A atração de talentos profissionais sempre fez parte da estratégia do RH, mas ultimamente, está sendo primordial para o crescimento da empresa, sendo reestruturada constantemente para acompanhar as mudanças do mercado e também, dos comportamentos profissionais.
A razão disso é que contratar um profissional de alto desempenho é como adquirir uma joia valiosa.
Esse tipo de colaborador costuma agregar valor, eficiência e inovação aos serviços da empresa. E o recruitment marketing é uma metodologia que auxilia bastante nesse processo!
Neste artigo, explicaremos o que é esse conceito. Falaremos também sobre os seus principais benefícios e como implantá-lo no negócio. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é Recruitment Marketing?
O recruitment marketing, ou em português, marketing de recrutamento, é um processo de atração de talentos por meio das técnicas utilizadas pela área de marketing. Com isso, a empresa consegue um maior número de candidatos para o processo seletivo com o perfil adequado para uma vaga.
Para isso, recruitment marketing é composto das famosas etapas do funil de vendas: atração, nutrição, engajamento e conversão.
Durante a jornada do profissional por esse funil, o RH usa diferentes estratégias que visam capturar a atenção e estimular o desejo de trabalhar na empresa.
Qual é a diferença entre Recruitment Marketing e Employer Branding?
Alguns confundem os conceitos de recruitment marketing e employer branding. Podemos dizer que eles são estratégias que se complementam, mas que têm objetivos distintos.
Como dito no tópico anterior, o marketing de recrutamento é direcionado para a atração dos melhores talentos profissionais para a empresa.
Por outro lado, o employer branding é voltado para a construção de uma imagem positiva do negócio no mundo corporativo. Então, podemos dizer que esse conceito é como um “farol” que chama a atenção dos profissionais para a marca, enquanto o recruitment marketing é como o “vento” que os leva até a empresa.
Destrinchando um pouco mais a diferença entre esses conceitos, entendemos que o employer branding afeta também no valuation (valor da marca) da empresa. Dessa forma, o negócio ganha visibilidade.
Como aplicar esse recurso na sua empresa?
O sucesso do marketing de recrutamento depende da implantação de práticas eficientes. Sem essas práticas, esse processo tende a não entregar todo o seu potencial e tampouco se firmar na cultura interna.
A seguir, mostraremos o que deve ser levado em consideração para uma implantação bem sucedida.
Cultura interna
É importante ressaltar que o objetivo do recruitment marketing não é somente atrair candidatos que preencham os requisitos de uma função. Na verdade, esse conceito visa também chamar a atenção de profissionais que tenham valores e perfis alinhados à cultura interna.
Dessa forma, os contratados terão uma boa experiência profissional e serão mais produtivos, além de fortalecerem o relacionamento com a empresa. Para alcançar esse tipo de candidato, é essencial que os anúncios das vagas descrevam a cultura do negócio e sejam customizados de acordo com o perfil do profissional que deseja atrair.
Transparência
A mensagem que a empresa deseja passar para os profissionais deve ser pautada na transparência e sinceridade. Como assim? De nada adianta passar a impressão de que a organização é um dos melhores lugares para trabalhar se essa não é a realidade.
Para evitar essa falsa impressão, o RH pode se perguntar:
- O que a empresa tem a oferecer para os talentos profissionais?
- Quais são os pontos fortes e os fracos da marca?
- Por que trabalhar na empresa faria diferença na carreira de um profissional?
Empatia
A empatia ajudará o RH a entender o ponto de vista dos profissionais em relação à marca, bem como os seus desejos quanto a uma posição dentro da empresa. Por que essa empatia é importante?
Fazendo isso, é possível desenvolver estratégias de divulgação que façam os profissionais percorrerem todas as etapas do recruitment marketing, chegando à conversão ou contratação.
Outra vantagem de conhecer as expectativas dos profissionais é construir uma boa experiência para o processo de recrutamento e seleção.
Métricas
Ao aplicar as técnicas do recruitment marketing, é essencial que o RH use métricas para acompanhar os resultados das campanhas de mídia. Entre as métricas mais eficientes, podemos citar:
- Nível de engajamento com a divulgação das vagas;
- Número que candidaturas que se alinham com o perfil da vaga e a cultura da empresa;
- Taxa de assertividade nas contratações.
Ferramentas
As ferramentas virtuais voltadas para a área de recrutamento e seleção são ideais para promover uma boa experiência no processo seletivo.
É possível também utilizar estratégias que ajudam o RH a segmentar o tipo de profissional que será impactado pelos anúncios das vagas.
Outra tecnologia que pode ajudar no recruitment marketing é o software de gestão de competências. Uma vez que, essa aplicação realiza testes que auxiliam o RH na construção do perfil profissional adequado para a empresa.
Quais são os principais benefícios?
Investimento inteligente
Por meio das técnicas de atração do recruitment marketing, a empresa evita gastar tempo e recursos financeiros com candidatos que não se adequam ao cargo ou a cultura interna.
Sendo assim, o RH realiza investimentos mais inteligentes que trarão um excelente retorno para a empresa.
Aumento do engajamento
Uma campanha feita com o recruitment marketing eleva o engajamento dos candidatos, provocando neles o desejo de ser contratado pela empresa.
O resultado disso são processos seletivos mais produtivos. Afinal, uma disputa saudável entre os candidatos fará com que revelem todo o seu potencial para os recrutadores.
Time de talentos
De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, um profissional de alto desempenho chega a ser 400% mais produtivo do que um de médio desempenho.
Com um processo de recruitment marketing bem estruturado, seguindo as dicas que citamos acima, a empresa construirá um time repleto de profissionais engajados e com senso de pertencimento.
Buscas efetivas
O recruitment marketing torna mais efetivas as buscas por candidatos adequados. Dessa forma, o tempo de contratação sofre uma redução considerável. O resultado disso é mais agilidade nos serviços do time de RH.
No mundo corporativo, a concorrência por talentos tende a continuar. Afinal, o atual cenário empresarial exige que as empresas tenham um capital humano de alto desempenho.
Olhando para o futuro, podemos prever que um time talentoso será primordial para o sucesso ou não de uma organização.
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