A tendência de desenvolver power skills, ou seja, habilidades poderosas, ganhou força após mudanças recentes do mercado de trabalho, principalmente com o aumento do home office. Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que as vagas de trabalho nesse formato cresceram 496% em 2022, em comparação ao primeiro semestre de 2021.
Mas é válido ressaltar que as instituições, com modelo presencial ou híbrido, também devem desenvolver as soft skills e hard skills de seus funcionários, visto a crescente competitividade corporativa.
Como importante papel no crescimento do negócio, o Recursos Humanos possui a tarefa de estruturar formas de identificar e aprimorar as habilidades comportamentais e técnicas de cada setor.
Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto!
O que são power skills e sua importância para o RH
As power skills são combinações de habilidades técnicas e comportamentais alinhadas à necessidade da empresa e/ou cargo. Sua promoção no ambiente de trabalho tem o intuito de potencializar o desempenho do colaborador e aumentar a performance da equipe como um todo.
Segundo pesquisa da Robert Half, quase 50% das empresas acham difícil contratar um profissional qualificado. A realidade é que se torna mais fácil treinar internamente do que contratar um talento pronto.
Sendo assim, o primeiro passo do Recursos Humanos é criar um processo seletivo que liste habilidades gerais. De acordo com a pesquisa já citada, elas são:
- Trabalho em equipe/relacionamento interpessoal;
- Experiência;
- Pró-atividade;
- Boa comunicação;
- Olhar estratégico;
- Postura de dono;
- Flexibilidade.
Essas são tanto hards skills como soft skills, e por isso não deixam de integrar o conjunto de power skills. A segunda etapa é ter conhecimento sobre cada habilidade exigida para determinada carreira, e assim formar uma lista das combinações necessárias para formar as power skills.
É importante que o profissional de RH saiba como identificar ou ajudar o colaborador a desenvolvê-las. Dessa forma, será possível otimizar a gestão de pessoas em um formato que incentive o desenvolvimento da empresa e dos funcionários.
Soft skills + hard skills: a soma super-poderosa
Vimos acima que a soma de soft skills e hard skills específicas é o que resulta a power skill. É importante saber diferenciá-las para não ter confusão na hora de identificar e categorizar cada uma delas para determinado cargo.
Dito isso, entenda que as hard skills são as habilidades técnicas do profissional. Ou seja, é aquele conhecimento conquistado para executar as tarefas. Para constatá-las, é possível aplicar testes ou analisar certificados/diplomas.
Já as soft skills são as habilidades comportamentais do colaborador. Para 77% das empresas, elas são tão importantes quanto as técnicas.
Mesmo que as soft skills não sejam essenciais para executar um trabalho, como as hard skills, elas têm o poder de potencializar o desempenho profissional. Uma forma de identificá-las é por meio de dinâmicas em grupo ou teste comportamental.
Para simplificar seu entendimento, separamos abaixo alguns exemplos do que são as soft skills e hard skills na prática.
Exemplos de skills |
Hard skill | Soft skill |
Fluência em língua estrangeira | Comunicação |
Formação acadêmica ou curso técnico | Liderança |
Certificado de aprendizagem | Inteligência emocional |
Treinamento de operação | Flexibilidade |
Quais as principais power skills conhecidas?
O conceito de power skill é novidade no mercado, mas na prática ela já existe há muito tempo. Você, como profissional de RH já deve ter reparado que determinadas habilidades necessitam de um conjunto de várias outras para serem eficientes.
Isso é porque elas não são apenas soft ou hard skills, e sim uma power skill. Para esclarecer e exemplificar melhor o assunto, elencamos quais são as principais nos próximos tópicos!
Autogerenciamento
A autogestão está muito associada às habilidades emocionais. Ela pode ser entendida como a autonomia que um profissional tem sobre sua rotina e trabalho.
Com o autogerenciamento, a pessoa tem capacidade de solucionar problemas, encarar situações difíceis, ter autodidatismo, entre outros. É uma forma de ser eficiente sem depender de terceiros.
Essa power skill passou a ser muito solicitada no mercado de trabalho, visto a crescente do regime home office. Isso porque, com a diminuição do contato direto com líder ou outro colaborador, é necessário que o profissional consiga resolver certos desafios sozinho.
Exemplos de habilidades de autogestão, são:
- Organização;
- Criação de metas e objetivos;
- Gestão de tempo;
- Automotivação;
- Gerenciamento de estresse;
- Responsabilidade.
Colaboração
A power skill de colaboração é um conjunto de habilidades interpessoais necessárias para desenvolver uma boa relação com colegas e gestores. É importante possuir colaboração profissional, visto que dificilmente se encontra uma função em que a pessoa trabalha sozinha.
Com essa competência, o colaborador consegue auxiliar na positividade do clima organizacional, engajamento da equipe, alinhamento dos processos, diminuição de conflitos, entre outros. Tudo isso resulta em um crescimento e desenvolvimento coletivo que beneficia a todos.
Algumas das habilidades interligadas à colaboração, são:
- Autenticidade;
- Compromisso;
- Tolerância;
- Trabalho em equipe;
- Confiabilidade.
Tomada de decisão
A tomada de decisão está associada às habilidades de assertividade que agilizam os processos. Ela é um requisito para as lideranças, mas também deve ser incentivada aos colaboradores que querem chegar a outros patamares na organização.
Com ela, o profissional consegue ter escolhas sábias para solucionar problemas e reduzir impactos. Muitos podem até dizer que a tomada de decisão é ligada à intuição, mas existem diversas formas de desenvolvê-la. Alguns exemplos são:
- Raciocínio;
- Trabalho em equipe;
- Concentração;
- Proatividade;
- Inteligência emocional.
Comunicação
Ter uma boa comunicação é necessário tanto para âmbito profissional quanto pessoal. Com ela, a pessoa apresenta versatilidade, assertividade, eficiência, etc. Através da comunicação, é possível dar um bom feedback, por exemplo.
É importante que qualquer trabalhador, independente do seu nível profissional, apresente essa power skill. Isso porque, uma comunicação cheia de ruídos prejudica projetos, gera conflitos e potencializa a desorganização.
Para o RH identificar um colaborador que apresenta essa power skill, basta observar se ele possui:
- Objetividade;
- Escuta;
- Empatia;
- Autoestima e positividade;
- Paciência.
Visão ampla
A visão ampla é mais uma power skill que está associada às habilidades comportamentais. O “enxergar além” é uma importante capacidade de auxiliar a empresa para se manter sempre à frente do mercado.
Os profissionais normalmente não precisam dela para executar suas atividades no dia a dia. Todavia, ter uma visão ampla é um grande diferencial em momentos de crise ou de identificação de oportunidades.
Por isso, é necessário que o RH desenvolva nos colaboradores outras habilidades interligadas, como:
- Concentração;
- Manter-se com a mente aberta;
- Raciocínio;
- Acompanhamento de tendências.
Criatividade
Por último, há ainda a power skill de criatividade, que, dentre outras questões, está associada à facilidade de resolver problemas. Ser criativo não se trata apenas de originalidade, mas de utilizar oportunidades ou recursos de forma diversificada.
É importante que o profissional se mantenha automotivado, estimulando-se através de workshops, dinâmicas e treinamentos interligados ao tema. Para isso, é necessário:
- Manter-se aberto;
- Questionar;
- Observar;
- Experimentar;
- Arriscar;
- Buscar novos conhecimentos.
É possível desenvolver power skills dentro da empresa?
O RH consegue desenvolver qualquer power skill na instituição através da cultura focada no conhecimento técnico e comportamental. Um exemplo é implementar uma universidade corporativa na sua empresa, para padronizar essa aprendizagem.
Como citado anteriormente, é mais vantajoso que os colaboradores sejam treinados internamente, do que procurar um profissional 100% pronto para o cargo. Sendo assim, torna-se ideal o desenvolvimento das power skills dentro das empresas.
Elas podem ser incentivadas através de algumas ações, como:
- Processo de mentoria;
- Workshop teórico ou prático;
- Palestras educacionais;
- Treinamentos corporativos;
- Plano de Desenvolvimento Individual;
- Avaliações de desempenho.
Todavia, é válido ressaltar que o RH tem o papel de identificar primeiramente quais são as skills importantes para cada função. É possível realizar isso por meio de uma pesquisa interna, feita tanto com os colaboradores quanto com a liderança.
Além disso, essa etapa também ajudará na estruturação de um plano de carreira. Com uma análise real, o RH conseguirá se basear na pesquisa para exigir tais habilidades no momento de promover um colaborador.
Assim, os funcionários serão desenvolvidos com mais assertividade, transformando-os em equipes de alta performance.
Como o RH pode ajudar o colaborador a identificar e construir essas habilidades?
Após a identificação das power skills essenciais para cada cargo, o profissional de RH deve auxiliar os colaboradores a desenvolvê-las. Isso pode ser feito por meio de avaliações de desempenho.
Elas apresentam uma amostragem das competências do colaborador, que podem ser discutidas em reuniões one on ones entre colaborador e liderança, para, assim, manter o aprendizado contínuo da skill.
O papel da liderança neste cenário é entender com mais detalhes as características do profissional e levar essa informação para o RH montar melhores avaliações de desempenho e formatos de PDI.
Além disso, há outras práticas de gestão de pessoas que podem ajudar os funcionários a desenvolverem essas habilidades. Alguns exemplos são:
- Incentivo à boa comunicação;
- Fomento ao senso de colaboração na equipe;
- Incentivo ao bom relacionamento interpessoal;
- Reconhecimento dos potenciais;
- Promoção de feedbacks constantes;
- Incentivo à busca pelo autoconhecimento;
- Trabalhar um tipo de skill por vez.
Dessa forma, os colaboradores serão continuamente estimulados a crescerem dentro da instituição, tornando a empresa mais produtiva internamente e competitiva no mercado.
Se você pretende iniciar o aprimoramento das power skills nas suas equipes, faça isso por meio da melhor técnica: o Plano de Desenvolvimento Individual. Para lhe ajudar nessa tarefa, a Convenia preparou um ebook sobre PDI gratuito! Baixe agora mesmo e confira.