16 Cursos de RH gratuitos para você se especializar!

A área de recursos humanos é repleta de desafios, inovações tecnológicas e novas metodologias. Para se manterem atualizados, os colaboradores deste setor precisam de constante treinamento e capacitação profissional. Felizmente, existem cursos de RH gratuitos! Dessa forma, eles melhoram o desempenho e contribuem para o sucesso da empresa.

Quer conhecer os cursos que são referência em qualidade de ensino? Neste artigo, estendemos o “tapete vermelho” para os mais disputados pelos profissionais de RH. Acompanhe nos próximos tópicos!

Convenia Academy: cursos de RH gratuitos ministrados por profissionais especializados e atuantes no mercado!

A Convenia sempre se preocupou em compartilhar conhecimentos relevantes para os profissionais de RH. Por isso, sempre desenvolvemos conteúdos educacionais em nosso blog oficial. O sucesso dos nossos materiais é tanto, que nos tornamos o maior blog de RH do Brasil – e o mais querido também.

Em seis anos de existência, vimos um grande aumento no consumo de nossos artigos e pensamos: por que não expandir nossa atuação educacional e formar profissionais qualificados em RH? Foi assim que surgiu a Convenia Academy!

Nascemos com um desejo enorme de ensinar temas relacionados com a área de RH, como: gestão de pessoas, liderança e legislações trabalhistas. Para isso, contamos com um time de profissionais especializados que atuam como professores em nossos cursos.

Quanto à nossa estrutura, temos uma plataforma EAD customizada para as aulas. Entre os cursos que emitem certificação, há os gratuitos. Vale a pena entrar para o Convenia Academy e ficar um passo à frente no mercado da área de RH.

Por que se especializar e fazer cursos de RH gratuitos?

No caso dos profissionais dos recursos humanos, a realização de cursos e especializações eleva o nível das habilidades e competências profissionais. Diante disso, aumentam as chances de conseguir um bom emprego ou uma promoção de carreira.

Para as empresas, o estímulo à cultura do conhecimento contribui para um ambiente interno inovador. Sem falar da melhoria na qualidade dos serviços dos colaboradores e no fortalecimento da employer branding (marca empregadora).

16 Cursos de RH gratuitos que você precisa conhecer

O conhecimento é um bem que ninguém pode tirar da gente. Além disso, é um degrau para o sucesso profissional. A seguir, elencamos os melhores cursos de RH gratuitos disponíveis. Daí, é só escolher um e começar a sua trilha de conhecimentos.

1.Benefícios corporativos: VT, PAT e Saúde – Convenia

Esse curso explica sobre os principais benefícios corporativos disponibilizados pelas empresas. Nele, o aluno entende os conceitos, a implantação e como contratar esses benefícios. O conteúdo lecionado é ideal para organizações de pequeno, médio e grande porte, que precisam melhorar a sua gestão de benefícios.

2.Recrutamento e Seleção – Kenoby

O curso da Kenoby aprimora as técnicas dos profissionais da área de recrutamento e seleção. Por meio das aulas, eles se atualizam com os conceitos e tecnologias mais modernas, além de receberem uma certificação na conclusão do curso. Todo o conteúdo é repassado em videoaulas.

3.Recrutamento e Seleção Para Alta Performance – Gupy

A Gupy Academy lançou um curso de recrutamento e seleção para os profissionais que desejam estruturar estratégias de alto impacto. Com a ajuda das videoaulas, os alunos descobrem ferramentas e metodologias que impulsionam a carreira e tornam o currículo diferenciado.

4.Recrutamento e Seleção Comportamental – Solides Tecnologia

Já a Universidade Solides apresenta uma metodologia comportamental que potencializa o sucesso da área de recrutamento e seleção. Dessa forma, os alunos obtêm conhecimentos que ajudam na identificação dos melhores talentos para integrar o time da empresa e na estruturação de um eficiente onboarding.

5.Recrutamento e Seleção na Era Digital – JobConvo

A JobConvo oferece uma certificação em recrutamento e seleção voltada para o RH da era digital. Sendo assim, os profissionais aprendem a serem estratégicos e aplicar os benefícios das tecnologias nos processos seletivos. Vale a pena se inscrever!

6.Experiência do Candidato – Gupy

O curso para experiência do candidato da Gupy Academy ajuda os profissionais a criarem um processo de recrutamento e seleção voltado para o engajamento e a satisfação dos candidatos. Dessa forma, a empresa contrata profissionais que geram resultados e são alinhados com a cultura organizacional.

7.Método SAGA – Kenoby

A Kenoby criou um curso que utiliza o método SAGA. Essa metodologia ensina os alunos a criarem uma jornada de recrutamento que atrai os candidatos mais qualificados. Para isso, as aulas ensinam como arquitetar, atrair, qualificar, contratar e analisar indicadores de recrutamento e seleção mais eficientes. Além de mostrar como elaborar experiências humanizadas.

8.Recrutamento e Seleção – Recrutei

O curso de recrutamento e seleção da Recrutei percorre todos os aspectos fundamentais do processo seletivo. Entre os principais temas, estão: a atração de talentos, métricas e entrevistas de emprego. É uma imersão no universo do recrutamento e da seleção. 

9.Employer Branding na Prática – Gupy

Esse curso da Gupy ensina como a empresa pode otimizar a sua atração de talentos por meio de uma boa gestão da marca empregadora. As aulas são onlines e transformam os alunos em especialistas em estratégias de employer branding.

10.Onboarding – Inovadoramente Consultoria

Esse curso de onboarding mostra como a empresa pode se preparar para a chegada dos novos profissionais. Durante as aulas, os participantes aprendem a estruturar as melhores técnicas de onboarding e potencializar a experiência do contratado.

11.Retenção de Talentos – Gupy

Quer fazer os profissionais internos amarem a empresa? Essa técnica é ensinada no curso de retenção de talentos da Gupy. São várias videoaulas sobre o tema. No final, os alunos saem como especialistas no assunto.

12.Engenharia de Cargos – Solides Tecnologia

Responda rápido: os profissionais de RH podem ser engenheiros? Sim, mas de cargos internos. Nesse curso da Solides Tecnologia, os alunos aprendem a desenhar funções para que as contratações sejam compatíveis com elas.

13.Tech Recruitment (em inglês) – DevSkiller 3450

A DevSkiller montou uma grade de aulas muito instrutiva para o curso de Tech Recruitment. O objetivo é ajudar os alunos a desenvolverem habilidades técnicas e uma visão ampla sobre a realização das melhores contratações. No final, a certificação recebida demonstra o quanto hábil se tornou o profissional de RH.

14. Certificação OKR Essencial – Feedz Educa 

O curso de OKR da Feedz oferece um panorama completo da metodologia ágil mais utilizada dentro das empresas de tecnologia da atualidade. Ministrado pelo CEO e co-fundador da Feedz, Bruno Soares, o curso ensina na prática como utilizar os Objetivos e Resultados-Chave como pivô da transformação do desempenho dentro das empresas.

15. Framework de Alto Desempenho – Feedz Educa

O Framework de Alto Desempenho é uma metodologia criada pela Feedz que possui três pilares estratégicos: propósito, objetivos e acompanhamento contínuo. Dentro de cada um deles, há um conjunto diferente de conceitos e ferramentas que, somados, podem alavancar os resultados das equipes. 

16.Curso de RH gratuito Sebrae – como formar um time vencedor!

Para os empreendedores que desejam contratar profissionais compatíveis com a cultura do negócio e os requisitos dos cargos internos, o curso de recrutamento e seleção do Sebrae é o mais indicado.

Além de gratuito, o curso oferece uma certificação autenticada para os que concluíram as aulas. Com uma carga horária de 3 horas, o aluno aprende a importância dos colaboradores para a empresa, as melhores ferramentas para a gestão de pessoas e técnicas para contratar candidatos de alto desempenho.

Vale ressaltar que esse tipo de aprendizado ajuda também na formação de um time com diversas competências e habilidades. Dessa forma, a empresa se torna mais competitiva, inovadora, bem como aumenta a atração de novos talentos.

Dicas para melhorar sua performance nos estudos!

Após escolher um dos cursos citados, talvez você esteja se perguntando como pode potencializar a retenção dos conhecimentos, aumentar a concentração e o tempo de estudo. A seguir, daremos algumas dicas valiosas.

Foque e desfoque

Se quiser se sair bem no estudo, o primeiro conselho é: mantenha-se focado por um período, mas programe pausas para relaxar. Esses intervalos podem variar entre 5 a 10 minutos. O objetivo é evitar uma estafa mental – o que prejudicaria a qualidade, retenção e a continuidade dos estudos.

Fuja a procrastinação

Um dos maiores inimigos do desempenho nos estudos é a procrastinação. Isso acontece quando deixamos para a última hora as tarefas enquanto perdemos tempo com distrações, como: as redes sociais, TV ou outras coisas menos importantes.

A receita contra a procrastinação é elaborar uma boa programação de estudos – e se apegar a ela. Para ajudar, é possível utilizar a técnica pomodoro. Funciona assim: um cronômetro marca o tempo de foco e sinaliza os horários de pausa. Dessa forma, o cérebro se acostuma com a disciplina ao estudar.

Revise sempre

Já ouviu falar que a repetição é a mãe da retenção? Essa é uma grande verdade. Sendo assim, é importante reservar um tempo para repetir, ou seja, revisar os aprendizados. Alguns preferem fazer breves revisões sempre que finalizam um conteúdo específico.

Outros gostam de repassar os conhecimentos em dias e horários pré-programados. Não importa o modo como será feita a revisão, o essencial é não deixar de fazê-la.

Enfim, não há motivos para deixar de lado os estudos. Como vimos neste artigo, os cursos de RH gratuitos são excelentes impulsionadores da carreira dos profissionais de recursos humanos. Agora, é só escolher um e bons estudos!

O que achou do nosso artigo? Gostou de conhecer os melhores cursos de RH gratuitos? Então, aproveite para aumentar os seus conhecimentos. Baixe agora mesmo o guia completo: [KIT] Avançado do RH Digital.

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post