13 Blogs de RH e DP que todo profissional da área deve acompanhar!

Marcelo Furtado
Departamento Pessoal
  9 min. de leitura

Com a constante evolução da tecnologia, os profissionais dos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal precisam estar cada vez mais antenados para as mudanças e inovações da área. Os blogs de RH são excelentes ferramentas para encontrar artigos, notícias e informações úteis sobre temas relacionados aos setores.

Por meio deles, você pode acompanhar questões relevantes da área como alterações em leis trabalhistas, teorias comportamentais, mensuração de resultados e satisfação.

Além disso, os melhores blogs de RH se posicionam como autoridades no assunto e servem de referência para gestores consultarem informações que vão impactar nas decisões do dia a dia.

Organizamos uma seleção com os 13 blogs de RH e DP que você não pode deixar de acompanhar! São eles:

  • Convenia
  • Blog RH
  • Mundo RH
  • HSM
  • Ahgora Sistemas
  • Allya
  • Abler
  • QR Point
  • Kazoo
  • Assembly
  • Bonusly
  • Blue Board 
  • Namely

Conheça a seguir um pouco mais sobre esses blogs de RH nesse conteúdo exclusivo preparado pela Convenia. Boa leitura!

Blogs de RH e DP brasileiros

Em um mundo cada vez mais globalizado e acelerado, obter o conhecimento certo para atuar profissionalmente é um diferencial competitivo. E isso é possível com a leitura dos materiais certos. 

Começaremos nossa lista então os blogs de RH brasileiros, já que temos muito material rico sobre a temática sendo produzido no país. 

  1. Convenia 

O maior blog de RH do Brasil conta com centenas de conteúdos gratuitos que abrangem os mais diversos temas relacionados aos setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Os assuntos abordados vão desde legislações específicas até dicas de cursos gratuitos para especialização e softwares de gestão. 

Além de informar e manter o leitor atualizado com conteúdo relevante, o blog também oferece diversos materiais gratuitos para download. Entre eles, um Planner para 2022 e uma tabela atualizada com os valores e alíquotas de contribuição do INSS.

Sugestão de leitura: Como calcular IRRF? Aprenda a fazer na folha de pagamento

  1. Blog RH

O Blog RH é um portal de informações que traz conteúdos atualizados e exclusivos sobre gestão de pessoas, uso de ferramentas, conhecimento técnico, indicadores, dados estatísticos e muito mais.

É possível navegar por 11 categorias de assuntos relevantes que vão desde avaliação e desempenho, até treinamento e desenvolvimento de RH.

Sugestão de leitura: 10 tendências de RH para 2022 

  1. Mundo RH

Trata-se de um portal especializado em RH e DP que traz informações relevantes sobre negócios, carreira, soluções, infraestrutura, tecnologia, saúde, novidades sobre eventos da área, etc.

Uma plataforma completa e única que vai enriquecer os profissionais que lidam diretamente com os colaboradores. 

Sugestão de leitura: Como a tecnologia faz times remotos jogarem juntos

  1. HSM

É uma plataforma de educação corporativa que se posiciona como referência em gestão de negócios. Além disso, ela oferece cursos de RH e soluções para o mundo corporativo que incluem: inteligência emocional, gerenciamento de dados, carreira, entre outros.  

Não deixe de incluir o blog HSM em sua lista de leitura!

Sugestão de leitura: O futuro do trabalho é agora

  1. Ahgora Sistemas

A Ahgora é uma HR Tech que oferece soluções em tecnologia para o RH, gestão de pessoas e dados estratégicos. A empresa oferece também o produto certo para as empresas organizarem a jornada dos colaboradores, tais como o ponto eletrônico, um assunto que o DP também lida no dia a dia. 

Obter e gerenciar os dados dos colaboradores é um desafio, principalmente para as equipes remotas. Mas, com um sistema de ponto moderno é possível otimizar a rotina. O blog da Ahgora também auxilia a vivência dos gestores e líderes de RH e DP por meio das reflexões levantadas pelos conteúdos. 

Sugestão de leitura: Anywhere office: como adequar sua empresa a este formato de trabalho 

  1. Allya

A Allya é uma rede de parcerias voltadas para os colaboradores e empresas, oferecendo um pacote de benefícios exclusivos para as necessidades deles. Vale a pena acompanhar também o blog dessa empresa para ficar por dentro de todas as novidades da área de RH.

Sugestão de leitura: Sistema híbrido, presencial ou home office? Qual o melhor? 

  1. Abler

A Abler é uma empresa que possui um Software de Recrutamento e Seleção com a promessa de ser completo, facilitando a vida de recrutadores e sendo amigável para os candidatos. Seu objetivo é conceder um recrutamento data-driven para as empresas, visando diminuir a subjetividade nos processos seletivos por meio da oferta de dados de alta qualidade em tempo real. 

Quem consultar o blog do Abler, vai encontrar uma série de conteúdos sobre Recursos Humanos divididos em diversas categorias como Cultura Organizacional, Inteligência Emocional, Gestão de Pessoas, entre outras.  

Sugestão de leitura: As 9 melhores técnicas de Recrutamento e Seleção 

  1. QR Point

Trata-se de uma empresa que oferece soluções para o DP e RH dos micro e pequenos empreendedores através da automatização do Controle de Ponto, contando também com um blog de conteúdos sobre RH. 

Com funcionalidades inovadoras, a ferramenta da QR Point inclui dados amplos dos colaboradores (geolocalização, envio de atestados, cálculo de horas, etc) para apurar o controle de ponto de forma completa. 

No blog da QR Point você fica por dentro de assuntos relacionados ao mundo de RH /DP das micro e pequenas empresas.

Sugestão de leitura: Gestão de Ponto: saiba como torná-la mais prática e eficiente!

Blogs de RH e DP estrangeiros

E para tornar a experiência ampla na busca pelo conhecimento, listamos agora os principais blogs de RH e DP estrangeiros. 

O RH brasileiro tem muita referência fora, e pode trazer bons insights de estratégias. No entanto, para DP, não recomendamos tantos conteúdos, pois depende de legislação de cada país e nem sempre é possível aplicar no Brasil. 

Confira a seguir algumas indicações que vão te ajudar:

  1. Kazoo

O Kazoo é uma plataforma norte-americana que oferece soluções para as empresas manterem as equipes engajadas através de benefícios e incentivos corporativos. 

Isso ajuda a melhorar o desempenho das equipes a partir do reconhecimento e na construção de uma cultura de objetivos bem definidos. A plataforma também conta com um blog que trata sobre as novidades da área de RH.

Sugestão de leitura: Conheça seu modelo para criar engajamento de funcionários em qualquer lugar

  1.  Assembly

A Assembly é uma plataforma norte-americana que traz informações sobre o relacionamento no mundo corporativo, envolvendo cultura de feedbacks, retenção de talentos e muito mais. 

O conteúdo é relevante para a liderança de RH, podendo ser útil também para o gerenciamento das equipes no dia a dia. 

Sugestão de leitura: Daily Standup: vá além de ficar ‘em pé’ 

  1.  Bonusly

O Bonusly é uma plataforma norte-americana de engajamento e reconhecimento para os colaboradores e lideranças no mundo organizacional. A ideia é compartilhar os insights e percepções do cliente, dos colaboradores e do RH das empresas a fim de enriquecer a vivência. 

Sugestão de leitura: 9 insights de líderes de RH para melhorar o moral dos funcionários em 2022   

  1.  Blue Board

Essa empresa norte-americana é voltada para inspirar líderes de RH a motivar os colaboradores, traçando tendências para o futuro e reconhecimento das competências. O blog traz também inúmeros conteúdos capazes de nortear o sucesso e o engajamento praticado nas empresas.

Sugestão de leitura: Como se preparar para a Geração Z e Millennials no local de trabalho 

  1.  Namely 

O blog Namely, que tem como origem os Estados Unidos, foi criado para ajudar o setor de RH e DP em todos os sentidos: das práticas básicas e inerentes ao setor, até as atualizações da área que enriquecem a vivência de colaboradores e líderes. 

No blog você ainda fica por dentro de assuntos pertinentes e atualizados do setor, ampliando os horizontes em busca de tendências para as empresas do Brasil. 

Sugestão de leitura: Por dentro da vida de um parceiro de negócio de RH

Por que é importante acompanhar blogs de RH?

A tecnologia está moldando o mercado de trabalho e a sociedade como um todo. Nesse sentido, os profissionais de RH precisam estar a par das atualizações para tomarem decisões e liderarem as equipes no dia a dia.

Na parte legislativa, por exemplo, as atualizações são norteadas por indicadores, alíquotas e leis que precisam ser seguidas e compreendidas pelas empresas (das pequenas às grandes). Não acompanhar essas mudanças e atualizações podem acarretar em multas e problemas administrativos. 

Os blogs de RH possuem a função de informar, nortear e aprofundar o conhecimento nessa área.  Seus conteúdos trazem insights, dicas e tendências para os gestores e líderes do mercado.

Para aproveitar melhor o aprendizado obtido nos blogs que listamos aqui, confira algumas dicas a serem aplicadas no cotidiano da organização: 

  • Escolha um tema de um dos blogs que citamos para se atualizar toda semana;
  • Compartilhe o conhecimento com a equipe;
  • Tire dúvidas que possam surgir sobre algum assunto entre os gestores e membros das equipes;
  • Crie um planejamento estratégico para ajudar a equipe a se desenvolver em áreas diversas que inclua a leitura de conteúdos ricos;
  • Crie um programa de incentivo para os colaboradores que conseguirem se desenvolver em um tema sugerido pela empresa;
  • Selecione cursos e certificações para aumentar a capacitação dos líderes, gestores e colaboradores, para humanizar o RH e torná-lo mais capacitado. 

Como vimos, o aprendizado obtido com o auxílio dos blogs de RH é crucial para os profissionais reciclarem o que já sabem e adquirirem novas informações  sobre o setor. Aperfeiçoar  conhecimentos com constância é essencial para esse momento do mercado de trabalho.

Por isso, convidamos você a continuar se atualizando e conferindo as tendências de RH para 2022 a partir desse infográfico exclusivo que criamos! Continue acompanhando novidades, dicas e materiais ricos também em nosso blog! 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!