Entrevista online: conheça os benefícios e como colocar em prática

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  7 min. de leitura

Atrair talentos e fazer a triagem de candidatos em plataformas de recrutamento digitais já se tornou comum. Muitas empresas já avançaram mais um pouco e realizam testes de aptidão e de personalidade online. No entanto, ainda são poucas as que apostam na entrevista online para finalizar o processo seletivo.

Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitos profissionais de RH se viram obrigados a testar essa modalidade de entrevista. Se esse é o seu caso, entender como conduzir essa parte da seleção de forma eficiente é fundamental.

Tem dúvidas sobre a legislação trabalhista durante a pandemia do Novo Coronavírus? Acesse o Portal de Notícias Convenia e fique por dentro de todas as atualizações. Clique aqui!

A fim de ajudar você, trouxemos neste texto algumas dicas para colocar em prática a entrevista online. Separamos também benefícios que vão convencê-lo de que essa é uma excelente solução para implementar em seu processo seletivo. Continue a leitura e confira!

O que é a entrevista online e como ela funciona?

A entrevista é, geralmente, uma das últimas etapas de um processo de seleção. Trata-se do momento em que o recrutador conhece melhor o candidato, em um diálogo que vai além dos dados pessoais compartilhados no currículo. É a hora de abordar competências socioemocionais, checar a veracidade das informações e o nível de conhecimento do indivíduo.

Por exigir um certo grau de análise do recrutador, essa etapa costuma ser feita presencialmente para favorecer o “olho no olho”, que é tão valioso antes da contratação. Mas nem sempre o deslocamento até a empresa é possível.

Com isso, a entrevista online se tornou uma possibilidade interessante, principalmente considerando os recursos tecnológicos que surgiram nos últimos anos. Aplicativos de videoconferência, câmeras de alta resolução, opções de chat online e internet de alta velocidade permitem que essa conversa aconteça de forma fluida e produtiva mesmo à distância.

Ao aderir à entrevista online, o RH deve primeiro se certificar de que os candidatos têm as ferramentas necessárias para o contato. Depois, é preciso agendar a conversa oficialmente, de preferência via e-mail, oferecendo os dados de contato necessários para a conexão.

O ideal é que se opte por uma entrevista com áudio e vídeo, afinal, ela permite maior captação de expressões e da postura do profissional no momento da conversa.

Quais são as vantagens de optar pela entrevista online?

Separamos as principais vantagens de aderir à entrevista online em seus processos de recrutamento, principalmente durante o período da pandemia. Veja a seguir.

1. Agilidade na avaliação

Conciliar um dia e um horário favoráveis para a equipe de recrutamento entrevistar os candidatos nem sempre é simples, já que o RH lida com outras diversas demandas. A necessidade de garantir elementos como uma sala separada e uma infraestrutura para receber os profissionais pode atrasar a conversa presencial.

Como sabemos que o tempo é um bem precioso no contexto organizacional, recursos que o otimizem são sempre bem-vindos. A entrevista online pode ser marcada com mais agilidade e o tempo usado é estritamente o da reunião.

2. Conforto para o candidato

Um tema que tem sido bastante abordado, por agregar valor à marca empregadora, é a experiência do candidato. Esse conceito define as práticas do recrutamento que aumentam a satisfação do profissional e seu engajamento com a empresa ainda durante a seleção.

A entrevista online é uma das práticas que pode melhorar essa experiência, principalmente por conta do conforto que proporciona ao indivíduo analisado. Além de evitar o deslocamento, muitas vezes para longe de casa, a entrevista por videoconferência pode tranquilizar mais o profissional, já que ele estará em um ambiente familiar e poderá se preparar melhor.

3. Análise precisa dos resultados

Mais um benefício de apostar na entrevista online é que ela garante uma chance de analisar as falas dos candidatos mesmo depois do momento da conversa. Muitos detalhes podem passar despercebidos durante o diálogo, mas, ao fazer uma chamada de vídeo, o recrutador pode usar um recurso de gravação para ter o arquivo completo.

Ao aderir a essa ferramenta, não se esqueça de solicitar previamente ao entrevistado uma autorização para a gravação e informar o momento em que ela começar. Você poderá analisar o vídeo com mais precisão e até mesmo submetê-lo ao crivo de seus colegas de RH.

4. Redução de custos

Otimização dos gastos é sempre um assunto de interesse do Departamento Pessoal. Nesse caso, entrevistar online evita despesas com o deslocamento dos candidatos, que muitas vezes é bancado pela empresa.

Além disso, é possível economizar com impressões de formulários e questionários. Também evitam-se gastos com a alimentação oferecida em coffee break ou almoço.

5. Segurança da saúde no recrutamento

Considerando o momento atual, em que o isolamento é necessário no combate à pandemia do coronavírus, a entrevista online é um recurso que também garante a segurança dos profissionais de RH e dos candidatos no que se refere à saúde.

É fundamental evitar os deslocamentos e o contato presencial. Felizmente, as videoconferências podem atender bem à necessidade de continuar o processo seletivo. Ao adotar esse recurso, sua empresa ainda mostra a valorização do capital humano e do bem-estar da sociedade.

Como colocá-la em prática com eficiência?

Agora que você sabe como funciona a entrevista online e quais são as grandes vantagens dessa modalidade, queremos listar algumas ações que devem fazer parte do seu planejamento. Assim, você vai conduzir a entrevista com o máximo de aproveitamento. Veja algumas dicas:

  • avise desde o início do processo seletivo que as entrevistas serão online — isso pode ser até mesmo um atrativo para candidatos que moram em outro estado, por exemplo;
  • escolha uma boa ferramenta de videoconferência e certifique-se de que os recursos oferecidos atendam às suas necessidades;
  • garanta uma boa conexão de internet no local reservado para a entrevista e aconselhe os candidatos a fazerem o mesmo;
  • prepare o local para passar o máximo de profissionalismo, mesmo que a entrevista seja realizada em home office;
  • marque a entrevista com antecedência de pelo menos 24h, informando o meio de contato e os dados para a reunião online;
  • separe sua lista de perguntas e questionários que são usados normalmente na entrevista presencial;
  • caso vá gravar, peça autorização previamente.

Uma dica: A Abler, plataforma completa para gestão de processos seletivos, desenvolveu uma ferramenta própria para entrevistas onlines para você realizar suas entrevistas de maneira 100% digital e segura. Confira, clicando aqui.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber como a entrevista online tem excelentes benefícios para otimizar a rotina de RH. Ela proporciona maior flexibilidade para sua equipe e para os candidatos e é uma alternativa interessante para o momento atual.

Se você achou este artigo útil, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e com seus colegas de profissão?

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!