Como criar um organograma online de forma rápida e eficiente?

Marcelo Furtado
Liderança
  9 min. de leitura

Contar com a tecnologia para poupar tempo e poder focar em seus colaboradores é o sonho de qualquer Recursos Humanos. Para isso, é imprescindível a utilização de ferramentas, como o organograma online, para auxiliar nos processos internos. 

Com ele, você consegue ser mais assertivo nos planejamentos estratégicos e ainda otimiza atividades ao ter acesso virtual e automatização da estrutura. 

Neste conteúdo, ensinaremos como criar um organograma online, quais são ferramentas para desenvolver fluxograma e mapa mental, e de que forma a área de RH é beneficiada com sua utilização. Boa leitura! 

Organograma online: qual a sua importância?

O organograma online é um gráfico que organiza visualmente a estrutura da empresa. Seu objetivo principal é apresentar a hierarquia, departamentos, funções e atividades que existem na instituição, e de que forma elas se relacionam. 

Elaborar e utilizar um organograma online é importante tanto para os colaboradores quanto para os dirigentes e lideranças. Eles ajudam desde a orientação para novos talentos sobre o funcionamento da organização, até o auxílio no planejamento estratégico para gestores. 

Quando se trata de um modelo de acesso virtual, a praticidade e dinamicidade ainda potencializam seus motivos de implementação. 

Por exemplo: ao invés de um colaborador procurar sempre seu líder para compreender quais são as responsabilidades que precisa dividir com um novo colega, ele pode simplesmente acessar o organograma e conferir. 

Já o Recursos Humanos consegue visualizar o organograma como uma ferramenta de auxílio na identificação de gargalos vistos em relatórios gerenciais, e assim ter insights para solucionar essa questão. 

No geral, as principais vantagens de se adotar um organograma online na empresa, são: 

  • Saber quem é o responsável por um determinado projeto;
  • Saber para quem se reportar em determinada situação; 
  • Quais são os papéis de cada colaborador; 
  • Quais são os departamentos que podem expandir;
  • Auxílio para criação do plano de carreira; 
  • entre outros. 

É importante que ele seja construído sempre de forma objetiva, simplificada e organizada. Essa composição torna essa ferramenta essencial para apoiar os objetivos do negócio. 

A Convenia preparou um modelo de organograma empresarial gratuito e exclusivo para você baixar e aplicar agora mesmo no seu negócio. Baixe-o agora mesmo!

New call-to-action

Como criar um organograma online de forma gratuita? Confira algumas possibilidades

No mercado, existem diversas ferramentas de organograma online que facilitam processos individuais e eventuais. Ou seja, se o seu intuito é ter um fluxograma, mapa mental ou algum outro modelo para utilizar para organização ou brainstorm, o recurso de criador de organograma dessas plataformas vai ser excelente. Confira alguns exemplos: 

Canva

O Canva é uma plataforma de design online e colaborativa que permite criações de diversas artes, contando, inclusive, com um criador de organograma online. Com ele, é possível encontrar: 

  • Mais de 20 tipos diferentes de gráficos;
  • Templates para criar rapidamente seu fluxo de trabalho; 
  • Edição simplificada e personalizável. 

Miro

O Miro é uma plataforma de comunicação visual, onde desenhos podem ser feitos para organizar pensamentos, planos e projetos. Os organogramas online são completamente editáveis, e você pode, inclusive, optar por modelos diversos: 

  • Empresarial;
  • Simples;
  • Organizacional. 

Visme

O Visme é muito semelhante ao Canva, por ser uma plataforma com a mesma finalidade. Nele, você também consegue encontrar modelos prontos ou então criar seu organograma online do zero. 

Adobe Express

O Adobe Express é uma plataforma de criação online, onde o usuário consegue criar artes do zero ou utilizar templates modernos. Seus organogramas são bem voltados para um tipo organizacional. Mas nada impede que você crie um inédito a partir do recurso folha em branco. 

Mural 

Por fim, temos a plataforma Mural, onde sua interface parece unificar todos os outros criadores de organograma. Com ele, diversas pessoas podem editar o documento ao mesmo tempo, facilitando o brainstorming, por exemplo. 

Como utilizar um modelo de organograma online de forma eficiente?

Tornar o uso do seu organograma online eficiente depende principalmente da escolha do modelo mais adequado para os seus principais objetivos com esse instrumento. 

Além disso, é sempre importante lembrar que essa ferramenta é útil para outros setores além do RH, visto que a compreensão da organização empresarial é essencial para o desenvolvimento do trabalho de todos os setores.

Abaixo, explicaremos sobre os tipos de organogramas e como escolher o ideal para sua empresa. Confira!

Organograma vertical

É o mais comum utilizado pelas empresas. Nele, a hierarquia cresce verticalmente, como uma espécie de pirâmide. Há também o organograma funcional, que ao invés de constar os cargos, são setorizadas as funções. 

Organograma vertical

Organograma radial

A radial, também conhecida como circular, é uma forma de visualizar a estrutura da empresa de modo unificado. Ou seja, nela todas as funções estão conectadas, e cada faixa do círculo representa um setor. 

Essa é uma boa opção para descentralizar a atenção ao CEO, fazendo com que todos se sintam pertencentes à “roda empresarial”. 

Organograma circular ou radial

Organograma matricial

O modelo matricial é ideal para empresas que possuem muita flexibilidade e necessitam de uma estrutura dinâmica. Nele, é possível setorizar por produtos, ao invés de hierarquia de cargo, por exemplo. Isso facilita o entendimento das unidades funcionais. 

Organograma matricial

Organograma linear de responsabilidade

Por fim, o organograma linear de responsabilidade, como o próprio nome diz, é sobre as funções e atividades dos setores. Sendo assim, é possível fazer representações visuais que demonstram a etapa do processo para cada departamento. 

Organograma linear de responsabilidade

Organograma online focado em RH: como funciona na Convenia 

Você conferiu até aqui como criar um organograma online e a importância dele para a área de RH. Porém, apesar de existirem ferramentas avulsas no mercado, o ideal é ter um organograma robusto, que de fato auxilie a gestão do DP à poupar tempo, dando ao Recursos Humanos mais oportunidade para focar nos colaboradores. 

Para solucionar essa questão, a Convenia desenvolveu uma nova ferramenta em seu software de RH. Com ela, é possível criar organogramas editáveis que auxiliam a estruturar a sua área, fazer fluxogramas, planejamentos estratégicos, etc. 

E o melhor disso é que podem ser aplicados quantos detalhes forem necessários, por meio de integrações ligadas aos outros recursos que a plataforma proporciona para os demais gerenciamentos de RH e DP. 

Esse é um ponto essencial, visto que ter um só software de RH proporciona uma melhor visão holística e estratégica dentre vários aspectos relevantes da gestão. 

A automação das informações também já estará toda no recurso, simplificando e otimizando seu trabalho. É muito mais rapidez e praticidade no seu dia a dia, centralizando, inclusive, as informações que facilitam a leitura de métricas, por exemplo. 

Confira detalhadamente as principais vantagens do recurso de organograma online da Convenia! 

Tenha acesso fácil a todas as informações sobre a estrutura do negócio

É essencial para o RH ter as informações sobre os cargos, funções, tarefas, etc, organizados e estruturados. É por meio disso que o setor consegue:

  • Dar transparência na hierarquia;
  • Ter uma fonte de informações para melhorias estruturais e alternativas; 
  • Incluir os dados no onboarding;
  • Servir como base para fazer o plano de carreira. 

Além desses benefícios, com a ferramenta da Convenia o documento pode ser visualizado e compartilhado com a empresa, facilitando o acesso às informações. 

Torne claro aos colaboradores os diversos papéis na empresa

É comum que, mesmo aqueles colaboradores que possuem anos de casa, não saibam exatamente o que seus colegas fazem. 

Isso é prejudicial, pois, consequentemente, ele não sabe o que esperar ou não têm entendimento sobre o que fazer para auxiliar ou facilitar o trabalho do próximo. Muitas vezes, o colaborador não sabe nem até onde vão as suas atribuições e onde começam as funções de um colega de setor, por exemplo. 

Com o organograma empresarial, a visão sistêmica de todos os funcionários melhora, tornando os processos mais fluidos e assertivos. 

Alternativa visual e prática de todo o quadro de trabalhadores

Fazer a leitura de cargos e funções se baseando em planilhas pode não ser a melhor opção para compreender a estrutura da organização. 

Mas, ao ter uma alternativa visual, essa leitura é facilitada. Até porque, ver uma imagem com várias informações é muito mais rápido de se entender, quando comparado com ler um texto. 

Portanto, se você pretende otimizar seu trabalho em cada operação possível, ter um organograma funcional online é a melhor solução! 

Melhoria na comunicação e integração entre as equipes

A falha de comunicação pode acarretar em diversos problemas que influenciam na rotina de trabalho de todos os profissionais da empresa. Mas, quando se tem o organograma que mostra exatamente quem é o responsável por cada tarefa, os ruídos diminuem. 

Para melhorar ainda mais essa questão, conte com o software da Convenia! Ele já é um canal de comunicação integrada entre colaborador e gestor, o que simplifica muito sua vida. Não será preciso ficar mandando alerta ou e-mails para auxiliar nas dúvidas organizacionais. Um simples acesso na plataforma já soluciona a questão. 

Apoia no desenvolvimento do planejamento estratégico

É possível utilizar o organograma online para embasar seus planejamentos táticos, operacionais, gerenciais ou funcionais, gerando análises situacionais com base em departamentos isolados ou conjuntos

O profissional de Growth, por exemplo, pode utilizar a plataforma da Convenia para fazer um cruzamento de dados de métricas para compreender as relações empresariais. 

Já o profissional de R&S consegue montar uma estratégia para seu processo seletivo que faça sentido para a empresa, e não apenas se basear em necessidades isoladas. 

Auxílio ao RH e DP: suporte ao gerenciamento do crescimento 

O mercado tem aquecido muitos setores, principalmente para as startups. Isso auxilia no crescimento contínuo do quadro de colaboradores. 

Ter um software para gestão de Recursos Humanos que automatiza o preenchimento de organogramas online é essencial para que o RH não perca tempo nesses processos

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!