Empreendedor de sucesso: tudo o que você precisa saber

Marcelo Furtado
Liderança
  12 min. de leitura

Ser um empreendedor de sucesso é um sonho cada vez mais comum no mercado da atualidade. Para quem deseja ter o seu próprio negócio, é preciso ter um bom planejamento e investidores em potencial para que este empreendimento possa evoluir da melhor maneira. 

A verdade é que empreendedores surgem aos montes todos os dias no mercado de trabalho. Contudo, para fazer um novo negócio dar certo, diversos fatores importantes devem ser levados em consideração. Com cada vez menos tempo e mais tarefas, quem abre um empreendimento próprio deve lidar com questões variadas, inclusive a administração de empregados (e, consequentemente, o setor de recursos humanos) como um de seus pontos-chave.

Para descobrir todos os passos e segredos para empreender, continue acompanhando a leitura e veja o nosso guia completo!

O que é empreendedorismo de sucesso?

O empreendedorismo de sucesso é aquele alcançado por pessoas que possuem características únicas, e que são comuns a boa parte dos empresários que se tornam extremamente bem-sucedidos no mundo dos negócios. Liderança, motivação e reconhecimento são quesitos imprescindíveis para engajar funcionários e promover a sinergia entre colaboradores no ambiente de trabalho. Esses devem ser itens constantemente abordados na atuação dos empreendedores. 

Não só esses, mas muitos outros fatores precisam ser pensados e analisados. Falaremos sobre eles nos próximos tópicos!

Saiba como definir se você está pronto para empreender 

Para te ajudar no processo de se tornar um empreendedor de sucesso, elaboramos uma lista especial com algumas das perguntas que devem ser respondidas para que você saiba se esta é a hora certa de empreender, e se você está preparado para isso como profissional – evitando erros e precipitações que podem botar tudo a perder no que se refere a um sonho de vida. Confira:

  • Sua vida anda estabilizada?
    Momentos de grandes mudanças na vida não são apropriados para mais uma.
  • Sua família tem você como única fonte de renda?
    É preciso saber se você conseguirá se sustentar enquanto aposta em um novo negócio.
  • Você tem possíveis investidores?
    Se você não tem dinheiro suficiente para investir no empreendimento, precisa ter quem faça isso.
  • Você conhece bem o mercado em que deseja entrar?
    É fundamental ter o domínio do mercado em que deseja apostar, caso contrário, o fracasso é quase certo.
  • Sua motivação para empreender se baseia, apenas, em não ter um chefe?
    Ser líder pode ser ainda mais complicado do que ter um, e o simples fato de se livrar de um patrão chato ou exigente demais não é motivo suficiente para empreender.
  • Você pensa que ter um negócio próprio vai acabar com os trabalhos ‘chatos’?
    O nível de pressão de um empreendedor pode ser altíssimo, e é preciso saber que não há trabalho que não tenha situações chatas de se resolver.
  • Você sabe como vender o seu novo negócio?
    Ter a habilidade de vender sua ideia e o seu negócio é essencial para qualquer tentativa de empreender.
  • Você sabe lidar bem com situações de estresse e conflitos?
    Você terá que resolver uma série de conflitos, situações desagradáveis e lidar com muita pressão ao abrir um novo negócio, e deve estar preparado para isso.

Como se tornar um empreendedor de sucesso? 

O modo de pensar entre os que se arriscam no mundo do empreendedorismo pode somar muito para o destaque de uma empresa e, embora cada empresário tenha características particulares na maneira de lidar com determinadas questões, há alguns pensamentos que – conforme citado anteriormente – são comuns à boa parte deles. Confira, a seguir, uma lista de ações que se destacam na atuação de um empreendedor de sucesso:

  • Defina o que o seu público quer, e saiba o que os deixa realmente animados. Tenha em mente o que o seu consumidor ou cliente em potencial deseja, de fato;
  • Dê pequenos passos para atingir e desenvolver o produto ou serviço que seu público deseja;
  • Faça uma pequena pausa após este primeiro passo, e analise os resultados, definindo como o seu consumidor avalia o que você pode lhe oferecer;
  • Considere todas as informações colhidas na fase anterior e, com isso em mente, dê outro pequeno passo em direção ao seu objetivo.

Seguindo no ritmo descrito acima, as chances de sucesso de um novo empreendimento são muito maiores, já que o segredo do progresso dos bem-sucedidos está, justamente, na mistura entre a ação e a análise. Além disso, há outros fatores simples que também são entendidos e seguidos por muitos dos empreendedores de destaque que têm perfis diferentes do descrito anteriormente, e que se arriscam mais e planejam menos. São eles:

  • Quem não gosta de planejar demais, pode entrar no mercado para descobrir as suas necessidades – investindo no que é, de fato, um desejo percebido no seu público.
  • Investimentos e planejamentos extraordinários não são necessários quando se dá pequenos passos em direção ao seu objetivo.
  • Arriscando mais e tendo poucos recursos envolvidos no seu negócio, é possível atender às necessidades do consumidor de maneira mais imediata, conquistando-o de forma mais efetiva.

Principais segredos do empreendedorismo 

Conheça agora alguns dos principais segredos do empreendedorismo e saiba como os profissionais bem-sucedidos os aplicam:

1. Ser uma peça fundamental no mercado

Obviamente, quem aposta em um negócio próprio busca, além de independência, bons retornos financeiros. No entanto, um dos principais segredos do empreendedorismo é, justamente, não ter o dinheiro e a rentabilidade imediata como objetivo, mas sim a vontade de se mostrar ao mercado como uma peça fundamental para o seu desenvolvimento, atraindo bons resultados como consequência de seus esforços.

2. Buscar novos métodos

Buscar constantemente novas maneiras e métodos para desenvolver e evoluir ideias boas também é algo adotado pelos empreendedores de sucesso – que não deixam para trás uma boa proposta, buscando, sempre, fazer com que sugestões inteligentes possam se desenvolver e tomar forma, trazendo bons frutos em um futuro que não é, necessariamente, imediato.

3. Saber improvisar

Saber como improvisar em situações diversas – mesmo que, aparentemente, ruins para a empresa – é outro fator de grande importância para o sucesso de um empreendedor; que precisa de muito jogo de cintura e flexibilidade para contornar os muitos imprevistos que podem aparecer na jornada para o sucesso.

4. Ser autêntico e íntegro

Comportar-se de maneira autêntica e íntegra é outro segredo fundamental dos empreendedores de grande sucesso; já que, saber como mostrar uma imagem que passe credibilidade e inspire a confiança para possíveis clientes e investidores é um passaporte para o destaque de qualquer empresa. É somente por meio de um comportamento honesto, humilde e confiante é que se torna possível alcançar níveis de excelência em diferentes aspectos.

5. Não manter uma postura pré-determinada

Empreendedores não tentam ser o que não são, e não pensam em si para tentar vender suas ideias; eles pensam em como transformar suas ideias em produtos e serviços que possam ser úteis e façam sucesso no mercado.

6. Não ter medo de correr riscos

Ser um empreendedor já é sinônimo de correr riscos, e quem se lança no mercado com essa ambição deve ser destemido, já que sempre haverá fatores que podem fazer com que tudo dê errado. Cabe ao profissional ignorar esse tipo de pensamento e correr atrás do seu objetivo.

Dicas para empreendedores que podem mudar o rumo do seu negócio 

Como já vimos até aqui, se dar bem no cenário de trabalho dos dias de hoje é uma tarefa complicada e que exige muito esforço e planejamento. Pensando nisso, elaboramos mais uma lista especial com mais conselhos e dicas valiosas de três empreendedores de sucesso no mercado global. Confira:

  • Mona Bijoor
    A fundadora e CEO da Joor – plataforma digital que promove o contato entre confecções/fornecedores e compradores/consumidores – afirma que uma prática fundamental para qualquer líder empreendedor é a de contratar apenas pessoas qualificadas e que, de fato, amem o seu trabalho; evitando desgastes e substituições muito frequentes na empresa e, consequentemente, formando equipes cada vez mais fortes e eficientes na corporação.
  • Dane Atkinson
    O fundador e CEO da SumAll – plataforma que fornece dados sobre os consumidores, acessos e demanda (entre outros) para empresas que buscam melhorias – tem o hábito de ajudar funcionários a descobrir seus maiores talentos, fazendo deles profissionais melhores e, consequentemente, promovendo avanços na própria empresa (que também pratica a transparência de salários entre seus empregados).
  • Romi Haan
    A fundadora e CEO da Haan Corp – empresa especializada na produção de equipamentos para limpeza doméstica que fazem o uso de vapor – tem a opinião e os desejos de seus clientes como seu principal motivo para o sucesso, e afirma que essa é a grande razão que a faz colocar seu próprio nome em seus produtos: totalmente focados nas necessidades de seus clientes.

Empreendedorismo na prática 

Agora que você já sabe de tudo o que um empreendedor de sucesso precisa ser, veja abaixo como se deve agir na prática:

  • Execução
    Somente colocando ideias na prática é que é possível analisar a viabilidade de projetos e o quanto vale a sua intuição e força de vontade.
  • Falhar rápido
    Antes de investir toda a sua verba em um projeto, é preciso saber se o seu produto ou serviço será bem aceito, e esse tipo de falha deve ser identificado antes que seja possível ter prejuízos.
  • Networking
    Para fechar acordos e firmar parcerias de sucesso, é necessário conhecer quem faz parte do mercado, e o hábito do networking só pode ser aprendido na prática.
  • Contratação e demissão
    Nenhuma empresa se constrói sozinha, e é necessário saber identificar bons talentos e dispensar pessoas pouco competentes para obter sucesso com sua empresa – e essas ações só podem ser compreendidas com a experiência.
  • Motivação
    Somente por meio da gestão de equipes é que se pode entender o tipo de atitude que os motiva e impulsiona para trabalhos realizados de maneira cada vez melhor.
  • Sociedade
    O sucesso ou fracasso de um negócio pode depender, em muitos casos, do tipo de sócios que o gere. Entre erros e acertos, é somente por meio da experiência que se torna possível identificar as melhores pessoas e talentos para se tornarem sócios do seu empreendimento.
  • Enfrentar o fracasso
    Embora seja invariavelmente uma péssima experiência, fracassar pode ensinar muito para um empreendedor – dando-lhe, inclusive, uma ótima base para fugir de erros comuns e devastadores.
  • Controlar expectativas
    Quem arrisca e investe em um novo empreendimento chega ao mercado cheio de expectativas, e lidar com isso é essencial para não fracassar; já que, nem sempre os resultados são os esperados quando se quer empreender.
  • Administrar o tempo
    Saber como encaixar reuniões, tarefas especiais e a solução de questões urgentes é uma das bases do bom empreendedor, e mais um fator que só pode ser compreendido na prática.
  • Negociação
    Embora haja quem tenha mais habilidade para esse tipo de função, só se torna um expert no assunto quem passa por ele muitas vezes e com diferentes abordagens, podendo traçar estilos e meios variados de negociar que se adaptem melhor ao seu perfil de empreendedorismo.
  • Fazer parcerias com a concorrência
    O que pode parecer absurdo para muitos também pode gerar frutos abundantes; no entanto, só por meio de muita conversa e ações é que é possível encontrar boas fórmulas para que esse tipo de parceria dê certo.
  • Separar pessoal e profissional
    Esse é outro ponto que, realmente, só pode ser aprendido na prática – e somente o dia-a-dia de trabalho com pessoas amigas ou da família pode ensinar um profissional a separar o pessoal do profissional.
    Vendo o item sob uma outra perspectiva, também é claro que só por meio da experiência é possível entender que o sucesso de sua empresa não significa o aumento imediato do seu padrão de vida, e que esse tipo de situação deve ser bem cuidado, evitando que as coisas se misturem e você acabe prejudicando a empresa.

Cursos para empreendedores

Na busca pelo sonho de ser um empreendedor de sucesso, as pessoas buscam por especializações e informações que possam ajudar a alavancar o sucesso de uma nova aposta. De olho nesse mercado específico, cada vez mais cursos para empreendedores surgem no cenário atual oferecendo as ferramentas certas para que seja possível avançar a passos largos. Confira, a seguir, alguns dos cursos de maior ajuda para que um empreendedor alcance novos horizontes no mercado de hoje:

  • Empreendedorismo na prática
    Focado em investimentos, marketing e finanças, oferece dados para que empreendedores coloquem suas ideias na prática.
  • Negociação empresarial
    Focado em negociações, oferece informações valiosas para momentos críticos com relação às negociações referentes ao novo negócio.
  • Contabilidade
    Direcionado para o gerenciamento do setor financeiro de uma empresa, aborda planejamento tributário e diferentes sistemas de contabilidade.
  • Planejamento estratégico
    Também focado na execução das ideias de empreendedores, destaca o planejamento das ações a serem desenvolvidas.
  • Desempenho organizacional e competitividade
    Abordando desde comportamentos individuais até a liderança e gestão empresarial, o curso ajuda a organizar uma empresa e seus colaboradores na melhor forma.
  • Business Intelligence
    Otimização de resultados, gestão de informações e a fidelização de clientes são algumas das bases do curso.
  • Comportamento de consumo e compra
    Fundamental para o sucesso em qualquer tipo de negócio, o reconhecimento das necessidades e desejos do consumidor é o principal foco deste curso específico.

Agora que você já sabe todos os passos para ser um empreendedor de sucesso, é só colocar em prática!

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