preciso olhar para como o RH pode aproveitar as oportunidades com essa nova aposta revolucionária da web.
Como mencionamos antes, os desafios são muitos. Mas, é possível criar alternativas que preparem as empresas para um futuro no qual essa nova tecnologia será uma possibilidade acessível.
Investir em inovação e tecnologia digital no RH são algumas delas. As planilhas, cálculos e processos burocráticos do departamento pessoal são ótimos exemplos de automatização para colocar no plano de ação para se adaptar no mundo virtual que está por vir.
Ações no RH como recrutamento online, criação de rituais de conexão entre os times, processos de comunicação interna, cultura de feedback, são alguns tipos de melhorias que também podem ser feitas no ambiente digital.
Na prática, esse processo de digitalização é mais do que fazer uma cópia do que existe no presencial. Ele busca compreender as inúmeras possibilidades de criar no virtual novos formatos de gestão e relações interpessoais.
Teremos um RH 5.0 com o metaverso?
Assim como a sociedade vem se transformando com a evolução digital, o RH não fica para trás nesse processo. Inclusive, esse é um dos setores que mais tem se adaptado a essa nova realidade do mundo online.
A recente necessidade do home office fez com que os profissionais de RH precisassem encontrar novos caminhos para a gestão de pessoas. Assim, o setor evoluiu e incorporou a tecnologia como uma aliada de suas rotinas.
Nessa realidade, o RH passou a se dedicar à potencialização das relações de trabalho de modo virtual. Desse modo, a preocupação com o bem-estar do colaborador tornou-se uma motivação para buscar cada vez mais inovação para o setor.
Por isso, humanizar o RH com auxílio da tecnologia é uma das principais características dessa nova fase. Sendo assim, é preciso se apoiar nessas oportunidades para criar ambientes virtuais de trocas e conexões, que prezam pela segurança emocional dos colaboradores.
Desse modo, o que se pode esperar é, de fato, um RH 5.0 no metaverso. Mais humanizado, ágil, eficiente e que consegue potencializar as relações presenciais em um ambiente virtual.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre este assunto. Continue evoluindo os seus conhecimentos com o nosso kit avançado de RH Digital e comece agora a transformar a sua gestão de pessoas.