Um ambiente agradável de trabalho e uma boa interação entre funcionários podem ser itens fundamentais para o sucesso de uma corporação. Por isso, líderes e profissionais do setor de Recursos Humanos estão em constante busca por melhores técnicas de gestão de pessoas.
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Você sabe quais são as reais atribuições dessa gestão e como ela pode ser eficaz em sua atuação? Continue a leitura e entenda por que a gestão de capital humano é importante e como é possível obter sucesso.
Gestão de pessoas: o que é?
Muitos acreditam que grandes salários e reconhecimento do trabalho dos colaboradores são as peças-chave para a satisfação e a produtividade das equipes. Mas a gestão de pessoas vai muito além disso.
Ela exige que o RH e os líderes de uma empresa levem os fatores citados em consideração, ao mesmo tempo em que lidam com itens mais complicados em seu dia a dia. Entre eles, o desenvolvimento de pessoas e a harmonia no ambiente organizacional.
Sendo assim, podemos definir a gestão de pessoas como uma área que entende o potencial do capital humano na empresa. Percebendo isso, ela trabalha no desenvolvimento de experiências positivas para os talentos da empresa, visando retenção e satisfação coletiva.
Em busca de soluções imediatas, muitas empresas acabam promovendo ações que trazem apenas uma felicidade pontual para seus funcionários. No entanto, sem conseguir manter altos os níveis de satisfação dos colaboradores, tais medidas acabam perdidas em meio às reclamações e complicações que se apresentam devido a um plano mal desenvolvido, ajudando pouco na gestão de pessoas.
Quais são as melhores técnicas de gestão de pessoas?
O ideal é a adoção de técnicas de gestão de pessoas que funcionem em médio e longo prazo. Elas podem tanto melhorar o relacionamento no ambiente de trabalho quanto prolongar a satisfação de funcionários.
Tudo isso, consequentemente, gera relações cada vez melhores, além de níveis mais altos de produtividade e comprometimento. Veja algumas dicas que separamos para que a gestão de pessoas possa ser executada de forma mais eficiente em sua organização.
Mostre que a empresa valoriza os colaboradores
Sentir-se valorizado é um fator que faz a diferença no olhar do profissional em relação à empresa. Esse sentimento, por vezes, vai definir a permanência de um colaborador na equipe.
Além de perceber valor no capital humano, é necessário transmitir aos times de talentos que a organização coloca seus colaboradores em primeiro lugar. Adote uma comunicação mais clara e objetiva com os funcionários, mostrando as iniciativas que estão sendo realizadas para melhoria do bem-estar.
Melhore o processo de recrutamento
Para otimizar a gestão de pessoas, uma das primeiras ações deve ser melhorar os processos de recrutamento e seleção. Isso porque contratações mais acertadas geram economia, tanto de tempo quanto de recursos financeiros.
Traçar os perfis que sua empresa realmente deseja ter no quadro de funcionários e criar estratégias para atraí-los vai gerar equipes mais harmônicas e que trazem melhores resultados.
Invista em desenvolvimento
Investir no desenvolvimento é uma das técnicas da gestão de pessoas que traz resultados extremamente satisfatórios para uma organização.
Mas se engana quem pensa que para começar é preciso dispor de muitos recursos. Esse tipo de ação pode ser implementada na rotina empresarial a partir de iniciativas simples. Uma delas é a prática do feedback. A troca de pareceres construtivos entre líderes e seus liderados é excelente para gerar crescimento mútuo.
Outra técnica consiste em criar espaços de compartilhamento de saberes dentro da empresa. Isso pode acontecer com reuniões periódicas, dentro de uma rede social corporativa ou mesmo durante um curso. A questão é usar os conhecimentos que os funcionários já têm para treinar e capacitar outras pessoas, promovendo uma cultura de aprendizado.
Implemente ações de maior abrangência
Em vez de iniciativas pontuais, as melhores técnicas de gestão de pessoas envolvem ações de longo prazo e maior abrangência na empresa. Esse tipo de ação mexe nas estruturas corporativas, como a cultura organizacional, as políticas internas e os benefícios oferecidos.
Implementar ações de grande porte exige do gestor de capital humano uma análise profunda do cenário, entendendo o que pode realmente agradar os colaboradores e gerar transformações positivas no ambiente. Confira, a seguir, outros dez pontos importantes para ficar atento ao construir um bom plano de gestão de pessoas:
- comunicação interna clara e constante;
- execução de pesquisas de clima organizacional;
- avaliações de desempenho;
- implantação de programas de desenvolvimento de líderes;
- investimentos no desenvolvimento de talentos;
- gestão de profissionais por competências específicas;
- melhoria da qualidade de vida no trabalho;
- estimulação constante da criatividade;
- reconhecimento e motivação de talentos;
- incentivo ao espírito de equipe e trabalho em grupo.
Algumas técnicas de gestão de pessoas são simples, mas têm um grande impacto no dia a dia corporativo. Investir no capital humano é valorizar o que há de mais importante na empresa. Assim, as ações nessa área podem gerar resultados em todos os outros níveis organizacionais.
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