A digitalização de todos os processos das organizações está cada vez mais em alta no mercado. Nessa onda virtual, o recrutamento online também ganha força e já supera as formas mais tradicionais.
Agora, o que é e como funciona esse sistema? Como fazer a implementação da maneira correta? Que cuidados é preciso tomar para evitar erros? Essas são algumas das principais perguntas de gestores interessados em aplicar essa estratégia.
Neste artigo, você verá mais detalhadamente o que é o recrutamento online e saberá os 7 principais passos para executá-lo de forma assertiva. Leia até o final e inicie o seu plano de implementação. Boa leitura!
O que é recrutamento online?
Sabemos que o processo de divulgação de vagas pode ser bem trabalhoso. Inclusive, nos casos de publicação de forma tradicional, há uma série de perdas de tempo e esforço.
O recrutamento online não é nada mais nada menos que a virtualização desse processo, permitindo a divulgação de forma segmentada e de acordo com as especificidades da vaga. É uma inteligência que retorna uma série de benefícios aos gestores de RH, pois:
- permite melhor alinhamento à cultura da empresa;
- facilita o cadastramento de novos candidatos;
- amplia a visibilidade do processo a perfis mais qualificados, porém distantes;
- permite uma triagem de currículos muito mais assertiva;
- auxilia no registro e no acompanhamento de informações em relação à experiência, competências, formações etc.;
- evita duplicidade nos cadastramentos;
- reduz tempo e custos;
- entre outros.
Quais são os passos para fazer o recrutamento da forma certa?
É fundamental pensar em todo o processo antes da execução e imprimir as ações mais adequadas. Dessa forma, preparamos um pequeno passo a passo contendo as etapas mais importantes para um recrutamento online de sucesso. Veja.
1. Faça um planejamento estratégico
O status de RH estratégico impõe um alinhamento com a visão do negócio. É importante que todas as etapas considerem as necessidades empresariais e objetivem integrar as ações com outros setores importantes, como o financeiro e o administrativo.
2. Descreva adequadamente a vaga
A descrição da vaga é um detalhamento necessário para captar os perfis ideais. Seja claro ao descrevê-la, evitando informações repetidas ou ausência de requisitos. Dessa forma, o candidato terá a exata noção das exigências que deve cumprir.
3. Divulgue nas redes sociais e nos canais certos
Lá atrás, no planejamento, também deve-se identificar os canais de maior presença dos potenciais candidatos. Especialmente no universo digital, é possível diferenciar perfis de usuários que utilizam o LinkedIn, o Facebook ou o Instagram, por exemplo.
Dessa forma, escolher o canal certo é um dos passos fundamentais para garantir o sucesso do processo de recrutamento. Faça uma divulgação utilizando uma linguagem de acordo com o perfil e a rede social desejada.
Ainda nesse ponto, a partir da inscrição do candidato, é possível analisar os perfis nas redes sociais e verificar a conduta do recrutado nesse ambiente. Sabemos que há muitos casos com alto potencial de competência, mas com problema de comportamento. Então, essa análise é interessante para compreender a convivência dessa pessoa em um meio social.
4. Realize o monitoramento dos perfis
Um sistema informatizado permitirá o acompanhamento individualizado ou por um determinado grupo de candidatos considerados ideais para a alocação da vaga.
Nesse estágio, é ideal ter informações precisas e corretas sobre os perfis, para fazer uma seleção mais assertiva e não se arrepender por desconsiderar candidatos com bom potencial.
5. Faça entrevistas em vídeo
Ainda sobre o benefício de um processo virtual, é interessante considerar, em uma próxima etapa, a realização de entrevistas por vídeo. Nesse ponto, há uma perspectiva mais intimista sobre o perfil do candidato e é possível saber se o perfil comportamental é adequado aos padrões estabelecidos pela organização.
Em menor número, pode-se realizar a entrevista em tempo real. Já em grandes quantidades, prefira os vídeos de apresentação pessoal, que são curtos e permitem aos candidatos discorrerem sobre suas competências de uma forma mais incisiva que currículos formais.
6. Aplique testes on-line
O recrutamento online também permite avaliações a distância. Isso é fundamental para verificar o nível de intelectualidade e a capacidade do candidato. Além disso, é possível identificar pessoas que se sobressaem, em casos de igualdade de competências e experiências.
7. Conte com um software especializado
Com softwares especializados, é possível controlar desde a admissão até a demissão de funcionários. Essa prática é especialmente importante para o registro de dados e a entrega de documentos digitalizados, conforme o modelo de admissão.
Outras vantagens incluem assinatura de contrato de admissão on-line, onboarding mais facilitado, divulgação de cultura e valores da marca com o processo de recrutamento, entre outras funcionalidades.
Quais os principais cuidados?
A digitalização do processo de recrutamento é uma inteligência fundamental para a empresa, porém, o gestor precisa tomas alguns cuidados para garantir o sucesso dessa implementação. Veja, agora, os principais deles.
Não digitalize o processo por completo
Logicamente, há casos que permitem uma contratação totalmente virtual, porém, é importante acrescentar etapas presenciais para ganhar mais pessoalidade no recrutamento.
Inclua no processo pelo menos uma entrevista pessoal, pois será possível analisar o comportamento do candidato, fazer uma leitura corporal e vislumbrar de forma mais próxima um eventual desempenho no futuro da empresa.
Considere a capacitação de líderes e colaboradores
O sucesso da implementação de ferramentas digitais está diretamente relacionado ao domínio dos seus usuários. De maneira que, caso a solução seja adquirida sem o devido preparo da equipe, poderá perder em funcionalidade e potencial, gerando resultados frustrados e abaixo do esperado.
Permita uma visão mais orientada a gestão de dados
Um dos principais benefícios das ferramentas digitais é a facilidade para trabalhar, explorar e analisar dados. É preciso que os gestores tenham essa visão crítica e saibam mensurar adequadamente os resultados que a ferramenta apresenta.
Você acaba de conhecer mais uma importante estratégia para aplicar em sua organização. O recrutamento online é, sem dúvidas, a melhor forma de captação de candidatos atualmente. Não deixe o seu plano de execução para depois.
No caminho da busca de valor para a sua empresa, o recrutamento online traz um excelente retorno e evolui o seu processo de digitalização.
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