Poucas ferramentas são tão importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal quanto o feedback. Não por acaso, a cultura de comunicar erros e acertos aos colaboradores — com o intuito de avaliar seu desempenho e motivá-los — é cada vez mais valorizada no contexto empresarial. Nesse cenário, a avaliação 360 graus é um dos métodos mais aplicados nos negócios.
Com um modelo de análise abrangente, essa metodologia pode trazer resultados surpreendentes para a melhoria das competências e das habilidades do time. Para ajudar você a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto, reunimos as principais informações sobre o processo e seu correto modo de aplicação. Confira!
O que é a avaliação 360 graus?
Também conhecida como Avaliação Multivisão, Feedback 360 graus e Feedback com Múltiplas Fontes, a avaliação 360 graus é constituída de um questionário que visa identificar e analisar a percepção coletiva sobre um determinado profissional.
Nesse sentido, uma característica importante do modelo é que ele não considera apenas a opinião dos superiores, mas também capta a perspectiva de subordinados, colegas de trabalho e do próprio colaborador avaliado. Muitas vezes, as organizações incluem até mesmo fornecedores e clientes no processo.
Através dessa avaliação global, o objetivo da metodologia é promover uma melhoria contínua do desempenho dos funcionários na empresa (especialmente os gestores), fornecendo um feedback preciso sobre seu comportamento, suas ações e sua performance profissional em geral.
Qual é a diferença entre avaliação 360 graus e feedback 360 graus?
Como vimos, a avaliação 360 graus é comumente conhecida por outros termos, principalmente como feedback 360 graus. Mas será que essas expressões realmente se referem à mesma coisa na prática? Não necessariamente!
Na verdade, a avaliação 360 graus diz respeito a um modelo de formulário/questionário pelo qual o avaliador dá notas ou ratings ao colaborador avaliado, baseando-se em uma série de critérios pré-definidos.
Por sua vez, o chamado feedback 360 graus tem foco mais qualitativo, isto é, a avaliação está mais centrada no texto ou na percepção do avaliador do que na classificação a partir de critérios específicos.
Como a metodologia funciona na prática?
Embora possa ser aplicada em diferentes modelos, a avaliação 360 graus funciona essencialmente com a realização de um questionário sobre o perfil do colaborador. A respeito do avaliado, são analisados critérios diversos com o uso de um sistema de notas, alternativas rápidas ou pontos. Veja o andamento usual do processo:
- Em primeiro lugar, é fundamental que o departamento de RH, em conjunto com as principais lideranças, defina os critérios ou aspectos de avaliação que sejam essenciais para a empresa;
- São entregues os questionários para os avaliadores selecionados (naturalmente, é importante que essas pessoas tenham um bom conhecimento sobre o comportamento do avaliado, que também avalia a si mesmo);
- Com os questionários finalizados em mãos, deve-se compilar os resultados e comunicar a análise ao profissional em questão. Vale ressaltar que as avaliações serão anônimas, ou seja, o avaliado não saberá quem participou do processo;
- No momento do feedback, o gestor ou funcionário responsável pela tarefa faz uma comparação entre aquilo que foi apontado pelos outros e o que foi dito pelo próprio avaliado. Dessa forma, o gestor faz um balanço importante das expectativas e percepções pessoais do colaborador, além de destacar os pontos que podem ser melhorados, a fim de motivar o funcionário a aperfeiçoar seu desempenho.
Quais são os critérios analisados na avaliação 360 graus?
Dentre os principais fatores avaliativos incluídos no questionário, podemos citar:
- Soft skills, tais como trabalho em equipe, iniciativa, liderança, comunicação e organização;
- Capacitação e competências técnicas do profissional;
- Desempenho, que pode incluir projetos entregues, satisfação dos clientes, metas atingidas e/ou quantidades de atendimentos realizados;
- Pontos fortes e fracos;
- Pontos que podem ser melhorados (geralmente avaliados por meio de questões abertas).
Por que a avaliação 360 graus é tão importante para as empresas?
Como mencionamos, o valor de um feedback bem aplicado é imensurável. Tendo em vista que a avaliação 360 graus permite traçar um panorama amplo sobre o perfil do funcionário (em contraste com sua opinião sobre si mesmo), a ferramenta permite alinhar o time com os comportamentos e resultados desejados pela empresa, fortalecendo a cultura organizacional e favorecendo o alcance dos objetivos.
Com um “diagnóstico” preciso sobre sua atuação, o profissional avaliado se sente motivado a aperfeiçoar suas competências, melhorar seus pontos fracos e mesmo a investir no seu próprio desenvolvimento pessoal, desde que a avaliação seja feita com muita maturidade e respeito. O resultado, com uma aplicação bem-sucedida, é uma equipe mais sintonizada, empenhada, colaborativa e disposta a fazer as melhores entregas.
Para além dos próprios colaboradores, a empresa também se beneficia muito: com os resultados, é possível identificar pontos de melhoria na própria estrutura organizacional, além de tomar decisões estratégicas mais acertadas. As lideranças, afinal, ganham uma visão bastante precisa sobre o que pode ser melhorado e o que deve ser estimulado nas rotinas de trabalho.
Como aplicar o questionário da avaliação 360 graus?
A depender das necessidades e dos objetivos de sua empresa, o questionário da avaliação pode ser aplicado em diferentes formatos, seja com respostas mais rápidas e diretas, de maior ou menor complexidade, com alternativas de respostas, com foco em ética ou em desempenho… muitas são as possíveis variações.
A seguir, confira um modelo com 3 alternativas de resposta e foco em aspectos diversos do perfil do funcionário. Importante: neste formato, os avaliadores devem responder às perguntas com as opções “nunca”, “algumas vezes” ou “sempre”:
1. Critério avaliado: integridade e ética
- O funcionário trabalha de maneira ética?
- Nas situações de conflito de opiniões, ele procura ser justo e imparcial?
2. Critério avaliado: trabalho em equipe
- O funcionário consegue trabalhar bem em grupo, sem provocar conflitos?
- Ele contribui para o diálogo e para a busca coletiva de soluções?
3. Critério avaliado: liderança
- O funcionário é ativo ao influenciar e motivar a equipe a participar dos projetos propostos?
- Ele respeita e compreende as diferentes personalidades do grupo, buscando retirar o melhor de cada uma?
4. Critério avaliado: visão global da organização
- O funcionário entende a importância da conexão com os demais departamentos da empresa para que todos desempenhem bem suas funções?
- Ele identifica pontos que precisam de atenção para o sucesso da empresa e para o melhor atendimento dos clientes?
5. Critério avaliado: proatividade
- O funcionário tem uma postura positiva diante de desafios, dificuldades e novas responsabilidades?
- Ele incentiva os colegas de equipe a encontrarem soluções para os problemas do seu departamento?
6. Critério avaliado: foco nos resultados
- O funcionário direciona seus esforços e habilidades para atingir as metas da empresa?
- Ele procura engajar os colegas no alcance dos objetivos da organização?
7. Critério avaliado: responsabilidade profissional
- O funcionário busca alcançar um alto nível de qualidade, tal como definido pelos padrões da empresa?
- Ele cumpre os prazos e busca atingir as metas estabelecidas ao desempenhar sua função?
8. Critério avaliado: organização no trabalho
- O funcionário consegue usar seu tempo de maneira produtiva?
- Ele consegue definir prioridades, alocando o tempo de maneira organizada quando tem muitas tarefas para desempenhar no dia?
9. Critério avaliado: habilidade de comunicação
- O funcionário se comunica de forma objetiva e ética, sem esconder informações?
- Ele transmite as informações necessárias para seus colegas de trabalho?
10. Critério avaliado: relacionamento interpessoal
- O funcionário busca ser conciliador e prudente nas situações de conflito?
- Ele busca a união do time, prezando por um ambiente de trabalho agradável e eficiente?
Por fim, é interessante reforçar que há modos distintos de aplicar a avaliação 360 graus, com a prevalência de um ponto em comum: a coleta da opinião de profissionais de diversos níveis, incluindo chefes, colegas, subordinados, clientes e stakeholders (os dois últimos são opcionais). Com a diversidade de análises, a credibilidade da iniciativa aumenta, gerando ótimos resultados tanto para o profissional quanto para a empresa.
E aí, gostou do conteúdo? Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, confira nosso artigo sobre a importância da cultura do feedback nas empresas!