A influência da tecnologia no engajamento de colaboradores

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  3 min. de leitura

Questionada e pesquisada com frequência no mercado de hoje, a influência da tecnologia no engajamento de funcionários segue em pauta

 

Influência da tecnologia no engajamento de funcionários e em diversos outros aspectos corporativos não deve deixar de ser uma pauta importante tão cedo. Imprescindível para que as empresas possam acompanhar e evoluir no mercado de trabalho atual, as tecnologias e gadgets disponíveis no cenário em que nos encontramos nem sempre trazem somente bons resultados, podendo impactar o ambiente e a produtividade empresarial de maneiras negativas quando não utilizadas da maneira correta.

Conforme já abordado nos artigos do Blog Convenia, a influência da tecnologia no engajamento de colaboradores pode ser a palavra-chave para a sinergia entre profissionais de diferentes gerações. Entretanto, o uso elevado dessas novas ferramentas (que se tornam cada vez mais importantes para a conexão constante entre trabalhadores) também pode ser o motivo que leva as corporações de hoje a uma distorção da realidade – causando uma baixa na eficiência de grupos inteiros em função desse contato superficial.

Fazendo parte de cada vez mais estratégias de conexão com o consumidor, a tecnologia nem sempre é usada da maneira correta quando o quesito abordado é a ligação entre empresa e funcionários. De acordo com o especialista Paul Hebert, esse aspecto da tecnologia – usado para facilitar a comunicação entre empresa e consumidor – é justamente o mais indicado para facilitar a conexão entre empresa e colaborador; permitindo o entendimento da visão e das ambições dos funcionários de uma corporação.

É a partir dessa clareza de informações que o setor de recursos humanos pode ter acesso aos dados que tornarão bem-sucedidas as estratégias de motivação, reconhecimento e engajamento – compondo um ambiente empresarial mais leve e inspirador para os que nele atuam. Tomando como base as ligações automatizadas, humanizadas e presentes, cabe ao setor de recursos humanos a adaptação das ferramentas disponíveis para que seja possível avaliar o comportamento de funcionários da mesma forma com que são estudados os desejos do consumidor.

Com isso, uma plataforma similar a das mídias sociais, por exemplo, pode servir como uma ferramenta completa para a avaliação e o reconhecimento de funcionários, permitindo que as conquistas e os trabalhos excepcionais de funcionários sejam compartilhados com toda uma corporação.

No entanto, a peça fundamental para que o uso dos novos gadgets seja eficaz é que as maneiras tradicionais não sejam deixadas de lado por completo; e fatores que incluem desde o reconhecimento, a motivação, a inspiração e a avaliação de performance não podem deixar de ter um caráter pessoal e presente como forma de apresentação – evitando o risco de afastar os colaboradores que devem ser engajados.

Imagem: reprodução

 

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