6 passos para estabelecer uma nova cultura empresarial

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba que passos um líder deve seguir na hora de estabelecer uma nova cultura empresarial na corporação em que atua

cultura empresarial

A capacidade e o poder da liderança são pautas comuns no mundo corporativo, sendo que fatores como motivação, capacidade de reconhecimento, comunicação e nível de influência sobre os subordinados estão entre os mais importantes itens abordados no que se refere a este quesito. Entretanto, mudanças na cultura empresarial também passam pelas mãos dos gestores de uma organização, e cabe ao líder saber como promover tal inovação sem causar crises no ambiente de trabalho.

Para que o estabelecimento de uma nova cultura empresarial possa ser feito de maneira tranquila e fluida, fique ligado na lista a seguir – e confira os seis passos que todo líder deve seguir para fazer dessa mudança um processo simples, rápido e eficiente (tanto para a empresa como para seus funcionários):

  1. Dê o pontapé inicial
    Sendo uma prioridade, a mudança da cultura empresarial deve começar a ser implantada assim que possível e sem enrolações desnecessárias
  2. Seja objetivo
    Procure definir, de forma clara e objetiva, quais são os novos parâmetros e normas da empresa, cominucando as mudanças a todos os subordinados com clareza
  3. Comece a agir de forma a transparecer as mudanças
    As mudanças e novas regras devem ser incorporadas, imediatamente, a sua atuação – e procedimentos de contratação e demissão são uma parte fundamental disso, fazendo com que o líder precise estabelecer regras firmes em relação ao quesito
  4. Ajuste-se às novas políticas
    Os valores passam a ser entendidos e copiados uma vez que o líder os adota e; portanto, atuar sob as novas normas desde o início é essencial
  5. Elabore um plano de reforço
    Uma estratégia de reforço – seja com reuniões diárias breves ou treinamentos extensos para abordar o assunto – deve ser elaborada já no começo das mudanças, a fim de deixar o processo mais fácil para os funcionários e gestores
  6. Comprometa-se com a nova cultura
    Comprometimento é tudo e, conforme citado nos itens anteriores, é dando o exemplo que um líder consegue levar seus subordinados para um mesmo caminho

Imagem: reprodução

Clima Organizacional: Como melhorar

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.