8 ideias para integrar um novo funcionário

Tempo de leitura: 8 minutos

Integrar um novo funcionário ao time é uma ação indispensável para garantir um maior engajamento emocional ao novo trabalho. Por esse motivo, grandes empresas estão tão preocupadas em ter um processo de integração de colaboradores de alta qualidade.

A questão é: como fazer esse tal processo de integração? Não há um passo a passo para essa tarefa ou uma espécie de guia sobre o que deve ser feito. É preciso considerar certas variáveis, como o tempo disponível, o nível hierárquico do contratado e a cultura da firma.

Está com dúvidas de como integrar um novo funcionário na empresa? Faça o dowload GRATUITO da planilha e comece a recepcionar da melhor maneira possível os novos talentos em sua empresa!

Se você também tem interesse em saber o que fazer para investir em uma integração consistente, prossiga com a leitura deste artigo. A seguir, desmistificamos tudo sobre a integração de novos funcionários e apresentamos 8 dicas imperdíveis. Confira!

O que é a integração de novos funcionários?

Também chamado de onboarding, a integração de novos funcionários é o processo que visa estimular o sentimento de pertencimento do recém-contratado, fazê-lo se sentir parte do time.

Por que isso é importante? O novo colaborador pode se sentir muito deslocado dentro do novo trabalho. Há o choque com uma nova cultura organizacional (isto é, o jeito de fazer as coisas), além dos novos colegas e rotinas de trabalho. Ou seja, muita coisa nova.

Esse choque pode impedir que o profissional entregue o melhor de si e até deixá-lo desconfortável por muito tempo. Com a integração, é possível minimizar esse impacto.

Como consequência, o contratado se sentirá familiarizado em menor tempo e poderá entregar o melhor de si. Também apresentará maior aderência aos seus colegas de trabalho. Isso gera benefícios não só para o contratado, mas para a equipe de funcionários e organização de modo geral.

Qual é a importância do processo de integração?

Ter um programa para integrar um novo funcionário é de extrema importância. Basicamente, essa será a base de sustentação para o sucesso ou fracasso do profissional na companhia.

Quando um colaborador não é bem integrado, muitos indicadores são afetados negativamente. Dentre eles, podemos citar o clima organizacional, afinal, o indivíduo não estará satisfeito e alinhado à cultura da companhia.

Um efeito direto disso é o crescimento do índice de turnover. Atuar em um ambiente conflituoso gera diversos tipos de mal estar capazes de impossibilitar o comparecimento do colaborador ao trabalho.

A rotatividade da companhia, nessa cadeia de consequências, também aumenta e a produtividade diminui. A troca constante de colaboradores faz com que os conhecimentos não sejam retidos e que a qualidade do trabalho seja comprometida.

Como vimos, é incontestável a relação entre a boa integração com o sucesso da companhia, certo? Por isso, conhecer as melhores formas de promover essa integração de modo sábio e eficaz é muito importante.

Vejamos no tópico a seguir dicas valiosas para integrar um novo funcionário.

Quais são as 8 ideias para integrar um novo funcionário?

Existem alguns passos-padrão, como contar a história da empresa ou apresentar os líderes do empreendimento. Todavia, vamos apresentar algumas dicas fora do lugar-comum. Veja!

1. Primeiro, que tal um almoço?

Convide o funcionário para almoçar no seu primeiro dia de trabalho; leve também as pessoas que trabalharão diretamente com ele. Esse será um ótimo momento para contar boas histórias, fugir da formalidade corriqueira e confraternizar.

Também transmitirá uma importante mensagem: “aqui, valorizamos as pessoas”. Tenha certeza de que são poucas as empresas (talvez, pouquíssimas) que fazem algo assim. Logo, o talento vai notar que está no lugar certo — e não vai querer sair.

2. Apresente a infraestrutura da empresa

É muito importante que o novo colaborador conheça a infraestrutura da empresa e tenha uma mínima noção sobre os setores da companhia. Isso é benéfico para que o funcionário se sinta familiarizado com o ambiente e saiba como buscar ajuda, onde deve ficar em seus momentos de descanso, onde deve ou não deve ir e onde ficam os setores de modo geral.

Além de facilitar o trabalho do indivíduo, essa atitude permite que ele não se sinta perdido ou deslocado nos primeiros dias.

3. Descreva as informações da empresa de modo claro

Essa etapa é uma das mais relevantes do processo de integração. A insatisfação de muitos colaboradores se faz quando os seus gestores expõem uma informação que não condiz com a realidade ou que possui diversas exceções em sua execução.

A comunicação no ambiente de trabalho deve ser a mais dinâmica possível. Não ser claro ao expor as políticas da companhia gera insegurança e insatisfação. Portanto, descreva todos os dados relevantes de modo claro, buscando fazer com que as informações estejam documentadas e alinhadas a todos os envolvidos na equipe.

4. Conheça a personalidade do novo colaborador

Conhecer a personalidade do novo colaborador é mais um passo muito sábio para gerar uma integração de qualidade.

Ao fazer isso, é possível saber qual é a melhor abordagem a ser usada com o profissional. Tem uma postura mais retraída, mais calorosa ou se está em um meio-termo? Esse tipo de análise faz a diferença.

Esse detalhe pode evitar que o novo funcionário se sinta constrangido ou entediado ao ser apresentado à empresa e ao seu time.

5. Envolva o talento em atividades interessantes

Incentive o funcionário a participar de alguma atividade da empresa, como dar ideias para novas campanhas e contribuir para o mural de frases de motivação. Forme um pequeno time, inclua o novo contratado, depois deixe a inventividade emergir.

O talento vai experimentar um forte senso de pertencimento. Além disso, ele poderá somar ideias realmente novas à organização.

6. Sim! Comemore os louros da vitória

Reconheça e comemore com o recém-contratado pequenas vitórias coletivas ou pessoais, como aniversários ou uma nova venda. Em momentos festivos, as pessoas tendem a afrouxar as “regras sociais” e interagir de maneira flexível. Elas também costumam se comunicar de forma menos polida e mais engraçada, o que potencializa a integração.

7. Faça algo divertido fora da empresa

Promova e convide o novo funcionário para um evento informal, como um happy hour ou um jogo de boliche em equipe. O objetivo é o mesmo da dica anterior, afrouxar as “regras sociais”. A diferença é que o time estará em um ambiente menos rígido e poderá criar vínculos de amizade mais fortes. Os ganhos de entrosamento também serão maiores.

8. Conte o apelido dos colegas de trabalho

Evite dar apelido para o novo funcionário. Mas, caso outros membros da equipe tenham apelidos que toda a empresa utilize, vale a pena compartilhá-los com o recém-chegado. Isso o fará sentir parte do time.

Ao fazer isso, é preciso ter alguns cuidados. Se o apelido for pejorativo ou irrite alguém, evite-o. O objetivo não é gerar inimizade ou constrangimentos, mas fazer com que todos se divirtam. No final, é isso: a diversão é o melhor mecanismo de integração.

Quais são os benefícios do processo de integração?

Existem muitos benefícios relacionados ao processo de integração do profissional. O primeiro ponto positivo é a familiarização do recém-contratado, que pode dar “asas” ao espírito de equipe, mas também pode-se obter ganhos em termos de produtividade, acertos e qualidade do ambiente de trabalho.

Além disso, indicadores como o turnover são diminuídos. Isso porque, se o profissional se adapta rapidamente ao ambiente corporativo, a tendência é que não se desenvolvam motivos para uma demissão.

Logo, a cultura da empresa é reforçada, aumenta-se a retenção de talentos e, consequentemente, a motivação dos funcionários. Os novos integrantes se sentirão seguros e valorizados em seu trabalho.

Com o aumento da motivação, o absenteísmo causado pela insatisfação do colaborador também tende a cair. Os funcionários da corporação se sentirão felizes em comparecer e contribuir em seus postos de atuação. Portanto, toda a organização — nos diversos níveis e áreas — é beneficiada.

Como você pode observar, dicas simples podem fazer toda a diferença. Vá além dos slides e vídeos institucionais, ofereça uma integração atraente e divertida. Um almoço, jogo de boliche ou comemoração de pequenos resultados pode tornar única e memorável a experiência do colaborador. No final das contas, quando a companhia se preocupa em integrar um novo funcionário, ela conquista profissionais confiáveis e de alta performance!

Gostou de entender um pouco mais sobre como integrar um novo funcionário? Assine a nossa newsletter para receber outras dicas no seu e-mail, aproveite para nos seguir nas redes socais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Clima Organizacional: Como melhorar

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.